Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

terça-feira, 1 de junho de 2021

Tempo frio, pandemia e bandeira vermelha exigem atenção ao consumo consciente de energia


Alguns equipamentos como chuveiro, aquecedor, geladeira e ferro de passar favorecem o aumento no consumo de energia. Porém, o gasto também está atrelado aos hábitos individuais e coletivos das pessoas que integram a rotina da unidade consumidora.  Para ajudá-lo na tarefa de usar a energia elétrica de maneira consciente, a Energisa listou alguns equipamentos e práticas que potencializam o alto consumo doméstico:

Chuveiro elétrico: responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência, o chuveiro elétrico também pode contribuir para que a sua conta de luz venha alta. Então, ao utilizar esse aparelho, verifique a opção em que ele se encontra. A opção ‘Verão’ consome 30% menos que a ‘Inverno’.  

Computador: nos intervalos, desligue o monitor ou ative o ‘modo de espera’ do computador ou notebook para poupar energia.  

Trabalho e estudo em casa: ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa, procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural, evitando assim manter as lâmpadas acesas durante o dia. E dê preferência às de led, pois esses modelos consomem menos energia.  

Geladeira: certifique-se de que a borracha está perfeita. Se não estiver vedando bem, a geladeira pode ficar aberta, favorecendo a entrada de ar quente, o que exigirá maior gasto de energia para refrigeração. Além disso, quanto mais tempo aberta a geladeira, mais energia vai consumir. E não coloque alimentos quentes, pois ela vai gastar mais energia para fazer com que o alimento quente chegue à temperatura dos demais. 

Aparelhos em stand-by: televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso.    

Máquina de lavar e ferro de passar: acumule peças e lave tudo de uma vez. Assim, a máquina funcionará com toda a sua capacidade em intervalos maiores, reduzindo o consumo de energia. A dica vale para o ferro de passar roupas.  

Luminárias: as luminárias e abajures podem consumir a mesma energia que algumas lâmpadas de teto. Evite deixá-los ligados por muito tempo.

Equipamentos novos: ao comprar um equipamento novo, tenha a ciência de que haverá aumento no consumo da energia de sua casa. Para minimizar esse gasto, adquira produtos com o Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.   

Instalações internas: emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Evite, ainda, usar “benjamin”, ou T, para ligar vários aparelhos. Esses dispositivos podem gerar sobrecarga e provocar um curto-circuito e até incêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário