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quarta-feira, 28 de julho de 2021

Selo Turismo Seguro e Responsável

Com a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, muitos setores foram drasticamente afetados e, sobretudo, o turismo. Muitos hotéis que antes eram sucesso de público ficaram vazios, precisaram cortar funcionários e se adequar ao novo momento. O setor no Brasil teve um prejuízo de R$270 bilhões de março a dezembro de 2020, segundo levantamento realizado pela CNN, com cerca de 3 milhões de pessoas que trabalhavam no ramo perdendo os empregos em todo o país.

Grande parte desses estabelecimentos precisaram ajustar as políticas internas, treinar funcionários e adquirir produtos para que, equipados, possam voltar a receber o público com segurança. Com o início da vacinação em massa no Brasil em 2021, a visão do mercado quanto a uma possível retomada do turismo tornou-se mais otimista.

Vários hotéis precisaram fechar suas portas por meses, tempo que alguns investiram na reestruturação, na mudança da marca e do posicionamento. Quando retomaram as operações com hóspedes, alguns conseguiram receber o selo Turismo Seguro e Responsável, do Ministério do Turismo, por seguir todos os protocolos de segurança no combate à transmissão da Covid-19.

Se você está pensando em viajar, fica a dica: além do uso obrigatório de máscaras e da oferta de álcool em gel em todos os ambientes de um hotel ou pousada, a limpeza das acomodações e das áreas comuns deve ser constante e de preferência com produtos que não dão alergia e, portanto, não interdita a acomodação após o uso. A utilização da sauna e da piscina, caso tenha, deve ser previamente agendada, para evitar aglomerações. No restaurante, a melhor opção deve ser os novos modelos de self-service, quando os hóspedes fazem o uso de luvas descartáveis e é obrigatório o uso de máscaras, e as mesas são posicionadas a uma distância de 1,30m entre elas, como é o caso do Hotel Solar do Imperador, localizado em Porto Seguro-BA (foto).

"Na pandemia, entendemos que era o momento de refletir sobre a nossa operação com os clientes e a nossa atuação no mercado. A partir disso, analisamos e otimizamos os processos, em uma reestruturação 360º", afirma Charbel Tauil, CEO do Hotel Solar do Imperador.


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