Corrida do Ovo
Brincadeira clássica em festas juninas, que diverte participantes e quem assiste. A regra é clara: equilibrar o ovo na colher e ganha quem chegar ao destino primeiro sem que o ovo escape da colher. Há a opção mais desafiadora, com a colher na boca e as mãos para trás.Para evitar muita sujeira no chão, a primeira dica é cozinhar o ovo ou então trocar o ovo por bolinha de pingue-pongue, que tem formato parecido. Uma outra dica é fazer bolinha de papel encapada com fita adesiva.
A competição também pode ser em equipes. Assim que o primeiro do time completar o trajeto, o segundo do time inicia a caminhada com o ovo na colher. Se a brincadeira envolver crianças com menos de 6 anos, dificilmente elas conseguirão fazer a transição do ovo de colher para colher. Nesse caso, o segundo participante inicia a trajetória já com um ovo próprio na sua colher.
Pescaria
Outra interação de sucesso nos festejos juninos, a brincadeira da pescaria estimula a criança de forma lúdica a concentração, raciocínio e precisão.Exercite a imaginação na montagem dessa interação. Se não tiver uma piscininha com peixes de plástico, os peixes podem ser feitos com pedaços de papelão cortados em forma de peixe. Faça um furo onde seria a boca do peixe para fazer o engate da varinha. Outra ideia para conseguir puxar o peixinho é a utilização de um clipe no furinho da boca para enganchar na vara. Faça um molde do peixinho no papelão e depois use esse molde para criar vários outros peixinhos no mesmo formato.
Um graveto de madeira com barbante amarrado funciona como varinha de pesca. Na extremidade do barbante, prenda um clipe e adapte o metal para se transformar em um anzol. Por fim, coloque os peixinhos com a boca para cima numa caixa forrada com terra.
Tomba latas
Competição para ver quem tem a pontaria calibrada. A montagem das latas é feita na forma de pirâmide até que no topo fique apenas uma lata.
A brincadeira se torna mais atraente quando os equipamentos ganham visual típico das festas de São João e que podem ser criados a partir do reaproveitamento de materiais que estão dentro de casa, por exemplo, jornal e latas de leite em pó ou leite condensado. Utilize papéis coloridos com cola para revestir as latas metálicas.
A bola pode ser de plástico ou feita com jornais amassados e envelopados por um pedaço cortado de meia-calça. Neste caso, faça um nó na ponta da meia-calça para prender o jornal amassado dentro. Ganha quem conseguir derrubar mais latas a uma determinada distância. Se preferir, as latas podem ser numeradas para atribuir pontuação aos participantes e as latas da base valem mais!
Argola
Precisão e concentração são os principais requisitos para esse jogo! A criação das argolas pode ser feita com recortes de pratos de papelão descartáveis. Utilize um compasso para marcar dentro do prato o trajeto exato para o recorte. A base para encaixar a argola pode ser feita com rolo de papel alumínio. Use fitas adesivas para dar sustentação ao rolo na superfície a ser colocada. Tanto o prato quanto o rolo podem ser customizados com temática junina.
Corrida de três pernas
Essa brincadeira nos ensina desde cedo que nada se ganha sozinho. A pessoa amarra uma de suas pernas na perna do companheiro(a) de equipe. Quanto mais competidores participarem, mais divertido fica. Ganha a dupla que chegar primeiro. Pode ser feita dentro de casa ou em áreas externas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário