Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O que habita inabitáveis lugares

Livro de Math’eus Borges tem viés artesanal, é interativo e reflete
sobre as relações humanas durante o isolamento social

O que habita inabitáveis lugares é o novo livro do poeta e produtor cultural Math’eus Borges. O segundo título do autor foi escrito durante a pandemia e traz uma série de reflexões sobre as relações humanas durante o isolamento social. O livro é uma publicação da Antípoda Editorial e foi contemplado em 2020 pelo edital Proac Expresso Lab, premiação em literatura no estado de São Paulo. O projeto gráfico é de Juliana Travesos, a capa e as ilustrações são de Lucas Bandeira e a edição, de Tiago Mine.

De acordo com Math’eus, a pandemia e o isolamento social são apenas um pano de fundo para as poesias. "É um livro sobre relações, sobre convivência ou sobre ausência das convivências. Ele passa por diversas temáticas, como amor, política, perda, saudade e morte, que, desde 2020, ganharam uma outra dimensão poética e simbólica", conta. O título faz parte do projeto "Ocupação Estanca", ação de ativismo cultural desenvolvida em parceria com outros artistas e que promove a interação entre literatura, artes visuais, fotografia, arte de performance e intervenção urbana.

O que habita inabitáveis lugares é um livro com viés artesanal, já que tem características diferentes de outras publicações, como costura aparente, linhas que extravasam as páginas e sobrecapa. Além disso, é uma publicação interativa: "O leitor pode completar palavras e trechos, decidir desfechos, fazer anotações e desdobrar as capas para contar uma nova história visual. A ideia é explorar um ambiente artesanal da poesia e é nessa fissura que surge a relação com o leitor", finaliza o poeta.

Serviço

O Que Habita Inabitáveis Lugares
Math'eus Borges
Antípoda Editorial
130 páginas
Pré-venda no linktr.ee/aosprimatas

Sobre o livro

O que habita inabitáveis lugares, do poeta Math’eus Borges, é um livro de poesia que trata das relações humanas durante a pandemia de Covid-19. A partir da abordagem de temas que ganharam uma nova perspectiva durante o isolamento social, o autor reflete sobre os novos tipos de relacionamentos e hábitos. O que habita inabitáveis lugares é uma publicação interativa, que convida o leitor a completar trechos e decidir desfechos, e faz parte do projeto "Ocupação Estanca", que explora diversos processos artísticos em parceria com outros artistas. A publicação foi ilustrada por Lucas Bandeira, editada por Tiago Mine e conta com projeto gráfico de Juliana Travesos.

Sobre Math’eus Borges

Atualmente com 30 anos, nasceu em Suzano/SP numa quarta-feira de primavera. É neto de caipiras, caboclos, mestiças e analfabetos e graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em sua vasta experiência como artista constam livros, filmes, performances, intervenções, um podcast (AosprimatasPodcast), um evento cultural (D’êscambô - Festival Multicultural, além de outras ações. Também foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Suzano/SP, onde participou do processo de levantamento, pesquisa e criação de minutas para implementação do plano municipal de cultura, lei de patrimônio e tombamento, fundo municipal de cultura e sistema municipal de cultura. Math’us também á ator, dramaturgo, arte-educador, iluminador, sonoplasta, CEO da Okê! Produções Culturais e apaixonado por canetas de todos os tipos.

Mais informações sobre outras ações do projeto "Ocupação Estanca" no Instagram @aosprimataspoeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário