Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Primeiro geoparque do Brasil completa 15 anos

 


O primeiro geoparque, chancelado pela Unesco, no Brasil completou 15 anos em setembro deste ano. O Geopark do Araripe, localizado no Ceará, entrou para a Rede Global de Geoparques (GGN) no ano de 2006 e desde então segue sendo o único projeto brasileiro a fazer parte desta lista. Outras áreas do nosso país vêm pleiteando uma vaga nesse rol de locais de elevado valor geológico e paleontológico. 

Para Joana Sanchez, representante da Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), a chancela é importante para o país, pois traz um reconhecimento para um patrimônio geológico excepcional como o de Araripe.

"A bacia do Araripe conta com a maior larga strata de fósseis, é impressionante todas as camadas de rochas apresentarem algum tipo de fóssil e contarem uma história geológica fenomenal. Ser reconhecido como geoparque Unesco traz um status de que temos potencial, de que temos história e conhecimento e nos coloca no mesmo patamar que todos os locais do mundo." completou a professora.

O Geopark Araripe foi criado com o auxílio de diversos órgãos e instituições, incluindo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Ele leva esse nome pelo seu território fazer parte da Bacia Sedimentar do Araripe. O local possui uma área de 3.789 km2 (IBGE/Funceme, 2001) que são distribuídas pelos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri (CE). O geoparque faz parte de uma região importante para registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário