Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial - 3 de Julho

No dia 03 de julho comemora-se o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, problema que infelizmente ainda persiste no cotidiano não só dos adultos, como de muitas crianças brasileiras. O racismo doentio, que gera preconceito em diversas pessoas, causa o bullying nas crianças, o que pode gerar impactos devastadores na vida de crianças e adolescentes, em seu psicológico e até na vida social, impactando-os negativamente até na fase adulta.

Mas como combater e ensinar o respeito já na primeira infância? Para inspirar o diálogo entre pais e educadores, uma sugestão é a leitura. Por isso separamos uma obra dedicada aos leitores infantis e seus pais, que trata do tema bullying, educando e ensinando sobre a importância e o respeito. Conheça:

A editora Colli Books, especializada no segmento de livros paradidáticos traz em seu acervo obras que entretém e educam e o título ‘E se fosse você’, da autora Anete Lacerda, é um desses, que narra a história de Lili, uma criança de 6 anos, alegre e que adora brincar com os irmãos, Caio e Ana, de 4 e 2 anos, respectivamente. No entanto, seu comportamento muda quando eles passam a frequentar uma nova escola e Lili começa a sofrer bullying por ser negra e gordinha. Percebendo a tristeza e a mudança no comportamento da filha, Marina vai até a escola e, ao lado de professores, passa a realizar projetos e reuniões de conscientização com os pais e alunos sobre a gravidade do racismo e da gordofobia.

Para a autora, a vida só vale a pena quando é possível tocar o coração das pessoas. Anete diz que se surpreendeu em seu lançamento, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, quando as pessoas se manifestaram dizendo que a história de Lili (a personagem principal do livro) era a sua história.

“Precisamos nos unir no combate a toda e qualquer discriminação. Abordar temas tão sérios de forma lúdica com as crianças é uma esperança de que podemos construir uma sociedade mais empática, que conviva bem com as diferenças”, comenta Anete.

Para mais informações acesse o site www.collibooks.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário