Dando oportunidade a novos talentos literários do estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Rio de Contos 2022 entra na sua 3ª edição. Com inscrições até 30 de junho e mantendo seu compromisso das edições anteriores com a diversidade, o fomento à literatura fluminense a qual o prêmio se propõe está dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+. Lembrando que os selecionados são pessoas da Região Serrana, Baixada Fluminense, do interior do estado, do Leste Fluminense e de todas as zonas da capital carioca.
O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado com toda pompa e circunstância no LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre 09 e 15 de maio. Os selecionados da 2ª edição seguem no investimento em talentos proposto pelo prêmio que inclui curso de escrita criativa com Claudia Chigres da PUC Rio, curso de literatura com Leonardo Tonus da Sorbonne Paris, aula magna de língua portuguesa com Pasquale Cipro, encontro com um autor consagrado e mentorias individuais para o amadurecimento e reescrita dos textos selecionados com Bárbara Cortese Caldas, para serem lançados na próxima publicação do prêmio.
“Eu sabia que o evento de lançamento do livro da 1ª edição do Prêmio Rio de Contos seria lindo e emocionante, mas superou as minhas expectativas. Até chorei em alguns momentos”, diz Kíssila Muzy (foto), moradora de Nova Friburgo e autores da 1ª edição do prêmio.
“Com o primeiro livro lançado, uma bela edição com qualidade literária da qual podemos nos orgulhar, nossa meta agora é chegar aos leitores, nas universidades, nos institutos de educação, nas livrarias, para que a população do estado do RJ como um todo leia o que está sendo produzido de literatura aqui agora”, diz Bárbara Cortese Caldas, idealizadora e realizadora do prêmio.
Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do RJ, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense, tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios do RJ.
“Fazer parte do Prêmio Rio de Contos foi um desejo alcançado daqueles que a gente diz: ‘me belisca que eu estou sonhando!’ Fiz minha inscrição desde a primeira edição (mas fui selecionada na segunda) atraída pelo formato da premiação: não apenas estar numa antologia, mas fazer parte de um seleto grupo que receberia minicursos, mentorias e a oportunidade de troca de saberes. E adivinha só: não é que é tudo verdade? Está sendo uma experiência maravilhosa e me sinto muito honrada. E o que mais tenho a dizer? 'Partiu' 3ª edição!”, conta Marisa Maia (foto), autora da segunda edição e moradora do município de Bom Jardim.
O Prêmio Rio de Contos é realizado numa parceria entre a FUNARJ, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções.
Serviço:
Inscrição para a 3ª edição Prêmio Rio de Contos
Site: https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/#inscricoes
Até dia 30 de junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário