Nova Friburgo se prepara para celebrar o bicentenário da imigração alemã em 2024. Para marcar a contagem regressiva para a data, o Espaço Arp inaugurou na manhã do dia 28 de março, o relógio comemorativo. O objeto está em frente à chaminé e foi lançado oficialmente durante a visita do Cônsul Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin, ao empreendimento.
Além do Cônsul e sua equipe, participaram do encontro Pedro Arp e Letícia Pimentel, CEO e executiva de Cultura e Sustentabilidade do Espaço Arp, respectivamente; o Centro Cultural Teuto Friburguense, comandado pelo presidente da Colônia Alemã, Edmilson Schneider, e Barbara Husung, diretora de Relações Internacionais do Centro; e o vereador Professor André, presidente da Comissão de Cultura e Educação da Câmara Municipal.
Durante a visita foi feito o já tradicional Tour Histórico pelo Espaço Arp, guiado pela Laís Erthal, representante da Raiz Turismo Receptivo. Os participantes puderam conhecer um pouco mais da história da Fábrica de Rendas Arp e o pioneirismo alemão na cidade, com a chegada do teuto Julius Arp.
Uma viagem ao século passado, desde o empreendedorismo até as ações sociais, culturais e ambientais que já eram pilares do funcionamento da “Rendas Arp”. Fatores que sustentam todo o planejamento atual e futuro do Espaço Arp, considerado o coração de Nova Friburgo.
Após o passeio, foi cortada a faixa vermelha disposta em frente ao relógio comemorativo e, assim, lançada oficialmente a contagem regressiva para a comemoração do bicentenário da imigração alemã. Essa é só uma das ações que o Espaço Arp está preparando para integrar-se ao calendário de comemoração e atividades pela data, celebrada em maio de 2024.
“É uma satisfação receber o cônsul, integrantes do consulado alemão, do Centro Cultural Teuto e representantes friburguenses para juntos alinharmos ações para esta data comemorativa do bicentenário alemão, visando que a história e o legado permaneçam vivos também pelos próximos 200 anos”, conta Pedro Arp.
Nova Friburgo foi a primeira cidade do Brasil a receber imigrantes alemães, em 1824. Contratados por Dom Pedro I, vieram com o intuito de revitalizar o município, que fora abandonado pelos suíços anos antes. Ao longo do século XIX e XX, com suas diversas profissões, contribuíram fortemente para a melhoria da infraestrutura e para a industrialização da cidade, promovendo também o desenvolvimento sociocultural friburguense.
Crédito da foto: Arlen Lima (Espaço Arp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário