Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

quinta-feira, 10 de março de 2022

Melhor livro infantojuvenil de 2021

 Falando em literatura...

A escritora e jornalista Jô Ramos traz para a cena literária o livro “Paz”. Uma coletânea de textos que traz a reflexão sobre os dias atuais, através do olhar de crianças e adolescentes, membros da Academia Infantojuvenil Campos dos Goytacazes / RJ. Lançado no ano de 2021, a obra acaba de ganhar o Prêmio Melhor Livro Infantojuvenil de 2021.

Participaram deste projeto 58 jovens, previamente selecionados pelo Projeto Jovens Escritores, idealizado por Jô Ramos, que também é diretora da ZL Books e desenvolve um importante trabalho de incentivo ao escritor. Com assunto atual, o livro fala de forma leve sobre a paz, pela ótica de jovens, pretendendo apresentar ao leitor uma visão sobre o mundo e a importância da paz, nos dias de hoje.

O Projeto Jovens Escritores existe desde 2013, e pretende incentivar a leitura e a escrita através da poesia, conto, crônica e memória literária. O livro “Paz” é o sétimo livro do projeto, que incentiva estudantes de todos os países de Língua Portuguesa, numa tentativa de tirá-los das ruas, da miséria, da falta de educação e cultura, resgatando a memória afetiva com o seu bairro, sua família, seu país e sua história.

Jô, pernambucana, moradora do Rio de Janeiro, conta que o objetivo é apontar perspectivas de abordagem literária para leitores jovens, e principalmente, fortalecer a autoestima, encorajar os participantes a escreverem seus sentimentos, suas vitórias, suas esperanças.

Com vasta experiência e vivência pelo Brasil afora, a escritora acredita que quando vivenciamos a experiência de escrever sobre nós mesmos, podemos aprender a nos conhecer melhor e o jovem precisa ser incluído neste processo.  Para ela, essa é uma forma de garantir que o livro não saia da vida dos nossos jovens após a fase escolar.

“A Literatura é um meio privilegiado para despertar o amor pela nossa língua e nossa cultura. Não existe nada mais revolucionário do que a leitura para formação de cidadãos participantes dentro do seu país, por isso, a Editora ZL Books busca contribuir com jovens, no crescimento cultural e intelectual, através da leitura e da escrita. Estamos felizes em ter possibilitado a publicação de 7 livros, quatro no Brasil, dois em Portugal, e um nos EUA”, conta Jô Ramos.

Do Brasil para o mercado internacional

O projeto Jovens Escritores busca estar em todos os estados brasileiros, já aconteceram publicações de livros sobre cidadania, escola e agora, sobre a Paz. A ideia tem conquistado outros continentes, e desde o ano de 2018, alcançou o mercado europeu, indo para Lisboa, em Portugal, onde lançou o quarto livro do Projeto Jovens Escritores, Filhos do Mundo, no mês de outubro de 2018. Os participantes são filhos de imigrantes de Cabo Verde, Angola, Brasil, Croácia, Rússia, São Tomé e Príncipe, Portugal, Guiné-Bissau, etc, que escreveram sobre temas complexos como: violência contra mulheres, direitos humanos, bullying, moral, ética, racismo, mutilação genital feminina e desigualdade racial.  No ano de 2019, Jô Ramos voltou para Lisboa onde realizou o quinto salão do livro, na Fundação Casa de Macau, e lá lançou o livro “Escrever, Um Ato de Liberdade”, com textos de crianças portuguesas. No mesmo ano, este projeto se realizou nos EUA, em Massachusetts e Connecticut, com crianças/jovens, filhos de imigrantes e alunos dos cursos de Língua Portuguesa como Herança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário