"Preto de Azul" conta a história de um viajante que deixa sua terra natal em busca de espalhar sua arte e ganhar novos mundos. Esse é o primeiro single do Kaialas, que já está nas plataformas digitais. O projeto é formado pelo cantor cabo-verdiano Plácido Vaz e pelo escritor brasileiro Alvaro Tallarico.
A composição surgiu enquanto os dois estavam nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, um dos maiores pontos turísticos da cidade de Portugal. Em seguida, começaram a trabalhar em cima da canção. O saxofone de Ilya Kushner, por exemplo, confere mais estilo para a música que mistura samba com jazz e tem um sabor de desbravar oceanos, com percussão que remete aos ritmos africanos e brasileiros. A letra traz poesia, irreverência e até romance. De certa forma, narra um pouco das aventuras de um artista que atravessa os hemisférios. Ao final, se apresenta para o público.
"Casaco desbotado / Manto de humildade / Sempre atrasado / Sou pontualidade"
Confira o teaser do clipe "Preto de Azul": https://youtu.be/mLTTKCp4v5Y
Festival - Em 2021, o Kaialas foi selecionado para o BDO Live Festival Portugal com a canção "Herança" e ficou no Top 30. Os jurados chamaram a música de "Hino do BDO" e elogiaram a composição e interpretação. Entre eles, George Israel, saxofonista do Kid Abelha; Marcos Allevato, que deu nota dez e exaltou o estilo de samba-enredo. Além disso, Guto Goffi, baterista e letrista do Barão Vermelho, frisou a questão africana presente na composição e no ritmo e disse que Plácido "tem muita personalidade".
O single "Preto de Azul" tem produção da WI Produsounds (@wiprodusounds); guitarra, baixo e teclado por Wilder Amado; saxofone soprano e flauta por Ilya Kushner e percussão por Yasmane Santos. Mixagem e masterização por Pedro Bruno Carreira da Progressões Audio.
Sobre o Kaialas - Alvaro Tallarico é jornalista e escritor, nascido e criado no Rio de Janeiro. Plácido Vaz nasceu na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, mas, já adulto, foi estudar em Porto, Portugal. Posteriormente, em 2020, conheceu Alvaro Tallarico que fazia o primeiro ano de um Mestrado em Estudos Africanos na Universidade do Porto. Ali começaram uma amizade e então surgiu o Kaialas, um projeto que une Brasil, Cabo Verde e Portugal, com uma mescla das influências de todos eles.
Em 2021, Alvaro lançou o livro de poesias e sambas "Cem ruínas na esquina da poesia" (disponível na Amazon) e Plácido Vaz está finalizando seu primeiro álbum solo chamado Caminho Lonji.
Ouça e baixe "Preto de Azul" aqui: https://onerpm.link/703062940978
Nenhum comentário:
Postar um comentário