Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2022

Companhia Arteira exibe o vídeo documentário “Os invisíveis” no dia 11 de março na Usina Cultural de Nova Friburgo/RJ

 

Ator Cássio Campo
O vídeo documentário “Os invisíveis” da Companhia Arteira, que teve sua estreia on-line em 2021 e contou com a direção de Miguel Vellinho, terá sua primeira exibição pública na Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo na sexta-feira, 11 de março de 2022, às 20 horas, seguido de bate-papo com o diretor. No sábado, 12, das 10h às 18h, Miguel ministra a oficina “Uma história visual do Teatro de Bonecos”, voltada para o público a partir dos 16 anos. 

Para assistir ao vídeo documentário basta retirar senha no local (Praça Getúlio Vargas 55 – Centro) a partir das 18 horas do mesmo dia. A inscrição para a oficina deve ser feita por meio do link https://forms.gle/6uDmfxSjuDmQJBS97 .  As atividades gratuitas fazem parte da Temporada de Resistência Artística da Companhia Arteira, realizada pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que tem como mantenedora a Energisa. Como serão presenciais, há de se respeitar os protocolos de segurança à saúde vigentes na ocasião e determinados pelos órgãos oficiais. 

“Os invisíveis”

O documentário de ficção é inspirado em relatos orais e escritos de situações de isolamento social em consequência da catástrofe de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, fazendo uso da linguagem do Teatro de Objetos Documentais para desenvolver propostas cênicas a partir de relações subjetivas. 

O trabalho de composição da dramaturgia coletiva tem a direção de Miguel Vellinho, que mesmo estando na cidade do Rio de Janeiro, acompanhou online toda a produção e atuação dos atores da Companhia Arteira: Gero Band, Jerônino Nunes, Gabriela Ribas, Cássio Campos (foto) e Silvia Araujo.

“Uma história visual do Teatro de Bonecos”

O diretor Miguel Vellinho (Cia PeQuod) apresentará uma história visual do boneco, relacionando o aparecimento de diversas técnicas ao contexto histórico e geográfico em que surgiram. A palestra permite aos interessados compreenderem um pouco da longa trajetória que o boneco fez desde o Extremo Oriente até o mundo ocidental. Possibilita ver também as transformações, adaptações, apropriações e aprimoramentos deste elemento cênico que é chamado de boneco e que se confunde com a própria história do Teatro. Desde os primórdios até o século XXI, Vellinho revela, portanto, a História e as histórias dos bonecos de forma teórica, mas não menos divertida.

Miguel Vellinho

Doutor e Mestre em Artes Cênicas e professor do curso de Licenciatura em Teatro da UniRio. Fundou o Grupo Sobrevento e desde 1990 ministra oficinas, palestras, publicando artigos no Brasil e Exterior. Em 1999 fundou a Cia PeQuod Teatro de Animação, hoje com um repertório sólido de peças premiadas entre elas: O Velho da Horta (2002), Filme Noir (2004), Peer Gynt (2006), A chegada de Lampião no inferno (2009), Marina e Marina, a sereiazinha (2010), Peh Quo Deux (2014), A feira de maravilhas do fantástico Barão de Münchausen (2015) e A última aventura é a morte (2018). Curador da MITA Mostra Internacional de Teatro de Animação, organizada pela Cia PeQuod. Como diretor, foi indicado ao Prêmio Shell com Peer Gynt e Marina e vencedor do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil em 2011, por Marina, a sereiazinha e em 2016 pela A feira de maravilhas do fantástico Barão de Münchausen.


SERVIÇO

Vídeo documentário “Os invisíveis”
Sexta-feira, 11.03.2022, às 20 horas
Em seguida bate-papo com o diretor Miguel Vellinho
Senhas serão distribuídas a partir das 18h do mesmo dia
Local: Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro) - Nova Friburgo/RJ

Oficina “Uma história visual do Teatro de Bonecos”, com Miguel Vellinho, 
Sábado, 12.03. 2022, das 10h às 12h e das 14h às 18h (a partir de 16 anos)
Inscrição https://forms.gle/6uDmfxSjuDmQJBS97 
Local: Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro) - Nova Friburgo/RJ

Apresentação: Usina Cultural
Realização: Fundação Ormeo Junqueira Botelho
Mantenedora: Energisa

FCOJB - http://www.fundacaoormeo.org.br/ Instagram @fundacaoormeo.fojb / Facebook @fundacaoormeo

Companhia Arteira - Instagram @arteiracompanhia / Facebook @companhiaarteira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário