Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

segunda-feira, 30 de junho de 2025

33º Encontro Sesc de Dança reúne mais de 40 grupos e traz atrações nacionais ao palco em Nova Friburgo

Noite dos Walpurgis

Com apresentações em teatros, praças, quadras e ruas, o Encontro Sesc de Dança chega à sua 33ª edição reafirmando a diversidade, a acessibilidade e a força da dança como expressão artística e cultural. O festival acontece entre os dias 2 e 6 de julho, em Nova Friburgo, reunindo mais de 40 grupos e companhias do estado e de outras regiões do Brasil em uma intensa programação gratuita, que inclui espetáculos, intervenções urbanas, flashmobs, oficinas e ações formativas.

As apresentações começam no dia 3 de julho, às 19h30, na quadra do Sesc Nova Friburgo, com dois grandes destaques da programação: a Companhia BEMO – Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a obra clássica “Noite de Walpurgis”, considerada uma das cenas mais emblemáticas do balé mundial; e a Focus Cia de Dança, que retorna ao festival com o sucesso “As canções que você dançou pra mim”, coreografado por Alex Neoral, ao som de 72 sucessos de Roberto Carlos.

A programação do evento se estende por diferentes espaços da cidade: além da unidade do Sesc, haverá apresentações na Praça Demerval Barbosa Moreira e no Espaço Arp, promovendo o diálogo entre a dança e o espaço urbano. Companhias como Camaleão Cia de Dança (MG), Cia Vibre (RJ) e os grupos CHAP e De Pernas para o Ar levarão acrobacias aéreas, danças nas alturas e cortejos performáticos para o público de todas as idades.

Entre os destaques desta edição, estão ainda o solo comemorativo de Márcio Cunha, os espetáculos Verga, Swingueira Ancestral, o retorno do coletivo Originais do Charme, com o espetáculo “Flashblack”, e uma edição especial do Baile Charme do Viaduto de Madureira, reconhecido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

Além dos espetáculos, o evento contará com uma robusta programação formativa. Serão oferecidas oficinas gratuitas com nomes importantes da dança brasileira, como Alex Neoral (dança contemporânea), Liana Vasconcelos (balé clássico), Juliana Meziat (balé infantil), além de atividades como a Oficina de Samba e Miudinho com Mestre Dionísio e Edu Cigano e a Didática do Ensino da Dança Infantil, com Nelma Darzi. As inscrições para as oficinas devem ser feitas na unidade do Sesc Nova Friburgo.

Com curadoria diversa, que contempla o balé clássico, a dança contemporânea, as danças urbanas e afro-brasileiras, o festival fortalece a troca entre artistas, estudantes e o público geral, consolidando-se como um dos principais encontros da dança no estado do Rio de Janeiro. A proposta é que a dança ocupe a cidade, transforme o cotidiano e amplie os sentidos de quem assiste e participa.

Os ingressos para as apresentações na unidade do Sesc são gratuitos, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, e limitados a dois por pessoa. As apresentações em espaços abertos, como a praça e o Espaço Arp, não exigem ingresso. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc RJ, que atua no combate à fome e ao desperdício.

SERVIÇO

33º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo
De 2 a 6 de julho
Sesc Nova Friburgo (Av. Presidente Costa e Silva, 231)
Praça Demerval Barbosa Moreira – Centro
Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, 80)
Entrada gratuita
Ingressos para espetáculos no Sesc: 1kg de alimento não perecível (2 por pessoa, sujeito à lotação)
Alimentos doados serão destinados ao programa Mesa Brasil Sesc RJ

Baile charme Viaduto de Madureirapor @luizjrofficial

PROGRAMAÇÃO

Dia 2/7 às 14h - Quadra do Sesc Nova Friburgo
Cia Dançar a Vida - RJ

O espetáculo “O que é que tem dentro?” traz uma série de situações e caminhos, possibilitando à criança o despertar da sua curiosidade, do instigar o aprendizado e o encantamento diante do novo. Através dessa trajetória, pretendemos criar oportunidades para a criança se tornar protagonistas das suas ações, desenvolvendo a imaginação, motivação, criatividade e pensamento crítico.

Cia Vibre - Rio das ostras - “Memórias” é um espetáculo de performances realizadas em aparelhos circenses e estrutura de suspensão em aparelhos aéreos, tais como tecidos acrobático, lira e trapézio.

Dia 3/7 às 19h30 - Quadra do Sesc Nova Friburgo
Companhia BEMO - Theatro Municipal do Rio de Janeiro

“Noite de Walpurgis” – ballet de um ato - é uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod “Fausto”, executada separadamente é uma das obras–primas do ballet mundial. Gounod criou uma música excepcionalmente colorida e rica para este quadro coreográfico. De acordo com o enredo da cena da ópera "Noite de Walpurgis" é celebrada no Monte Broken, reino de Mefistófeles (Pan), quando ele procura desviar os pensamentos de Fausto e Marguerite, convidando-os a desfrutar de todos os benefícios da vida terrena. Fausto vende a alma a Pan (diabo) em troca da imortalidade. Pan começa a mostrar a Fausto os prazeres desta vida. Com esse intuito leva-o ao monte Broken onde se celebra um culto à sensualidade, ao erotismo. E tem lugar uma orgia, onde faunos e bacantes dançam sensualmente. Ameniza o ambiente a presença das Três Graças, que simbolizam o amor espiritual, casto. O final acaba numa dança vertiginosa. Uma bacanal

CHAP  – Pas de Deux nas Alturas - Uma Performance de Danças nas Pernas de Pau, onde até o músico que embala os movimentos, toca nas Alturas.

Focus Cia de Dança - “As canções que você dançou pra mim”

Quatro casais são embalados por um grande "pot-pourri" com 72 canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. O trabalho revisita seus grandes sucessos como: Detalhes, Outra vez, Desabafo, Cama e mesa, O calhambeque, entre outros eternos clássicos, que compõem essa trilha que passa pelas décadas de 60 a 90, onde Roberto pôde alcançar várias gerações com canções que misturam e exaltam sentimentos, falam de amor e relações, exageram na musicalidade e abusam do bom humor, trazendo para a cena todo o romantismo proveniente de suas canções, além das mensagens que marcam tantas histórias. As intenções nas palavras e a popularidade de Roberto com suas poesias em formas musicais são de direta conexão com o público.

Dia 4/7 às 16h - Solos e duos - Teatro do Sesc Nova Friburgo

Márcio Cunha Dança Contemporânea

JOGO DE DENTRO é o caminho do meio, a ginga do malandro, a resistência do touro na arena, um solo de dança em homenagem aos 25 anos de pesquisa e criação da Marcio Cunha Dança Contemporânea. Uma virgula entre criações na trajetória da Cia. Marcio Cunha, diretor e performer, vive no corpo memórias de suas obras, honrando e reafirmando caminhos percorridos nessa jornada de pesquisador, criador e intérprete. Em parceria com o Cineasta Guto Neto, diretor do filme IMPERMANÊNCIA sobre a trajetória do coreógrafo Marcio Cunha, a obra JOGO DE DENTRO conta com uma projeção feita especialmente para essa comemoração. O Vídeo dança junto ao corpo do intérprete desenrola uma narrativa híbrida que dialoga com o presente e o passado apontando futuros possíveis

Ana Luiza-Outras Linhas

Em meio às incertezas sobre o futuro e à dificuldade de expressar seus sentimentos por meio da escrita, uma escritora mergulha em um processo de autoconhecimento na tentativa de se reconectar consigo mesma. Isolada em seu escritório, cercada por folhas e rascunhos, ela encontra um antigo texto escrito por sua versão mais jovem. Ao reler aquelas palavras, memórias vêm à tona — lembranças de quem ela foi, dos caminhos que percorreu e dos desafios enfrentados até o presente. Tomada por essa redescoberta interior, a escritora encontra na dança uma nova forma de expressão. Ao invés de traduzir suas emoções em palavras, como sempre fez, ela permite que o corpo fale, movendo-se com liberdade e verdade

Grupos e Companhias - 19h - Quadra do Sesc Nova Friburgo

Laborative Dance Company – Bouceando

Ritmos e Resistências é um espetáculo de dança contemporânea que mergulha na linguagem do street dance e reverbera a força do corpo negro em movimento como potência de transformação e ferramenta política. Dirigido por Douglas Felizardo e produzido por Fran Berriel, a obra propõe uma imersão sensorial onde o corpo pulsa, responde e propõe. A energia do hip-hop, o legado das danças afro-diaspóricas e a força da coletividade se fundem para criar uma experiência que é dança, ocupação e manifesto.

Dia 5/7 - Praça Demerval Barbosa Moreira - 14h

Cia Vibre
Memórias
Danças Aéreas Espetáculos de Acrobacias em Dança Aérea

Performances realizadas em aparelhos circenses e estrutura de suspensão em aparelhos aéreos, tais como tecidos acrobático, lira e trap

CHAP - Pas de Deux nas Alturas

Uma Performance de Danças nas Pernas de Pau, onde até o músico que embala os movimentos, toca nas Alturas.

Escola de Dança Petite Danse

FlashMob através de uma performance lúdica, divertida e criativa, o flash mob vai trazer uma reflexão sobre a importância da inclusão e aceitação a diversidade, onde a proposta é     mostrar que a dança é um direito de todos.

Originais do Charme -Flashblack

Propõe uma viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca.  No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira. Um espetáculo inclusivo que convida você para dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.

Sublime bailado de Carnaval e Pérola Negra

Mestre Dionisio agora traz ao público a apresentação do sublime bailado do carnaval através do seu legado familiar: com sua neta, Bárbara Dionisio e seu bisneto Iago Dionisio numa integração com o Grupo Arte e Ginga Edu Cigano   apresentando Pérola Negra , um espetáculo que retrata a evolução da cultura afrobrasileira, mostrando a originalidade do maxixe, do chorinho, até chegar com elegância aos salões de bailes, onde popularmente ficou conhecido como samba de gafieira. 

 Dia 5/7 às 14h - Espaço Arp

Focus Cia de Dança

“Trupe” é uma homenagem aos artistas mambembes que levam em suas caminhadas a arte por todas as ruas ao longo da história. Trupe acontece na forma de um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador. A travessia desse cortejo, em fato, se dá no outro, em quem está passando e vê os artistas tão próximos exibindo repertório com propostas de movimentos, expressões e gestos

Dia 5/7 - Quadra do Sesc Nova Friburgo

19h - Cia Jovem Dançar a Vida

“Le Jardin Animé” é um dos momentos mais poéticos e encantadores do ballet O Corsário, frequentemente apresentado de forma independente em galas e festivais. Inserido tradicionalmente no terceiro ato da obra, o trecho se destaca por sua beleza visual e delicadeza coreográfica. Ambientado em um jardim mágico que ganha vida, Le Jardin Animé é uma grande cena de conjunto que simboliza a liberdade e os sonhos de Medora, protagonista da história. Nele, flores e ninfas dançam em perfeita harmonia, criando imagens vivas de leveza, graça e elegância. Com coreografia inspirada na tradição clássica de Marius Petipa, o trecho é um verdadeiro espetáculo de precisão e lirismo, valorizando o corpo de baile e criando uma atmosfera etérea que cativa o público.

Chamas de Paris – Grand Pas de Deux

Com energia revolucionária e brilho técnico, o Grand Pas de Deux de "Chamas de Paris" é um dos momentos mais eletrizantes do repertório clássico. Inspirado na Revolução Francesa, esse pas de deux combina virtuosismo, paixão e heroísmo em uma coreografia vibrante que desafia os limites da técnica e da expressão. Criado por Vasily Vainonen com música de Boris Asafiev, é um verdadeiro espetáculo de força, musicalidade e presença cênica — um clássico que continua encantando plateias ao redor do mundo.

19h - Grupos e Companhias

21h - Originais do Charme

FLASHBLACK

Uma  viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca.  No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira. Um espetáculo inclusivo que convida você para dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.

BAILE CHARME DO VIADUTO DE MADUREIRA

Baile do Viaduto de Madureira é o maior baile charme do Brasil há mais de 33 anos. O baile tem os seus DJs residentes e sempre recebe DJs convidados e atrações diversas em datas especiais. O baile do Viaduto não é só tradicional na zona norte do Rio, desde fevereiro de 2013, se tornou patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro, e faz parte de toda cultura black dentro e fora do estado. Tem presença forte na construção da identidade negra, seja pela dança, pelo estilo, ou pela atitude.

Dia 6 /07 - Quadra do Sesc Nova Friburgo

15h - Sublime bailado de Carnaval e Swingueira Ancestral

Mestre Dionisio agora traz ao público a apresentação do sublime bailado do carnaval através do seu legado familiar: com sua neta, Bárbara Dionisio e seu bisneto Iago Dionisio numa integração com o  Ginga Brasil Edu Cigano   apresentando Swingueira Ancestral  , um espetáculo que ecoa dos terreiros, das favelas, das rodas de samba , dos blocos , dos quilombos e dos corpos negros em movimento . É a celebração da cultura afro-brasileira por meio da dança , do som e da ancestralidade que pulsa em cada batida. 

15h – Grupos e Companhias

17h - Apresentações de grupos infantis

Dia 6 /7 às 14h - Espaço Arp

Camaleão Cia de Dança

“Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. “Verga” leva para as ruas, praças e locais abertos uma maneira criativa de resistir. O espetáculo, que conta com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, foi construído através de um processo de criação colaborativo.

De Pernas para o Ar

“Tropa da Alegria”: uma Performance de Danças nas Pernas de Pau, onde até o músico que embala os movimentos, toca nas Alturas.

 Atividades formativas | Sesc Nova Friburgo

Oficina de ballet clássico | Liana Vasconcelos – dias 4, 5 e 6 /7 | 9h

Oficina de dança contemporânea | Alex Neoral dias 4,5 e 6/7 | 11h

Oficina de ballet clássico infantil | Juliana Meziat  dia 6/7 | 9h

Diádica do Ensino da Dança Infantil | Nelma Darzi dia 6/7 | 10h

Oficina de samba / miudinho | Mestre Dionísio e Edu Cigano 6/7 9h

Grupos participantes

Academia de La Vie Danse- Rio de janeiro

Escola de Arte e Cultura de São Gonçalo

Instituto Hallel- Nova Friburgo

Escola de Dança Merci

Cia Suspiros da Dança – Nova Friburgo

Grupo Neo Clama- Niterói

Ballet Cláudia Araújo – Niterói

Escola de Dança Valéria Moreira -Rio de janeiro

Studio Valéria Moreira -Rio de janeiro

Iago Dancer – Nova Friburgo

Escola Petra de Danças Orientais – Nova Friburgo

Espaço Vis – Nova Friburgo

Escola de Dança Petite Danse- Rio de janeiro

Cia Dançar a Vida- Rio de Janeiro

Coletivo Serra Kunty – Nova Friburgo

Grupo Naara Alimah -Nova Friburgo

Ginástica Rítmica Claudia Massena- Nova Friburgo

Submerso Ginástica Artística -Nova Friburgo

Cia Reflorescence de danças -Nova Friburgo

Cia INEC – Silvana Gym- Nova Friburgo

Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo

Phoenix Project – Nova Friburgo

Cia Gipsy Dance- Nova Friburgo

Laborative Dance Connect- Nova Friburgo

Colégio Anchieta -Nova Friburgo

Colégio Nossa Senhora das Mercês -Nova Friburgo

Educandário Miosótis-Nova Friburgo

Merci Dança e Arte- Nova Friburgo

Pole Up Studios- Nova Friburgo

Núcleo de Artes e Danças Ponto Ideal

Projeto Conectar-Nova Friburgo

Trupe Apsara Fusion / Studio 3


quarta-feira, 25 de junho de 2025

Nova fachada da Usina Cultural em Nova Friburgo valoriza a cultura local e história do munícipio


A fachada da Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo ganhou novas cores, uma pintura que valoriza a cultura local e registra uma importante história do munícipio. Uma nova obra de arte, criada pelo artista visual, designer gráfico e músico Maycon Rocha, de Nova Friburgo, foi entregue nessa terça-feira, 24 de junho, em uma cerimônia com a presença dos diretores da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani e Rodolfo Pinheiro. 

A obra, intitulada ‘A Costureira’, presta homenagem às mulheres costureiras da cidade, figuras fundamentais na construção do polo de moda. A pintura destaca uma figura feminina que costura elementos de Nova Friburgo e da memória coletiva, simbolizando a energia fornecida pela Energisa. 

O projeto foi selecionado entre 15 outros trabalhos, por meio de um edital que buscava um artista individual ou coletivo para criar e executar um painel artístico na Usina Cultural. Maycon, que atua na cidade desde 2008, é conhecido por seus murais autorais com forte carga poética e identidade visual marcante. Ele é o idealizador do festival "Imaginários" e trabalha como designer de estampas. 

O mural ‘A Costureira’ foi entregue no mesmo dia da abertura da maior feira de moda íntima da América Latina, mostrando que Nova Friburgo se consolida como um polo estratégico para o setor têxtil. Conhecida como a "capital da moda íntima”, a cidade é anfitriã da 34ª edição da Fevest, que acontece até o dia 26 de junho no Nova Friburgo Country Clube, promovendo uma imersão no que há de mais inovador na indústria, conectando marcas expositoras, instituições de ensino, especialistas em moda e negócios, e o público profissional. A Fevest Experience conta com o apoio da Energisa, reunindo empresários, compradores, fornecedores, entidades setoriais e profissionais da moda para três dias intensos de networking, tendências, debates técnicos e lançamentos de mercado.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Rosa Amarela leva show “Odara” a São Paulo e celebra tempo de fé com novo clipe no ar

 

Foto Ricardo Rimoli

As comemorações pelo tempo de Santa Sara Kali seguem irradiando beleza e espiritualidade através da música do Duo Rosa Amarela. No próximo dia 24 de julho, quinta-feira, o duo chega a São Paulo com o espetáculo “Odara – homenagem ao povo cigano”, no aconchegante Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado. Os ingressos já estão disponíveis online.

Celebrando o sagrado, a ancestralidade e as tradições populares, “Odara” é um espetáculo que reúne voz, violão, percussões e alma. A cada música, o público é convidado a mergulhar em uma atmosfera de fé, arte e sensibilidade. No repertório, composições autorais que transitam entre a música popular brasileira, cantos devocionais e uma poética que une o céu e a terra.

O show em São Paulo chega após o lançamento do clipe “Menina de Nazaré”, já disponível no canal oficial do duo no YouTube e em todas as plataformas digitais. A canção é uma oração musicada à Virgem Maria, e seu videoclipe aprofunda ainda mais o elo entre música e espiritualidade — uma marca que tem acompanhado o trabalho do duo em todas as fases.


Formado por Pris Mariano, cantora, compositora e atriz, e Rodrigo Di Castro, multi-instrumentista e produtor musical, o Duo Rosa Amarela vem se destacando com sua proposta artística única, que já conquistou espaço em programas como o TVZ do Multishow e o Canal Bis. Com milhões de visualizações nas redes e público fiel por todo o Brasil, o duo é símbolo de uma nova cena musical que alia beleza estética, conexão espiritual e brasilidade profunda.

“Odara” não é só um show. É encontro, é celebração, é rezo em forma de som.

Garanta seu ingresso para o show em São Paulo:

https://www.eventim.com.br/event/duo-rosa-amarela-show-odara-teatro-das-artes-20182034 


SERVIÇO

Show: “Odara – homenagem ao povo cigano” – Duo Rosa Amarela

Data: Quinta-feira, 24 de julho de 2025

Local: Teatro das Artes – Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP)

Redes: @duorosamarela

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Revista TEMA lança quadrinhos autorais sobre emoções intensas

Coletânea reúne HQs de novos roteiristas formados na COART/UERJ; cada volume é centrado em um sentimento profundo

A coletânea TEMA, projeto nascido da Oficina de Criação de Roteiros de Quadrinhos da COART/UERJ, está com uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de viabilizar as duas primeiras edições da série. Organizada pelo escritor e roteirista Carlos F. Figueiras, a iniciativa marca a estreia de novos autores no mercado de HQs, com roteiros desenvolvidos em um processo colaborativo e imersivo que transformou sentimentos complexos em narrativas visuais originais e impactantes.

Cada volume da série parte de uma emoção como eixo central. A primeira edição, Amargura, traz histórias assinadas por Álvaro Tallarico, Carolina Resende, Julio Porto, Marcelo Garcia, Marcus Paulo e Pedro Gomlevsky. Já a segunda, intitulada Insegurança, apresenta HQs de Don Quispe, Elias Archanjo, Filippe Vitor, Gabriel Goulart, Maíra P. Costa e Victor Nieva. As obras transitam por gêneros como drama, romance, comédia e tragédia, unindo técnica e criatividade para explorar as emoções humanas com profundidade. As capas, desenhadas com traços expressivos, já entregam a intensidade artística presente nas páginas.

Um dos destaques é Alvaro Tallarico, jornalista cultural, roteirista, vencedor de prêmios com o filme "O Preto de Azul" e colunista do jornal Diário do Rio, conhecido por seu trabalho de locução na Rádio Catedral e reportagem na Cultne.TV. Com um estilo que mescla crítica social, filosofia, espiritualidade e referências da cultura pop, Álvaro assina seu primeiro roteiro de HQ com uma história que traduz a amargura por meio de elementos simbólicos e subjetivos. Sua experiência em coberturas de cinema, música e arte se reflete em uma narrativa sensível e provocativa — um convite à reflexão.

A campanha de financiamento está no ar até 8 de julho de 2025, no Catarse, com formato flexível. Ao apoiar, o público colabora diretamente com uma publicação independente que valoriza a formação de novos roteiristas e a diversidade de vozes no universo dos quadrinhos. As edições possuem 40 páginas, formato 17 x 26 cm, com capa em cartão triplex brilho e miolo em papel offset 90g em preto e branco. Para acompanhar atualizações e novidades, siga o perfil @revistatema no Instagram.

Serviço

Revista TEMA – Edições “Amargura” e “Insegurança”

Apoie até: 8 de julho de 2025, às 23h59

Campanha: www.catarse.me/tema

Instagram: @revistatema

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Autobiografia em vermelhos - Exposição de Carol Meyer

 

Mesclando técnicas convencionais ao uso de materiais recicláveis, Carol Meyer apresenta a sua primeira exposição solo, “Autobiografia em Vermelhos.”

Cria de uma família de artistas (sua bisavó foi autodidata em pintura, e seu primo, Angelo Augusto Milani, ex-aluno da Escola de Artes Visuais do Parque Lage), Carol Meyer sempre gostou de se expressar através das artes e utilizava qualquer material que estivesse ao seu alcance, desde maquiagens a esmaltes velhos.

Hoje, após também passar pela EAV do Parque Lage, desenvolveu uma técnica em que mescla tinta acrílica com esmalte, em uma alusão delicada ao universo feminino, seus sentimentos e devaneios, através de tons de vermelho e variáveis da paixão.


Tudo em sua arte é intenso: dos tamanhos das telas à explosão de cores e relevos que saltam em direção ao espectador, que se encanta com pinceladas furiosas e gotas delicadas de esmalte que nos leva ao universo feminino de vaidade e amor.

Abertura: 17 de junho (terça feira), a partir das 17 horas, na Usina Cultural Energisa Nova Friburgo/RJ (Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro)

A exposição segue até 05 de julho


domingo, 8 de junho de 2025

Dia 14 de junho tem o 10º ENCONTRO DE VINIL em Nova Friburgo, na Usina Cultural

 

- Um dia inteiro para garimpar os LPs, com valores entre R$10 e R$2 mil -

10º ENCONTRO DE VINIL em Nova Friburgo será realizado em 14 de junho de 2025 (sábado), das 10h às 19h, no Espaço Anexo (loja) da Usina Cultural (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo – RJ), com entrada franca. O evento, que teve sua primeira edição em 2014, de forma despretensiosa, passou a reunir os amantes dos bolachões, que não perdem por nada um bom garimpo, uma oportunidade para reencontrar raridades. Os valores variam entre R$10 e R$2 mil. 

A cada encontro, o espaço reservado aos expositores, que têm liberdade para negociar com o público, chega a reunir cerca de três mil discos dos mais diferentes gêneros musicais: MBP, Rock, Samba, Infantil, Blues, Jazz, Bossa-nova, Clássicos, Discoteca, Reggae, temas de novelas e muito mais. Nesta edição, além dos discos de vinil, poderão ser encontrados livros com temática musical e artesanato feito com discos que não servem mais para tocar. 

“Durante nove horas, só escutamos discos de vinil, alguns com aquele chiadinho característico. As crianças ficam encantadas em ver os bolachões rodando e emitindo som, alguns até coloridos! Os adultos que não têm mais vitrola matam a saudade e muitos jovens vão em busca de novos sons ou músicas eternizadas nos discos. Isso sem falar que as capas são verdadeiras obras de arte, quando não existia IA, o que é pura inspiração”, comenta a jornalista friburguense Scheila L. Santiago, idealizadora e organizadora dos encontros de vinil, que mantém o Blog http://encontrodevinil.blogspot.com .  

Alguns dos colecionadores/expositores já são conhecidos na cidade e o encontro acaba sendo uma grande festa: 

Jerry Dutra  @jerryadrianedutra

Tarso Gusmão @gusmaodiscos 

Jean King @jeankingking 

Vitor Curty Reis e Yuri Cury @neblinarecord  

Conrado Mapelle @deejay.con 

Glauber Mizumoto @ceucoletivocultural

Kleber Araújo @kleberdossantosaraujo  

O 10º ENCONTRO de VINIL é uma realização NA REDE COM SCHEILA e conta com o Apoio Cultural do Instituto Energisa e Usina Cultural, por meio do Edital de Ocupação de Espaços Culturais geridos pelo Instituto; e Doces Sader.

SERVIÇO

10º ENCONTRO DE VINIL

Data: 14 de junho de 2025 (sábado)

Horário: 10h às 19h

Local: Usina Cultural Energisa (loja - Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ)

Entrada franca. Menos de 16 anos somente acompanhados de responsável.

Informações: (22)98146-2493 / @naredecomscheila

sexta-feira, 30 de maio de 2025

1ª Feira Popular Vegana em Nova Friburgo terá gastronomia, cultura, artesanato, cosméticos e diálogo

 - O evento será no dia 07/06 (sábado), das 10h às 18h, na Usina Cultural Energisa -

A Comunidade Vegana de Nova Friburgo (Friburgo Vegan) realizará pela primeira vez uma Feira Popular Vegana, no sábado, 07de junho, das 10h às 18h, no espaço anexo (loja) da Usina Cultural Energisa (Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro), com entrada franca. Por lá, o público encontrará delícias da gastronomia, cosméticos, produtos de higiene, artesanato, entre outros itens livres de produtos e insumos de origem animal.

O objetivo do evento é promover o Veganismo como uma filosofia e estilo de vida, buscando excluir a exploração e crueldade contra animais, oferecer um espaço acolhedor para veganos, simpatizantes e àqueles que desconhecem esse universo, mas têm curiosidade sobre como iniciar ou manter uma transição para uma vida livre de produtos e insumos de origem animal ou de exploração animal envolvida no processo de produção e comercialização. 

Os expositores(as) que participarão desta primeira edição fizeram uma pré-inscrição e passaram por uma curadoria, que avaliou alguns critérios, de acordo com o propósito da feira, considerando originalidade, produção artesanal e local, por exemplo. São eles: 

- Gastronomia - Selva Vegana, Devir Vegano, Armazém Manjericão, Encantaris, Frutas em Rolo da Olly, Macacu Veg e Nova Fitt Bakery; 

- Cultura - Céu Coletivo Cultural; 

- Artesanato - Arte em Mury, Casas de Contos de Fadas, Cultivar Harmonia, Muy Artística, Ana Gadini Fotografias e Daniii Flor Ateliê; 

- Cosméticos e Higiene - Tea Natural, Equilíbrio das Ervas e Verdeais;

- Meio Ambiente e Sustentabilidade - Use Brechó e Bazar Mirra Arte Criativa

- Friburgo Vegan - Comunidade Vegana de N. Friburgo 


Friburgo Vegan

Em janeiro de 2024, cinco pessoas se reuniram pela primeira vez, cada uma levando no peito um motivo, uma causa, uma dor, um sonho. E mesmo sem saber, estavam ali criando algo muito maior: um espaço de acolhimento, um encontro de almas, uma comunidade. Desde então, a Friburgo Vegan cresceu, em afeto, em trocas, em vozes que não se sentem mais sozinhas. 

Uma vez por mês, a Comunidade Vegana de Nova Friburgo realiza o VegNic, no espaço SustentArp, e atrai mais e mais pessoas a cada edição, demonstrando que quem se preocupa com a causa animal não está só, que resistir juntos é mais leve e de que compartilhar comida também é compartilhar cuidado pelo ser humano, pelos animais e pelo planeta. 

A Friburgo Vegan possui uma comunidade no WhatsApp com mais de 100 pessoas, que participam de grupos temáticos: VegNic, Gastronomia, Comunicação Não Violenta, Compras Coletivas, Vendas e Anúncios, Saúde Integral, Estudos, Cachorragens, Ações Educacionais, Cultura e Eventos,  Sociedade Vegetariana Brasileira, VegMove (caminhadas e corridas) e Friburgo Vegan (geral). No Instagram @friburgovegan há mais de 550 seguidores e este número aumenta a cada dia.  

A Feira Popular Vegana é uma realização da Friburgo Vegan (NF) e conta com o patrocínio da Sequoia Alimentos (Magé/RJ), Espaço Corpo Ativo Ganesha (NF), Devir Vegano (NF), Céu Coletivo Cultural (NF) e Armazém Manjericão (NF); apoio cultural do Instituto Energia e Usina Cultural de Nova Friburgo, por meio do Edital de Ocupação de Espaços Culturais geridos pelo Instituto; e apoio da Uai Tofu (Juiz de Fora/MG), Selva Vegana (NF), Nirvana na Cozinha (NF), e na Rede com Scheila (NF).  


SERVIÇO

1ª Feira Popular Vegana em Nova Friburgo

Data: 07/06 (sábado)

Horário: 10h às 18h

Local: Usina Cultural Energisa  - Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro (espaço anexo - loja)

Entrada franca.

Outras informações @friburgovegan 

terça-feira, 20 de maio de 2025

FriCine - Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro

 

No dia 16 de maio de 2025, data em que se comemora o aniversário de Nova Friburgo, a cidade recebeu um importante presente. Nesse dia, o governador em exercício, Thiago Pampolha, sancionou a Lei nº 10.780, que declara o Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo - FriCine - como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 2006 pelos cineastas e ambientalistas Pedro Cavalcanti e Ana Cavalcanti (in memoriam - foto), o FriCine possui uma trajetória expressiva no circuito brasileiro de festivais de cinema, evidenciando sua relevância para a população friburguense. Com foco na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, o festival exibe gratuitamente filmes de todo o mundo por meio de mostras competitivas internacionais e regionais. Na edição passada, mais de 2.500 filmes de diversas partes do planeta foram inscritos.

Além das mostras competitivas e especiais, o FriCine também oferece palestras, painéis e mesas-redondas, com a participação de personalidades de destaque, como o teólogo e historiador Leonardo Boff, o jornalista e ambientalista André Trigueiro, e os cineastas Roberto Farias, Vladimir Carvalho, Walter Carvalho e Silvio Tendler.

Desde sua oitava edição, realizada em 2019, o FriCine promove ainda a Oficina de Criação Cinematográfica, cujo objetivo é inserir estudantes das escolas friburguenses no universo do cinema, por meio de oficinas de Roteiro e Direção. Sob a orientação de Alan Andrade e Manoel Espedito, diretores do festival, os estudantes transformam suas redações em curtas-metragens, exibidos no encerramento de cada edição.

https://www.instagram.com/fricinefest/

Fonte: PMNF


segunda-feira, 19 de maio de 2025

"O dia em que São Pedro da Serra desapareceu" - Lançamento


De quinta-feira, dia 22 de maio, a domingo, dia 25, acontece em São Pedro da Serra (distrito de Nova Friburgo/RJ) uma série de pequenos encontros que marcam o lançamento do livro “O dia em que São Pedro da Serra desapareceu”. O romance bebe da fonte do realismo fantástico para desenrolar em suas 250 páginas uma trama que começa com o desaparecimento de boa parte da vila e de muitos de seus moradores e acaba tendo reflexos sobre o planeta inteiro. Embora ambientada no vilarejo, a história é universal e pode ser apreciada por qualquer pessoa, mesmo quem nunca tenha visitado a região. 

O autor principal do livro é o jornalista carioca João Carlos Leal, que há 20 anos mora em São Pedro da Serra, onde tem uma pousada. Principal, porque, o livro começou a ser escrito a quatro mãos, numa parceria dele com a vizinha e amiga, Sheila Fintelman, num projeto que era para funcionar como um jogo, em que cada um elaborava uma cena e enviava para o outro conduzir a história a partir dali. Como Sheila voltou a fazer faculdade logo no início dessa brincadeira, João decidiu seguir em frente, adotando - como ele diz - os personagens abandonados pela amiga e criando muitos outros.

   
O livro “O dia em que São Pedro da Serra desapareceu” terá a seguinte agenda de lançamentos que incluem apresentação, bate-papo, venda e autógrafos:

Quinta-feira, dia 22/05

7h - Academia Atitude Fitness

18h30 - Casa dos Saberes

Sexta-feira, dia 23/05

19h - Espaço Solar

Sábado, dia 24/05

19h - Armazém Andar de Cima

Domingo, dia 25/05

12h - Restaurante Vó Paulina

São Pedro da Serra

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Free Mountain Festival movimenta Nova Friburgo nos dias 30 de maio a 1º de junho

Nova Friburgo será palco do Free Mountain Festival, o primeiro festival de atividades esportivas ao ar livre da Região Serrana do Rio de Janeiro. Inspirado nos tradicionais festivais de montanha europeus, o evento acontece de 30 de maio a 1º de junho. Juntando-se ao Centro Excursionista Friburguense (CEF), o projeto se transformou também na abertura oficial da temporada de montanhismo de Nova Friburgo.

Em 2021, foi realizado um evento piloto do Free Mountain Festival em formato híbrido, com atividades online e experiências presenciais restritas por conta da pandemia da Covid-19. Agora, em 2025, o evento estreia em sua forma completa, com a presença do público e foco na vivência ao ar livre.

A arena principal será montada na Arp, no Centro, mas as atrações se estendem a outros pontos da cidade, como a Volta da Caledônia, no bairro Cascatinha, e o Sanandú Bike Park, em Stucky.

O cronograma inclui quatro atividades que exigem inscrição prévia, sendo três delas pagas: Volta da Caledônia (corrida), Eco Trekking Catarinas (caminhada) e Bike Day Sanandú Park (Mountain Bike). O Festival de Boulder, focado em escalada, é gratuito. Todos os participantes inscritos nas atividades pagas recebem um kit oficial com camisa, ecobag, ecocopo e medalha.

Na Arp, o público terá acesso gratuito a atividades como yoga, slackline, oficinas, palestras, shows, sessões de cinema, espaço infantil, exposição fotográfica e experiências de iniciação à escalada. A programação completa está disponível no site oficial e nas redes sociais do evento, no perfil @freemountainfestival.

O festival foi idealizado para valorizar o potencial natural de Nova Friburgo, que abriga as duas maiores montanhas da Serra do Mar e se destaca como destino de referência em meio ambiente e ecoturismo. A proposta é proporcionar experiências memoráveis na natureza e promover valores como o amor ao planeta e o respeito ao meio ambiente.

“O Free Mountain é um sonho coletivo. Nestes 10 anos praticando trail running pelas montanhas da cidade, já perdi a conta de quantas vezes conversamos sobre como é possível que Nova Friburgo, que tem o segundo centro de excursionismo mais antigo do Brasil, abriga as duas maiores montanhas da Serra do Mar e ainda é berço de escaladores que fizeram história no alpinismo nacional, não tivesse um evento que celebrasse a vida ao ar livre", comenta Daniel Abreu, idealizador do projeto. 

O Free Mountain Festival é apresentado pela DLK Modas e Toyoserra, com patrocínio da Unimed Serrana RJ, Espaço Arp, Cerveja Serra Carioca e Casa Cônego. Conta com apoio da Oficina da Cor, Cia das Botas, Lojas Rezende e Estúdio Frame 8. O apoio institucional é da Secretaria Municipal de Esportes de Nova Friburgo, do Parque Estadual dos Três Picos e do Centro Excursionista Friburguense, parceiro na realização. O Caledônia Camping oferece suporte logístico e a co-produção é da Br4 Branding. A InterTV RJ e o Descubra Nova Friburgo são as mídias oficiais do evento.

SERVIÇO:

Free Mountain Festival

Data: de 30 de maio a 1º de junho de 2025

Local: Espaço Arp, Parque Municipal Juarez Frotté e Sanandú Bike Park

Entrada gratuita | Inscrições e programação: www.freemountain.com.br

Crédito das fotos: Divulgação

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Imagine realizar um evento na TERRA dos MAGOS, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo/RJ

 


Imagine realizar um evento na TERRA dos MAGOS! 

Um sítio localizado em Lumiar (distrito de Nova Friburgo/RJ), com 120.000m2 de natureza exuberante, com serviços impecáveis de alimentação e hospedagem, ideal para grupos, inclusive.

A @terradosmagos oferece um salão de 120m2 totalmente equipado, Wi-Fi, rio que passa dentro da propriedade, piscina aquecida, trilha na mata, campo aberto para atividade livre e muito mais. O espaço hospeda até 24 pessoas.

Facilitadores/terapeutas/professores irão amar desenvolver atividades no local! No link da bio @terradosmagos você pode conhecer um pouco mais e pelo WhatsApp (21)98136-4718, tirar dúvidas e obter informações específicas de acordo com a sua necessidade. 

#terradosmagos #naredecomscheila #comoéqueéisso #sítio #lumiar #novafriburgorj #evento #curso #facilitador #terapeuta #professor #novafriburgo #natureza #descubranovafriburgo #visitelumiar #meio ambiente

https://www.instagram.com/terradosmagos/

https://www.terradosmagos.com.br/ 

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Oportunidade para o seu projeto!

Se você procura um espaço em Nova Friburgo, no centro, para oferecer um Curso, promover Palestra, Feira, Mostra, Reunião, Exposição, Lançamento, Ensaio...

Como é que é isso, Scheila? rsrsr

Mande um e-mail para naredecomscheila@gmail.com descrevendo a sua proposta! Quem sabe posso te ajudar?

Fato é que vivemos um momento em que o futuro das cidades depende, cada vez mais, da nossa capacidade de imaginar novos modos de convivência e uso dos espaços.

Surgiram ideias e possibilidades!!

Vamos conversar?

 

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Exposição "Pirilampos do Planeta" ilumina o Espaço Arp, em Nova Friburgo/RJ, até 12 de maio

O projeto Pirilampos do Planeta apresenta sua mais recente exposição no Espaço Arp, em Nova Friburgo. Aberta ao público até o dia 12 de maio de 2025, a mostra é um convite ao encantamento e à reflexão sobre o impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente.

Criado por Lula Duffrayer e Flávio Carvalho, o Pirilampos do Planeta nasceu dentro de uma reserva florestal em Três Córregos, área rural da cidade de Teresópolis (RJ), como uma forma de retribuição à natureza. A dupla transforma resíduos plásticos descartados — recolhidos em parceria com cooperativas de catadores e ONGs — em esculturas de luz que dialogam com o design contemporâneo e despertam a memória afetiva do público.

Com quatro anos de trajetória, o projeto já retirou do meio ambiente uma tonelada de resíduos plásticos, os ressignificando em peças artísticas únicas. A iniciativa também promove a economia circular, valorizando a cadeia de coleta seletiva e gerando renda extra para os profissionais dessa área.

Durante o lançamento da escultura no Espaço Arp, Lula e Flávio ressaltaram: "A poluição plástica é hoje um dos maiores problemas do planeta. Criamos o projeto para retirar o máximo de plástico do meio ambiente e transformá-lo em arte. A gente ficou extremamente honrado com o convite porque a gente já conhecia o Espaço Arp e entendia que o trabalho feito aqui tem uma importância muito grande em torno do trabalho cultural junto à comunidade. Então trazer nesse momento em que o trabalho está muito mais maduro, é muito interessante pra gente”.

O Pirilampos do Planeta tem se destacado em grandes eventos culturais. Entre eles, a monumental instalação no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, com um lustre flutuante feito inteiramente de resíduos, e a intervenção na Festa da Luz de Belo Horizonte, onde uma serpente luminosa feita de plástico reciclado ocupou a fachada Art Déco do edifício Chagas Dória. Além disso, marcaram presença na Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e ocuparam o camarote SOMA, 1° camarote sustentável na Marquês de Sapucaí do Rio de Janeiro, em 2023.

Aliás, essa ocupação serviu de inspiração para o enredo da Raio de Luar, Escola de Samba do Grupo A de Nova Friburgo, em 2024, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Melo. A homenagem da escola aos Pirilampos do Planeta rendeu um carro alegórico todo produzido com a arte dos dois, além da presença dos artistas no desfile. “Ficamos emocionados em conhecer com mais detalhes a história do bloco e sua importância para a comunidade local e para a cidade”.

O trabalho da dupla ficará exposto até o dia 12 de maio de 2025 na Rua das Rendas do Espaço Arp. Entrada gratuita.

SERVIÇO:

Exposição Pirilampos do Planeta

Local: Rua das Rendas do Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, nº 80 – Centro)

Data: Até 12 de maio de 2025

Hora: 7h às 23h

Instagram: @espacoarp @pirilamposdoplaneta


Nova Friburgo ganha sala de leitura e livraria para crianças e jovens leitores

Foto João Bosco

Com um acervo de mais de 800 títulos, a Tangolomango, o novo espaço para a leitura e livraria em Nova Friburgo, terá obras para o pequeno e jovem leitor, reunindo mitos, lendas, contos tradicionais, obras para a primeira infância e para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inauguração acontecerá no dia 10 de maio (sábado), das 15h às 18h, na Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União -, no Centro.

“Mais que um ponto comercial, a Tangolomango tem o objetivo de fomentar a leitura e resgatar a arte de contar histórias, seja em casa ou na escola, como fonte de afeto e conhecimento”, explica ator e contador de história, Laerte Vargas, responsável pelo espaço de leitura e livraria.

Os títulos disponíveis na Tangolomango, foram cuidadosamente selecionados pelo seu responsável, priorizando as publicações que, além de textos de qualidade, apresentem um esmerado trabalho de ilustradores famosos. Todo esse trabalho foi norteado pela vasta experiência da educadora pós-graduada em literatura infantil e proprietária da Espaço Aberto, Tânia Damásio Rocha.

Sorteio de livro autografado por Álvaro Ottoni

A festa de inauguração da Tangolomango terá diversas atrações, como o violonista Reinaldo Queiroz, responsável pela Casa dos Saberes, projeto que atende escolas em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, com sucessos tocadas no ritmo das cirandas populares. Depois, Laerte Vargas contará Rumpelstilttskin, dos Irmãos Grimm, um clássico dos contos populares. As crianças também poderão saborear pipocas com mate e participar de sorteio de uma obra do autor Álvaro Ottoni, autografada por ele.

Serviço

Inauguração Livraria Tangolomango

Data: 10 de maio de 2025

Horário: 15h às 18h

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União - Centro - Nova Friburgo/RJ 

Luiz Kingsman e Odoguiinha lançam parceria que une funk e forró e já embala rádios do Rio e Pernambuco


Já está disponível nas principais plataformas digitais o single “Se Decepção Matasse”, a colaboração inédita entre Luiz Kingsman e Odoguiinha que marca a união entre dois dos ritmos mais populares do país: o funk e o forró. A faixa foi lançada à meia-noite do dia 01 de maio, acompanhada de um videoclipe ambientado nas paisagens da Praia de Gaibu, no litoral sul de Pernambuco, e já está tocando nas principais rádios de São Paulo, Rio de Janeiro e de Pernambuco.

Escrita por Luiz Kingsman, “Se Decepção Matasse” mistura as batidas marcantes do funk com a melodia contagiante do forró. A música foi composta com a proposta de unir estilos distintos em uma única faixa dançante. O convite para a parceria surgiu pelas redes sociais, como contou Odoguiinha. “Recebi a mensagem do Kingsman e topei na hora. A canção tem uma pegada massa, diferente, e que mistura o melhor dos dois universos musicais”, declarou o cantor. 

O single é uma composição autoral dos dois artistas pernambucanos, que somam milhões de visualizações em suas carreiras. Odoguiinha, natural de Vitória de Santo Antão, tem ganhado destaque no cenário musical com sucessos como “Muero Por Tenerte”, que ultrapassou 2 milhões de acessos nas plataformas digitais. Conhecido por suas participações em programas de TV, o cantor atualmente está em turnê pelo Brasil, realizando shows e colaborações com grandes nomes da música nacional. Luiz Kingsman, por sua vez, é natural de João Alfredo e ganhou projeção em São Paulo em 2016, quando ficou conhecida como cover da cantora Anitta. Desde então, construiu uma trajetória autoral no cenário musical, com trabalhos que mesclam ritmos e referências diversas.

A faixa é acompanhada de um videoclipe gravado na praia de Gaibu, em Pernambuco, cenário que complementa a carga emocional da música. “Essa canção é muito pessoal pra mim. Cada palavra carrega uma dor, mas também uma superação. Queríamos que o público sentisse isso com a gente”, afirma Odoguiinha. “Gravar esse clipe em Gaibu foi mágico. O mar, o vento, tudo parecia conversar com a letra. É um trabalho que a gente fez com o coração”, completa Luiz Kingsman.

O videoclipe, dirigido por uma equipe independente, foi gravado integralmente em Pernambuco. Com uma estética praiana, a produção apostou em uma narrativa visual que acompanha a energia da canção, valorizando o cenário natural e descontraído da Praia de Gaibu.

A colaboração entre os dois artistas vinha sendo aguardada pelos fãs desde os primeiros indícios divulgados nas redes sociais. “Essa música é uma mistura da nossa essência. A ideia era criar algo novo, sem perder nossa identidade”, afirmou Luiz Kingsman em nota enviada à reportagem.

Luiz Kingsman, natural de João Alfredo (PE), tem se destacado no cenário do funk com músicas autorais e colaborações com nomes do Sudeste. Já Odoguiinha, pernambucano, construiu sua trajetória no forró moderno, incorporando elementos eletrônicos e urbanos ao gênero tradicional.

“Se Decepção Matasse” já pode ser ouvida nas principais plataformas digitais. O videoclipe está disponível no canal oficial de Luiz Kingsman no YouTube.

Ouça Agora: https://open.spotify.com/album/5f8sHn9eiE9Roj84HrV4aa

Assista ao Videoclipe:

https://youtu.be/4N6QfaI33OA?si=JPaggfG1WxLa80tU

Fonte: Alex Ferraz

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Fevest Experience 2025

 


A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, se prepara para receber a Fevest Experience 2025, considerada a maior feira de lingerie, moda praia, fitness e matéria-prima da América Latina. O evento, que acontecerá de 24 a 26 de junho, no tradicional Nova Friburgo Country Clube, promete, mais uma vez, apresentar o que há de mais inovador no setor têxtil e de confecção.

ACESSE https://burburinhofevest.blogspot.com/ 

terça-feira, 15 de abril de 2025

Participantes de Oficina de Bordado, com Luísa Lacerda e Jamille Bringuenti, deram asas à imaginação

 - Com quatro encontros em abril, “Asas do feito à mão” fez surgir diferentes degradês de azul em cada criação -

Os moradores(as) de Nova Friburgo foram brindados com a Oficina gratuita de Bordado “Asas do feito à mão”, ministrada por Luísa Lacerda (professora e idealizadora do projeto) e Jamille Bringuenti (bordadeira que atuou como professora assistente e especialista em educação inclusiva), no distrito de São Pedro da Serra, para quem queria aprender a bordar e conhecer os conceitos básicos do bordado livre, com destaque para a técnica de pintura de agulha em bordados realistas. Os encontros foram realizados na Escola Municipal São Pedro da Serra, nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, das 9h às 13h. 

As inscrições foram realizadas de forma remota e as 14 vagas disponíveis foram preenchidas rapidamente, já nos dois primeiros dias após o início da divulgação da Oficina. A turma contou com cursistas de idades variadas, de 27 a 68 anos, e a presença de um único bordadeiro. Cada um(a) recebeu um kit com todos os materiais necessários para o acompanhamento das aulas e, a partir dos exercícios propostos, foram capazes de bordar uma borboleta azul cheia de detalhes e degradês, mesmo não tendo conhecimento prévio. 

Nem mesmo as chuvas fortes do primeiro final de semana atrapalharam os encontros, já que a maioria dos cursistas moravam muito próximos à escola. Foram quatro reuniões, nas quais todos(as) se empenharam bastante e conseguiram resultados surpreendentes. “Nunca imaginei poder fazer coisas assim”, contou Nádia Cristina de Lima, de 59 anos, mesmo já tendo experiência com crochê e tricô. 

Muitas das alunas demonstraram interesse em participar de novas oficinas e declararam que o curso superou as expectativas, podendo experimentar alguns dos benefícios do bordado feito à mão: bordar é uma terapia, estimula a criatividade, é um exercício para concentração e foco. Pode ser também um caminho para aumentar a renda familiar. Mas, mais do que isso, ajuda a relaxar e melhorar a saúde mental e o bem-estar emocional de quem borda. A Oficina “Asas do feito à mão” propôs que os encontros fossem espaços de escuta e produção de sentidos, uma oportunidade para ressignificar a vida através do bordado, uma vez que o bordado é meio de encantamento e não apenas uma técnica.

A grande procura e os resultados da Oficina de Bordado surpreenderam as professoras: “Teremos que propor outras ações como esta”, conta Luísa Lacerda já pensando na realização de um encontro de bordadeiras(os) em São Pedro da Serra no mês de maio e, por que não, na realização de uma nova edição da Oficina.


O projeto foi premiado no Edital Multilinguagens, uma realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Nova Friburgo e da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o que permitiu que as artistas atendessem aos cursistas de forma gratuita, com o custeio de todo material e, ainda, contando com um plano de acessibilidade oferecido pela equipe Acesso Um - Comunicação Acessível. 

A oficina também recebeu o apoio da Direção da Escola Municipal São Pedro da Serra, que cedeu o espaço da sala de aula, refeitório e banheiro com acessibilidade durante os quatro encontros presenciais. “Isso demonstra a importância do apoio dos editais e aparelhos públicos, para que realizemos projetos como este de maneira acessível, gratuita, e que possam atingir um público diversificado e plural”, ressalta Luísa. 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Nosso Encontro: Evento une moda, gastronomia e solidariedade em Niterói

No dia 26 de abril (sábado), a cidade de Niterói recebe o evento "Nosso Encontro", que promete reunir moda, gastronomia, bem-estar, arte e solidariedade em um único espaço. A programação acontece no Central Prime, localizado na Rua Paulo Gustavo, 251, 4º andar – Cobertura, em Icaraí, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

A proposta do evento é proporcionar uma experiência única de conexão entre empreendedores e visitantes, promovendo um ambiente vibrante e acolhedor. Segundo Lacyone Vasquez, idealizadora do "Nosso Encontro", a iniciativa nasceu do desejo de reunir marcas e serviços em um espaço de alto astral, colaborativo e harmonioso. "Queremos oferecer um momento especial de troca e interação, onde diferentes segmentos possam se conectar e fortalecer suas redes", destaca.

Destaques do Evento

O evento contará com expositores de diversos segmentos, incluindo moda, gastronomia e serviços, oferecendo uma experiência diversificada para os visitantes.

Entre as atrações confirmadas, destacam-se:

Lançamentos de coleções de diferentes marcas, trazendo novidades do mundo da moda;

Desfiles de marcas e acessórios, exibindo as últimas tendências e criações exclusivas;

Experiências gastronômicas com a participação de chefs e representantes da culinária local;

Sorteios exclusivos para os participantes;

Evento pet friendly, permitindo que os visitantes levem seus animais de estimação para aproveitar o dia com conforto e segurança;

Música ambiente envolvente para tornar a experiência ainda mais agradável;

Ambiente climatizado, garantindo o conforto do público durante todo o evento.

Solidariedade e Impacto Social

Além de fomentar negócios e promover a cultura local, o "Nosso Encontro" tem um importante compromisso social. Parte da arrecadação será destinada à ACHUAP (Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro), uma instituição que auxilia pacientes internados e o próprio HUAP, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. A ACHUAP atua fornecendo cadeiras de rodas e de banho, muletas, colchões especiais, exames e medicamentos não disponibilizados pelo SUS, além de suplementos para pacientes oncológicos, enxovais para bebês, cobertores e brinquedos.

Os visitantes do evento podem contribuir adquirindo produtos e serviços dos expositores, incentivando a continuidade do evento e ampliando seu impacto positivo.

Serviço

Evento: Nosso Encontro

Data: 26 de abril (sábado)

Horário: 10h às 20h

Local: Central Prime - Rua Paulo Gustavo, 251, 4º andar - Cobertura, Icaraí, Niterói

Entrada: Gratuita

Informações: WhatsApp: (21) 98215-1926

Instagram: @exponossoencontro

 

quarta-feira, 26 de março de 2025

Visita guiada com Lani Goeldi - Exposição "O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade"

O Espaço Arp, em Nova Friburgo/RJ, promoverá uma visita guiada pela Lani Goeldi à Exposição: O legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, ciência e sustentabilidade, no dia 01 de abril (terça-feira), às 18 horas, no Bloco 11. 

Lani Goeldi é descendente direta de Dr. Emílio Goeldi, cientista suíço que chegou ao Brasil no século XIX e desenvolveu pesquisas e estudos da biodiversidade amazônica e do artista modernista Oswaldo Goeldi, filho de Emilio Goeldi.

A exposição celebra o compromisso histórico da Suíça com a região amazônica no âmbito artístico, científico e da sustentabilidade.