Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Nosso Encontro: Evento une moda, gastronomia e solidariedade em Niterói

No dia 26 de abril (sábado), a cidade de Niterói recebe o evento "Nosso Encontro", que promete reunir moda, gastronomia, bem-estar, arte e solidariedade em um único espaço. A programação acontece no Central Prime, localizado na Rua Paulo Gustavo, 251, 4º andar – Cobertura, em Icaraí, das 10h às 20h, com entrada gratuita.

A proposta do evento é proporcionar uma experiência única de conexão entre empreendedores e visitantes, promovendo um ambiente vibrante e acolhedor. Segundo Lacyone Vasquez, idealizadora do "Nosso Encontro", a iniciativa nasceu do desejo de reunir marcas e serviços em um espaço de alto astral, colaborativo e harmonioso. "Queremos oferecer um momento especial de troca e interação, onde diferentes segmentos possam se conectar e fortalecer suas redes", destaca.

Destaques do Evento

O evento contará com expositores de diversos segmentos, incluindo moda, gastronomia e serviços, oferecendo uma experiência diversificada para os visitantes.

Entre as atrações confirmadas, destacam-se:

Lançamentos de coleções de diferentes marcas, trazendo novidades do mundo da moda;

Desfiles de marcas e acessórios, exibindo as últimas tendências e criações exclusivas;

Experiências gastronômicas com a participação de chefs e representantes da culinária local;

Sorteios exclusivos para os participantes;

Evento pet friendly, permitindo que os visitantes levem seus animais de estimação para aproveitar o dia com conforto e segurança;

Música ambiente envolvente para tornar a experiência ainda mais agradável;

Ambiente climatizado, garantindo o conforto do público durante todo o evento.

Solidariedade e Impacto Social

Além de fomentar negócios e promover a cultura local, o "Nosso Encontro" tem um importante compromisso social. Parte da arrecadação será destinada à ACHUAP (Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro), uma instituição que auxilia pacientes internados e o próprio HUAP, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. A ACHUAP atua fornecendo cadeiras de rodas e de banho, muletas, colchões especiais, exames e medicamentos não disponibilizados pelo SUS, além de suplementos para pacientes oncológicos, enxovais para bebês, cobertores e brinquedos.

Os visitantes do evento podem contribuir adquirindo produtos e serviços dos expositores, incentivando a continuidade do evento e ampliando seu impacto positivo.

Serviço

Evento: Nosso Encontro

Data: 26 de abril (sábado)

Horário: 10h às 20h

Local: Central Prime - Rua Paulo Gustavo, 251, 4º andar - Cobertura, Icaraí, Niterói

Entrada: Gratuita

Informações: WhatsApp: (21) 98215-1926

Instagram: @exponossoencontro

 

quarta-feira, 26 de março de 2025

Visita guiada com Lani Goeldi - Exposição "O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade"

O Espaço Arp, em Nova Friburgo/RJ, promoverá uma visita guiada pela Lani Goeldi à Exposição: O legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, ciência e sustentabilidade, no dia 01 de abril (terça-feira), às 18 horas, no Bloco 11. 

Lani Goeldi é descendente direta de Dr. Emílio Goeldi, cientista suíço que chegou ao Brasil no século XIX e desenvolveu pesquisas e estudos da biodiversidade amazônica e do artista modernista Oswaldo Goeldi, filho de Emilio Goeldi.

A exposição celebra o compromisso histórico da Suíça com a região amazônica no âmbito artístico, científico e da sustentabilidade. 




 

terça-feira, 18 de março de 2025

A bordadeira Luísa Lacerda realizará Oficina de Bordado - Técnica de Pintura de Agulha - “Asas do feito à mão”, em Nova Friburgo/RJ

 - As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 24 de março - 


“Asas do feito à mão” não se trata de um novo disco da musicista Luísa Lacerda e sim de Oficina de Bordado com a técnica de Pintura de Agulha, que ela ministrará gratuitamente em Nova Friburgo/RJ, no distrito de São Pedro da Serra, nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, das 9h às 13h, acompanhada de Jamille Bringuenti, também bordadeira, que atuará como professora-assistente, especialista em Educação Inclusiva.

A oficina, que será na Escola Municipal São Pedro da Serra (Rua Rodrigues Alves, 74), apresentará os Conceitos Básicos do Bordado Livre, com destaque para a Técnica de Pintura de Agulha em Bordados Realistas. Serão oferecidas 14 vagas por ordem de inscrição, sendo que 20% das vagas estão reservadas para pessoas com deficiência (PcD). 

Cada cursista receberá um kit gratuito com todos os materiais necessários para o acompanhamento das aulas, que serão divididas em quatro (4) encontros presenciais durante dois finais de semana consecutivos. Cada aula terá quatro (4) horas de duração, totalizando 16 horas de curso. A partir dos exercícios propostos nas aulas, os cursistas serão capazes de bordar uma borboleta azul cheia de detalhes e degradês, mesmo que não tenham conhecimento prévio. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de março pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScb44hsbWRy1bTE12xNtw5kGkmOhbHhcyi9eRzETwDh1TwwYQ/viewform?usp=header . A lista de alunos(as) contemplados(as) será divulgada até o dia 25/03 via e-mail. 

O projeto, contemplado pelo Edital Multilinguagens, é uma realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Nova Friburgo e da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o que permitirá a participação de um público diversificado e plural, sem qualquer custo para os(as) participantes. 

Benefícios do bordado feito à mão

“Bordar é uma terapia, estimula a criatividade, é um exercício para concentração e foco. Pode ser também um caminho para aumentar a renda familiar. Mas, mais do que isso, ajuda a relaxar e melhorar a saúde mental e o bem-estar emocional de quem borda. A oficina “Asas do feito à mão” propõe que os encontros sejam espaços de escuta e produção de sentidos, uma oportunidade para reencantar e ressignificar a vida através do bordado, uma vez que o bordado é meio de encantamento e não apenas uma técnica”, destaca Luísa Lacerda.

As bordadeiras

Luísa Lacerda e Jamille Bringuenti se conheceram em 2005, quando cursavam o Ensino Médio em Nova Friburgo. Posteriormente, com a mudança para o Rio de Janeiro, para cursarem o Nível Superior, acabaram se separando, mas sempre mantendo o contato. Ambas se envolveram e se especializaram em atividades artísticas. Luísa, na área da música, como violonista, cantora, arranjadora e produtora cultural e, posteriormente, descobriu e se aprofundou na arte do bordado, fundando, com sucesso, a marca Borda do Céu @borda.do.ceu. 

Jamille sempre se interessou pelas artes manuais. Filha de artistas, cursou quatro períodos de Design de Moda, experiência que enriqueceu seu repertório e estimulou a prática do Bordado Livre. Frequentou as aulas de bordado de Luísa Lacerda, em 2023, iniciando sua própria marca, o Manola Ateliê @manola.atelie. Assim nasceu a ideia de ministrarem, juntas, uma Oficina de bordado.


SERVIÇO

“Asas do feito à mão” - Oficina de Bordado e Técnica de Pintura de Agulha

Com Luísa Lacerda e Jamille Bringuenti

Dias 5, 6, 12 e 13 de abril (sábados e domingos)

Horário: 9h às 13h

Escola Municipal São Pedro da Serra (Rua Rodrigues Alves, 74) – Distrito de São Pedro da Serra – Nova Friburgo/RJ

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScb44hsbWRy1bTE12xNtw5kGkmOhbHhcyi9eRzETwDh1TwwYQ/viewform?usp=header

Contato: bordados.borda.do.ceu@gmail.com 

Atividade gratuita

Siga: @borda.do.ceu e @manola.atelie

quinta-feira, 13 de março de 2025

Um mergulho nas memórias de Nova Friburgo/RJ


No dia 14 de março, começa a terceira edição do Projeto Usina Viva, que se estenderá até dezembro, resgatando as memórias de Nova Friburgo por meio da arte, reflexão e questionamento das narrativas históricas. Com uma programação gratuita e diversificada, incluindo música, dança, teatro, cinema, palestras, oficinas, curso de teatro, concurso literário e outras expressões artísticas, o evento valoriza a história e o conhecimento coletivo. A abertura será nesta sexta-feira, 14/03, às 19 horas, com show de Bruna Bento (foto), seguido pelo espetáculo "Pipoca", de Márcio Cunha, no dia 15, às 20h. As atividades serão na Usina Cultural Energisa.

Além disso, o Usina Viva apresenta novidades como o pocket show intimista "Luminosa ao vivo", com talentos locais, cujas performances serão gravadas e transformadas em web série. Além das tradicionais apresentações, haverá exibições de filmes seguidas de debates sobre memória, reforçando a conexão entre arte e reflexão. A formação artística será ampliada com quatro oficinas e o curso regular de teatro com Tomás Braune, proporcionando um espaço contínuo de aprendizado.

Em comemoração aos 120 anos do Grupo Energisa, será criada a Plataforma digital da memória de Nova Friburgo, reunindo histórias, depoimentos e imagens da cidade. Essa ferramenta permitirá que todos acessem, compartilhem e se apropriem dessas narrativas, funcionando como uma ferramenta essencial para preservar as memórias da cidade e oferecer uma nova perspectiva sobre a identidade local.

“Estamos sempre buscando inovar, sem deixar de resgatar o que fizemos nas edições anteriores, promovendo a democratização e a diversidade cultural. É gratificante ver a evolução do projeto, que começou com foco no audiovisual em 2022 e agora explora as artes cênicas com tanta intimidade. Este ano, com a introdução da literatura, esperamos alcançar ainda mais pessoas interessadas em diversas linguagens artísticas”, destaca Guilherme Rezende Jr, produtor executivo do projeto, ressaltando a continuidade e expansão das atividades.

“A Usina Cultural Energisa completa 24 anos de atuação no cenário cultural, consolidando-se como um espaço único e aberto para os artistas, mostrando o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor cultural. E o Usina Viva faz parte dessa transformação, contribuindo para o fortalecimento da cultura local”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

O Usina Viva é realizado pela Clóvis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa e Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, garantindo a viabilidade e o alcance do projeto.

Confira a programação do final de semana de lançamento:

14/03 às 18h – Cerimonial de Lançamento

14/03 às 19h – Pocket Show Luminosa convida Bruna Bento

15/03 às 20h – Espetáculo Pipoca, com Márcio Cunha

Serviço:

Local: Usina Cultural Nova Friburgo (Praça Pres. Getúlio Vargas, 55, Centro, Nova Friburgo)

Entrada: Gratuita com retirada de ingressos uma hora antes de cada atividade

Classificação indicativa: Livre

Sobre a Energisa

Com 120 anos de história celebrados no último dia 26, a Energisa é pioneira em inovação no setor elétrico brasileiro. Fundada em 1905, a empresa se tornou um dos maiores grupos privados do setor, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em 97% do território nacional. Com presença em Sumidouro e Nova Friburgo há quase 30 anos, a Energisa Minas Rio contribui para o desenvolvimento social e econômico da região. A empresa atende mais de 120 mil clientes no estado, garantindo energia segura para residências, indústrias e comércios locais. Estes investimentos impulsionam a economia do estado e geram centenas de empregos diretos.

quarta-feira, 12 de março de 2025

Nativa - Mostra de Artes Visuais do Projeto Resistência Artística

 Terceira temporada da iniciativa estreia nesta sexta-feira, 14, na Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo/RJ

A terceira e nova temporada do Projeto Resistência Artística pretende envolver o público em um diálogo sensorial entre a arte, a natureza e a sociedade contemporânea a partir desta sexta-feira, 14 de março, na Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo. A exposição NATIVA convida à imersão em ambientes temáticos com obras em diversas abordagens, proporcionando a experiência em instalações artísticas, lúdicas e questionadoras.

NATIVA apresenta os artistas Sofia Seda, Clarice Rocha Goulart, Dona Peta Arara e Esteban Arara, sob a curadoria e mediação de Mário Moreira, Tiago Vianna e Mario Massena, em ambientações e poéticas que confrontam nossa atual desconexão com a natureza, de maneira direta e sensível.

"O ser humano também é natureza, é parte da teia da vida e dela indissociável. Para além da separação entre o ser natural e o ser cultural, a arte, diante do cenário de emergência climática, oferece outras cosmovisões, geopoéticas e eco-psicologias possíveis. Pensar questões ecológicas é também refletir sobre modos e condições de vida, hábitos, imaginários, memórias e a maneira como nos relacionamos com tudo aquilo que nos rodeia e é diferente de nós. Afinal, a arte nos diferencia e nos aproxima simultaneamente", esclarecem os curadores do projeto.

A exposição é gratuita, aberta ao público e ficará disponível até o dia 24 de maio, sempre de terça-feira a sábado, das 13h às 20h, na Usina Cultural Energisa - Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro.

Ao longo dos meses, o Projeto Resistência Artística vai oferecer também, dentro de sua programação, oficinas e bate-papos com os artistas da mostra e convidados, começando neste sábado, 15/03, às 15h, com uma roda de conversa com a artista carioca Sofia Seda. Entrada franca.

Sofia é artista plástica e bióloga, unindo arte e ciência em uma abordagem multifacetada que explora pigmentos naturais e suas conexões com os ecossistemas. Suas obras destacam a relação das comunidades locais com os recursos naturais, utilizando materiais extraídos de minerais e vegetais para traduzir pesquisas de campo e bibliográficas em composições únicas. O tempo, tanto como elemento simbólico quanto influenciador dos processos naturais, é um fator essencial em sua criação. Com seu trabalho, Sofia convida à reflexão sobre a preservação ambiental e cultural, promovendo um olhar atento e sustentável para as futuras gerações. A artista coleciona currículo diverso expondo na capital do estado.

SERVIÇO:

NATIVA - a nova mostra de artes visuais do Projeto Resistência Artística

Data: 14 de março a 24 de maio

Horário: abertura (17h), exposição (terça a sábado, das 13h às 20h)

Local: Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro | Nova Friburgo)

Entrada franca | Classificação Livre

terça-feira, 11 de março de 2025

Ginásio da Firjan Sesi Esportivo Frederico Sichel, em Nova Friburgo/RJ, será reativado


A Firjan Sesi anunciou nesta terça-feira, 11/3, a reforma do Ginásio da Firjan Sesi Esportivo Frederico Sichel, em Nova Friburgo/RJ. O investimento de R$6,5 milhões visa modernizar o equipamento esportivo e otimizar o seu uso, viabilizando práticas esportivas e a implementação de projetos sociais em parceria com empresas e poder público. Na ocasião, foi assinado acordo com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que contribuirá para a operacionalização e manutenção do espaço.  A parceria será por 10 anos, com possibilidade de prorrogação.

Na primeira fase, a Firjan Sesi fará a reforma, que inclui piso e cobertura projetada sobre a quadra, vestiários, banheiros, posto médico, marcação de assentos na arquibancada, com capacidade para 3.500 espectadores, e adaptação para acessibilidade. Depois, caberá à CBB investimentos complementares para deixar o ginásio no padrão para ser um centro de treinamento de atletas de alto rendimento e local de jogos oficiais.

“Esse ginásio é um legado da Firjan Sesi para a cidade, será um espaço em que realizaremos projetos sociais que falam diretamente com a missão do Sesi de promoção de saúde e bem-estar. É uma honra ter a CBB conosco nessa jornada”, afirmou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, na cerimônia, que aconteceu na Firjan Senai Espaço da Moda. “As escolinhas de basquete são uma das frentes dessa parceria com a Confederação, que dará nova vida ao ginásio, transformando-o numa arena multiuso”, completou Alexandre dos Reis, diretor executivo Firjan Senai Sesi. 

Centro de Formação

“Estamos construindo um legado que perdurará por muitos anos e fará a diferença na vida de muitas pessoas. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento, com o esporte, com a educação e com o futuro”, destacou a presidente da Firjan Centro-Norte, a empresária Márcia Carestiato, uma grande entusiasta do projeto. “A parceria com a Firjan Sesi formaliza a realização de um sonho: do basquete ter um Centro de Excelência e Formação. É o começo de um projeto muito maior e que temos certeza, colherá muitos frutos para a modalidade no país”, comemorou Marcelo Sousa, presidente da CBB. 

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, destaca que essa união vai ampliar as oportunidades e gerar frutos para o esporte na cidade: “A gente não tem ideia e dimensão do quanto essa parceria transformará vidas, principalmente, das crianças. Serão gerados muitos frutos e colheremos grandes resultados com esse marco”, acrescentou.

Os próximos passos são concluir o projeto executivo, elaborar especificação técnica e orçamento e licitar a obra.

Companhia Arteira apresenta o documentário ficcional “Saci – O inquérito”, dias 14 e 15 de março em Nova Friburgo/RJ

Inspirada pela obra literária de Monteiro Lobato: Saci-Pererê, a Companhia Arteira pesquisou histórias para produzir o Documentário Ficcional “Saci - O Inquérito”, que teve sua estreia em Cordeiro/RJ no dia 07 de março. De lá, o curta-metragem segue para Nova Friburgo com exibições em 14 de março (sexta-feira), às 19 horas, na Casa (Companhia Arteira Sede Artística - Rua Mac Níven, 45 – Centro) e no dia 15 (sábado), no mesmo horário, na localidade de Salinas, no Emporium Rola Papo. A entrada é franca.

O documentário traz para a cena depoimentos e histórias narradas oralmente por moradores (principalmente de áreas rurais e maiores de 60 anos) da região Serra Fluminense, e com elas criam um divertido suspense. Cinco atores contam as experiências vividas com o Saci Pererê, esse importante e notório personagem, símbolo da cultura brasileira, criando um elo entre as narrativas de tradição oral e o cinema, exaltando a importância da preservação da memória. 

“O Saci Pererê é um personagem intrigante! Nas zonas rurais das cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, muitas pessoas, especialmente as mais velhas, ainda guardam na memória lembranças de casos vividos ou narrados por seus pais e avós. Daí a vontade de registrar e contar através de um produto audiovisual, que é de fácil acesso, de forma gratuita, para que muitas outras pessoas, como as crianças, possam conhecer e fortalecer as suas identidades culturais, esse sentimento de pertencimento, uma oportunidade de enriquecer seus potenciais criativo e imaginativo. Na verdade, as pessoas são as maiores estrelas! E o curta está lindo, com música e sonoplastia originais”, comenta o diretor Cássio Campos.

O documentário ficcional “Saci – O inquérito”, que foi contemplado pelo Edital da LPG-2024, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do município de Cordeiro/RJ, teve como locações: Sitio Águas Claras (Macaé de Cima), Mercado Seu Juca (Lumiar), Maria Vitrola (Lumiar), Sítio Mário (Salinas), Casinha João de Barro (Salinas) e Emporium Rola Papo (Salinas). 

Ficha técnica 

Direção: Cássio Campos 

Elenco: Catherine Bon, Gabriela Ribas, Gero Band, Jerônimo Nunes e Silvia Araújo 

Assistente de direção: Catherine Bon

Direção de fotografia: Marcelo Faria 

Direção de arte: Cássio Campos e Sílvia Araújo 

Figurino: Sílvia Araújo 

Trilha Sonora: Alan Ramos 

Montagem: Fernanda Casali

Assessoria de imprensa: Scheila Santiago 

Roteiro: Cássio Campos 

Produção: Cássio Campos 


SERVIÇO

Documentário ficcional “Saci – O inquérito”

Exibição - 14/03 (sexta-feira) às 19h – CASA (Companhia Arteira Sede Artística) - Rua Mac Níven, 45- Centro -Nova Friburgo/RJ

Exibição- 15/03 (sábado) às 19h - Emporium Rola Papo – Salinas/ Nova Friburgo/RJ

Exibição- 04/05 (domingo) às 18h – Cineclube Lumiar/ Nova Friburgo/RJ

Instagram @arteiracompanhia

segunda-feira, 10 de março de 2025

Colli Books lança campanha especial para o Dia do Consumidor com desconto em todo o acervo literário

Entre os dias 9 e 16 de março, a editora Colli Books promove uma campanha especial para celebrar o Dia do Consumidor, oferecendo 10% de desconto em todo o seu acervo literário. A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura e tornar livros de qualidade acessíveis ao público. 

Entre os destaques da campanha, estão títulos que encantam leitores de todas as idades, como “Ayana, uma flor Radiante”, “O Jardim da Amizade”, “Como música para os ouvidos” e “Luke, o macaco atleta”. A seleção inclui obras voltadas ao público infantil e infantojuvenil, trazendo histórias inspiradoras e educativas.

“Acreditamos no poder transformador da leitura e queremos que cada vez mais pessoas tenham a oportunidade de viajar por meio das páginas dos livros. O Dia do Consumidor é a ocasião perfeita para presentear leitores de todas as idades com histórias divertidas e interessantes”, destaca Isa Colli, diretora da Colli Books. 

A campanha será válida para compras realizadas no site da editora e tem como proposta reforçar o compromisso da Colli Books com a disseminação da literatura de qualidade. 

Para conferir o catálogo completo e aproveitar a promoção, basta acessar o site da Colli Books www.collibooks.com

 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Filme "Tarde demais" foi gravado em Nova Friburgo/RJ

 

Já está disponível no YouTube o primeiro episódio do filme "Tarde demais", que tem a direção de Luciano Santos. Em breve serão publicados os episódios 2 e 3 e para conferir, acesse: https://www.youtube.com/@lucianosantos72LOSA obra audiovisual foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, no Edital de Chamada Emergencial de Apoio a Obras Audiovisuais nº 05/2023.

SINOPSE: Um suspense psicológico a partir do ponto de vista de uma suicida. Ao som do despertador, embarca-se no último dia de vida da Suzanne, uma jovem de 19 anos, que, ao acordar, decide se livrar da sua dor com a sua morte. Elpis, da mesma idade, percebe que Suzanne está diferente e vai fazer de tudo para impedir que ela se mate. Nessa trama psicológica sobre o sentido da vida, reflete-se sobre como evitar uma jornada de morte, antes que seja "Tarde demais".

“Considerando a relevância do tema abordado, decidi buscar um aporte financeiro significativo para garantir que nenhum elemento idealizado para o filme fosse deixado de lado. Isso fez com que esta fosse nosso primeira curta-metragem com uma estrutura semelhante à de um longa, resultando em uma obra bem elaborada e artisticamente rica”, comenta o diretor.

Entre os cenários escolhidos para as gravações em Nova Friburgo/RJ: Hotel Recanto da Itália, Oficina Escola de Artes, Espaço Arp, Praça do Suspiro, Praça das Colônias, Igreja de  Santo Antônio,  Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, Centro de Convenções de Nova Friburgo e Casa Marília.

De acordo com o diretor, entre as cenas mais difíceis de serem gravadas está a realizada no Recanto da Itália, que foi a queda da personagem Suzanne. “Essa cena requeria muito cuidado; como é a principal cena do filme, digamos que tinha que ser muito bem executada. Adrenalina a mil!”

Equipe 

Luciano Santos (Roteiro e Direção); George dos Santos Pacheco (Roteiro ); Ana Mikoczak (Primeira Ass. de Direção); Catherine Bom (Segunda Ass. de Direção); Alinne S. Gama (Produção); Luian Gama (Assistente de Produção); Evelin Coelho (Produção Executiva); Pedro Bessa (Fotografia); Luciano Santos (Primeiro Ass. de Fotografia); Natalia Newlands (Segundo Ass. de Fotografia); Eduardo Bueno (Direção de Arte); Joyce Costa e Altair Braga (Assistentes de Arte); Pedro Bessa, Luciano Santos e Natalia Newland (Câmeras); Felipe Neves (Captação de Som); Gui Malon (Trilha Sonora); Tiquinho (Designer de Som e Sonoplastia); e Amanda Cordeiro e Mayke Fiqueira (Maquiagem).

Elenco
Samara Kelry (Suzanne), Dayana Warol (Elpis), Flavio Leimig (
Rafa), Luciano Santos (pai), Daia Sardou (mãe), Joyce Costa (professora) e Mariana Molina (aluna Maria) e George dos Santos Pacheco (ele mesmo).


Dançar, empreender e vencer

O projeto "Dançar, Empreender e Vencer!" está com inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas modalidades de dança e capacitação em gestão e empreendedorismo cultural. A iniciativa busca democratizar o acesso à formação artística e profissional, oferecendo novas oportunidades para quem deseja atuar no setor.

Com início previsto para março e encerramento em novembro de 2025, o programa contemplará tanto oficinas práticas de dança quanto cursos de gestão cultural. Ao final, os participantes apresentarão um espetáculo de encerramento e anteprojetos desenvolvidos ao longo da formação. As inscrições já estão abertas e seguem critérios como ordem de chegada e prioridade para pessoas de baixa renda ou com experiência na dança e interesse na produção cultural. Os interessados podem se inscrever pelos links: bit.ly/dev-caminhodaspedras e http://bit.ly/dev-oficinasdedan%C3%A7a

Aulas presenciais e híbridas no Rio de Janeiro e Petrópolis

O projeto disponibilizará 480 vagas para oficinas de dança e cursos de gestão cultural, impactando diretamente até 1.500 pessoas nos municípios do Rio de Janeiro (bairro São Cristóvão) e Petrópolis.

Modalidades oferecidas:

São Cristóvão (RJ) – 120 vagas para Ballet Clássico, Dança Popular e Danças Urbanas.

Petrópolis (RJ) – 120 vagas para Jazz Dance, Danças Urbanas e Dança para Maturidade.

Gestão Cultural (formato híbrido) – 120 vagas em cada cidade, totalizando 240 oportunidades.

Os cursos de gestão e empreendedorismo cultural abordarão desde a concepção, formatação e inscrição de projetos até a captação de recursos e prestação de contas, incluindo temas como leis de incentivo fiscal (ISS, ICMS e Rouanet), planejamento financeiro, estratégias de divulgação e produção cultural.

Viabilização e impacto social

O projeto é idealizado e realizado pela Arte Cultura Gestão & Produção Cultural Ltda. sob direção geral de Patricia Castro, que também será responsável pelos cursos de estão e empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio da Souza Cruz – Instituto BAT Brasil, via Lei do ICMS da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Escola Municipal Gonçalves Dias, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Petrópolis.

Para Patricia, que atua há 30 anos na área cultural, a iniciativa é uma forma de unir arte, educação informal e empreendedorismo. "Unir arte, gestão e empreendedorismo foi um divisor de águas na minha carreira. O projeto 'Dançar, Empreender e Vencer!' oferece um caminho para transformar vidas através da arte e gerar emprego e renda para os participantes", destaca a gestora cultural.

As aulas serão realizadas nos turnos da tarde, noite e finais de semana, conforme a demanda de cada local. Os alunos contarão com o acompanhamento de professores e consultores especializados.

Encerramento e produtos culturais

Ao final do programa, os participantes dos cursos de gestão terão a oportunidade de apresentar seus anteprojetos em um Pitch, além de colaborar como técnicos, produtores e criadores no espetáculo de encerramento "Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?". O evento será acessível, com intérpretes de Libras e legendagem nos materiais audiovisuais.

Além da formação, o projeto gerará dois produtos culturais:

Videodocumentário, registrando imagens e depoimentos dos participantes;

Livreto, com resultados qualitativos e quantitativos obtidos durante o monitoramento de desempenho e satisfação ao longo dos seis meses de curso.

"Nosso objetivo vai além de desenvolver talentos na dança. Queremos fornecer ferramentas para que os artistas possam transformar sua paixão em um empreendimento sustentável. Vamos juntos dar vida à sua arte?", convida Patricia.

Acompanhe informações sobre o projeto pelo Instagram: @arteculturacomvc

Serviço: 

Inscrições: abertas até final de 30 de março de 2025 

Link de Inscrição Caminhos das Pedras: bit.ly/dev-caminhodaspedras 

Link Inscrição danças: http://bit.ly/dev-oficinasdedan%C3%A7a

Informações: caminhodaspedras25@gmail.com

Abertura das turmas:

Petrópolis - Lançamento do projeto: Dia: 28/03 (6ª feira) - Local: Teatro Afonso Arinos, Centro Cultural Raul de Leoni - Horário: 19h - Endereço: Praça Visc. de Mauá, 305 - Centro, Petrópolis - RJ

Lançamento do Curso Caminho das Pedras - Dia: 29/03 (sábado) - Local: Centro de Cultura Raul de Leoni - Horário: das 10h às 15h (12h30 às 13h30 - intervalo de almoço) - Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro / Petrópolis

Lançamento das oficinas de Jazz, danças urbanas e dança para maturidade -  Dia: 31/03 (2ª feira) - Local: Movimento Art & Cia - Endereço: Rua Buenos Aires 69, Centro / Petrópolis

Rio de Janeiro – São Cristóvão -  Lançamento do projeto Dia:  25/03 (3ª feira) - Horário: 10h - Local: Biblioteca Parque Estadual - Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 - Centro - RJ RJ                                                                                                         

Lançamento do Curso Caminho das Pedras e das Oficinas de Ballet Clássico, Danças Urbanas e Danças Populares - Dia: 26/03 (4ª feira) - Local: Escola Municipal Gonçalves Dias - Endereço: Campo de São Cristóvão, 115 - São Cristóvão / RJ

Fonte: Deborah F. Goi (Assessoria de Comunicação Bradart Comunicação & Marketing)

Ação mobilizou produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Macuquinho, em Duas Barras-RJ

 

Na semana passada (dias 19 e 20/02), o Comitê Rio Dois Rios, por meio da AGEVAP, a Campos Consultoria, a Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Meio Ambiente, EMATER-Rio e Secretaria de Agricultura, realizaram reuniões com os produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Macuquinho, em Duas Barras, município do Estado do Rio de Janeiro. Os eventos contaram com a participação de mais de 50 produtores rurais das localidades de Pacau, Palmeiras, Monte Verde, Rancharia, Holofote, Monnerat, Riachuelo, Chevrand, São João, Machadinho, Oeste e Capoeirão.

O objetivo foi apresentar o projeto do CBH-R2R que está iniciando na região, detalhar as questões técnicas e esclarecer as dúvidas dos produtores rurais. Neste momento, o projeto está em fase de mobilização dos produtores para em um segundo momento identificar as demandas que têm relação com a preservação e recuperação da água.

Diversos produtores já aderiram ao programa e o passo seguinte será uma visita técnica em cada uma das propriedades, quando será feito o levantamento das ações que são de interesse dos mesmos, dentre elas estão previstas: restauração florestal, adoção de boas práticas agrícolas e soluções sanitárias no ambiente rural.

Após esta fase de levantamento quantitativo e qualitativo das demandas existentes na região será iniciado um processo de licitação para a contratação das empresas que realizarão a implantação das demandas existentes.

Fonte: Agevap

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Carnaval de Arrepiar em Nova Friburgo/RJ


Nova Friburgo se prepara para receber, em breve, a segunda maior folia do Estado do Rio de Janeiro. Neste clima festivo, o Espaço Arp divulga a programação do seu “Carnaval de ARrePiar”. O empreendimento ainda realiza, em fevereiro, mais uma edição do “Nosso FestivAu” e recebe a exposição itinerante suíça “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”. Toda a programação é gratuita.

A abertura do Carnaval de ARrePiar será nos dias 15 e 16 de fevereiro, com atrações na Rua das Rendas e no Boulevard Julius Arp. O pré-carnaval, entre 21 e 23 de fevereiro, levará muita música, gastronomia e atividades infantis espalhadas por todo empreendimento. Já entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, é hora de aproveitar a folia na boêmia Rua do Relógio.

Blocos da cidade, como 9 aos 90, Soul Pinel e Neurodiversidade, música ao vivo, oficinas infantis, atividades de cuidados com a saúde, comidas e bebidas especiais compõem esses três fins de semana de festa. Um convite para todas as idades curtirem esse período com comodidade, segurança e muita alegria.

“Minha energia é 220volts”, brinca o Espaço Arp em sua identidade carnavalesca, seguindo o legado do fundador Julius Arp – empresário que trouxe a energia elétrica à Nova Friburgo – “causando desde 1911”. A programação de abertura já está disponível nas redes sociais e no site.

Amor aos pets

Com atrações para toda a família, os pets não poderiam ficar de fora. No dia 22 de fevereiro, das 10h às 18h, o Boulevard Julius Arp recebe mais uma edição do “Nosso FestivAu”, iniciativa mensal, lançada em janeiro, que celebra o amor aos amigos de quatro patas. O evento começa às 10h com a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal de Nova Friburgo (SEBEA), que funcionará até às 14h. O cronograma geral segue até às 18h com expositores do mercado pet, bate-papo sobre o universo animal e show acústico.

Cultura e sustentabilidade

Mais uma opção cultural, desde 6 de fevereiro, o Espaço Arp abriga a exposição itinerante “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”. A mostra, promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, destaca a cooperação suíça na proteção da biodiversidade amazônica. Com acervos históricos e tecnologia de realidade aumentada, a exposição apresenta o trabalho do cientista Emílio Goeldi, que chegou ao Brasil no século XIX para estudar a fauna e flora amazônicas.

A exposição, uma parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi, já passou por várias capitais brasileiras e agora chega a Nova Friburgo, disponível até o dia 31 de março.

SERVIÇO:

Abertura do Carnaval de Arrepiar

Data: 15 e 16/02

Horário: das 14h às 18h

Local: Rua das Rendas e Boulevard Julius Arp

Pré-Carnaval de Arrepiar

Data: 21 a 23/02

Local: Rua do Relógio

Nosso FestivAu

Data: 22/02

Horário: das 10h às 18h

Local: Boulevard Julius Arp

Carnaval de Arrepiar

Data: 28/02 a 04/03

Local: por todo o Espaço Arp

Exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”

Data: Até 31/03

Horário: das 9h às 21h

Local: Bloco 11

Créditos do Carnaval e Nosso FestivAu: Thalles Kadett

https://www.instagram.com/espacoarp


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” chega a Nova Friburgo


A exposição itinerante, que retrata a cooperação suíça na região amazônica, já exibida em Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro, abriu nesta quinta-feira, 06 de fevereiro e prossegue até 06 de março, no Espaço Arp, na cidade de Nova Friburgo. No marco da agenda de sustentabilidade e meio ambiente da Suíça no Brasil, a exposição em parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi apresenta acervos que remontam ao século XIX. Estiverem presentes na solenidade de abertura: 
Ministro das Relações Exteriores da Suíça, Conselheiro Federal Ignazio Cassis, o Embaixador da Suíça no Brasil, S.E. o Sr. Pietro Lazzeri, e o Cônsul-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Sr. Bernhard Furger, entre outras autoridades.

A curadora interinstitucional Lani Goeldi,  o Ministro das Relações Exteriores
da Suíça, Conselheiro Federal Ignazio Cassis e sua esposa Paola Cassis

A Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado-geral da Suíça no Rio de Janeiro apresentam a exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, projeto em parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi a partir do dia 6 de fevereiro. Ela apresenta, com tecnologia de realidade aumentada, o trabalho de Emílio Goeldi, renomado cientista suíço que chegou ao Brasil no século XIX para desenvolver pesquisas e estudos da biodiversidade amazônica, as atividades do Museu Paraense, bem como as contribuições da Suíça pela proteção do meio ambiente e da sustentabilidade.

“A Suíça e o Brasil possuem uma longa história de cooperação em vários âmbitos nos mais de 200 anos de relações bilaterais. A exposição celebra o compromisso histórico da Suíça com a região amazônica nos âmbitos artístico, cientifico e da sustentabilidade. Ela destaca a trajetória e o trabalho impactantes do zoólogo naturalista suíço Emílio Goeldi e do artista modernista Oswaldo Goeldi, filho de Emílio Goeldi. Para nós é um muito importante trazer a exposição para Nova Friburgo, cidade fundada por emigrantes suíços há mais de dois séculos, reforçando ainda mais a interessa entre os nossos dois países”, declara o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri.

“A exposição se ancora em três eixos principais – Legado, Atualidade e Futuro, refletindo sobre o papel da arte na difusão do conhecimento científico. Um dos objetivos é reforçar a importância da preservação do ecossistema vital e ser uma celebração da cultura, ciência e sustentabilidade suíço-brasileira na Amazônia”, afirma a curadora interinstitucional Lani Goeldi.

“O Museu Emílio Goeldi que completa 160 anos em outubro de 2026, procura entender a dinâmica socioambiental da Amazônia. Às vésperas da COP30, temos um trabalho estratégico a desenvolver, no levantamento das principais questões que envolvem a floresta e propor soluções para sua conservação”, complementa Nilson Gabas Junior, diretor do Museu Paraense Emilio Goeldi, Instituto de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações, localizado em Belém/Pará.

A exposição faz parte do programa Road to Belém que reúne uma série de iniciativas e projetos voltados para temas fundamentais como sustentabilidade, inovação e bioeconomia. Esses projetos foram desenvolvidos em alinhamento com as estratégias suíças e brasileiras para a COP30, promovendo iniciativas que abordam uma ampla variedade de temas, como mudanças climáticas e inovação e soluções alinhadas às necessidades do ecossistema brasileiro de empresas, pesquisa e cultura.

SERVIÇO:

O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade

06/02 a 06/03/2025 – entrada franca

Horário de Visitação: 9h às 21h

Espaço ARP: AV. Conselheiro Julius Arp, 80, Nova Friburgo - RJ



quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Como lidar com pessoas reativas


Pode ser que, nesse momento, você precise ter uma conversa importante ou queira se posicionar sobre um tema que te toca, mas um pensamento está te impedindo de agir: “E se o que eu falar for mal interpretado?”.

Todas nós já passamos por isso – e sabemos o quanto é desgastante. Fugir de conversas importantes para "manter a paz", mas acabar carregando o peso do desconforto.

Saber responder à reatividade é um dos segredos para parar de fugir de conversas necessárias. Muitas vezes, quem fala com ironia, defensividade ou interrompe constantemente está tentando, de forma trágica, cuidar de algo importante para ela. Mas o impacto disso pode ser exaustivo – e, se não tivermos recursos para navegar, nos afastamos ainda mais das pessoas que importam.

Como lidar quando te respondem com reatividade?

- Lembre-se: Isso não é pessoal.

Se você consegue separar o que a pessoa sente do que você é, isso ajuda a manter o foco e a calma.

- Não se defenda.

Valide os sentimentos da outra pessoa com algo como: "Essa situação é frustrante e você quer mais compreensão, é isso?"

- Experimente perguntar: "O que você precisa nesse momento?"

Isso ajuda a focar em soluções, em vez de perpetuar o ciclo de culpa.

- Estabeleça limites.

Se o comportamento do outro afeta seu bem-estar, diga algo como: "Eu entendo que você está frustrado, mas falar comigo dessa forma não funciona para mim. Se a conversa continuar nesse tom, eu vou me retirar."

Trazer seu foco e intenção para o momento presente e ter esses passos como recursos podem transformar reações defensivas em momentos de maior compreensão e conexão.

Mas é importante declarar: Não há fórmula mágica para conseguir fazer isso em situações difíceis. Há prática.

Fonte: Instituto CNV Brasil

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Live "Como é que é isso?" Desafios do Audiovisual


Luciano Santos, ator, roteirista, cinegrafista, diretor, editor, gestor cultural e produtor independente, é o nosso convidado para a live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila, na terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, às 20 horas.

O tema não poderia ser outro: Desafios do Audiovisual!

É tudo tão bonito depois de pronto, finalizado! Mas só quem está por trás das câmeras que sabe, e é um grande aprendizado, o passo a passo... 

Fato é que o audiovisual é uma das ferramentas mais poderosas para promover a transformação social. Ao combinar elementos de arte, tecnologia e comunicação, ela permite que indivíduos e comunidades expressem suas histórias, enfrentem desafios sociais e culturais e causem mudanças significativas. Já parou para pensar nisso?

O audiovisual está tão presente em nossas vidas, que muitos não se dão conta da importância de fato.  

@lucsanstar @naredecomscheila

#NaRedeComScheila #ComoÉQueÉIsso #live #audiovisual #movimenteocorpo #MovimenteAMente #movimenteoolhar #MovimenteAVida #desafios #cultura #sociedade #comportamento #comunicacao #tercafeira


segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

A importância de hobbies manuais e criativos para o equilíbrio emocional

Janeiro Branco é o mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e o cuidado com o bem-estar emocional ganha espaço nas discussões. Entre as práticas que auxiliam no equilíbrio da mente, a hobbyterapia – ou seja, o desenvolvimento de hobbies manuais e criativos – tem ganhado destaque como uma forma acessível e eficaz de reduzir o estresse e fortalecer a saúde mental.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os índices de ansiedade e depressão aumentaram globalmente, especialmente após 2020. No Brasil, um dos países mais afetados, estudos da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostram que pequenas atividades criativas, como pintura, crochê e jardinagem, ajudam a aliviar a ansiedade, ao direcionar o foco para o presente e proporcionar uma pausa na rotina acelerada.

Para a especialista em psicologia social e docente de psicologia da Estácio, Francinne Strobel de Souza, dedicar tempo a um hobby manual pode ser transformador. “Atividades manuais ativam áreas do cérebro relacionadas ao prazer e à recompensa, além de ajudarem a construir uma rotina mais equilibrada e significativa. O ato de produzir algo com as próprias mãos traz uma sensação de realização e alivia tensões acumuladas no dia a dia”, afirma.

Dados de uma pesquisa do Ipsos (2024) mostram que 73% dos brasileiros sentem os efeitos do estresse diário, e muitos já buscam alternativas naturais para lidar com isso. A hobbyterapia surge, então, como uma solução acessível e prazerosa, permitindo que indivíduos cultivem momentos de calma em meio à correria cotidiana.

Francinne ainda reforça a importância de valorizar pequenos momentos durante o dia. “Reservar 20 minutos para uma atividade que traga satisfação é um ato de autocuidado. Não precisa ser perfeito, apenas prazeroso. Isso ajuda a mente a se desconectar das preocupações e entrar em um estado de fluxo, onde o tempo parece passar sem peso”, comenta.

Como aplicar hobbies criativos no cotidiano

Incorporar hobbies na rotina pode parecer um desafio, mas a especialista ressalta que é possível começar com práticas simples:

· Pintura e desenho: Desligue-se por alguns minutos do celular e experimente pintar ou desenhar livremente. A atividade não precisa ter um objetivo final, mas sim focar no processo.

· Crochê e tricô: Tendências que voltaram a crescer, especialmente entre os mais jovens. Além de relaxantes, permitem a produção de peças artesanais.

· Jardinagem e cultivo de plantas: Ideal para quem busca uma conexão com a natureza, mesmo em espaços pequenos. Cuidar de plantas reduz a ansiedade e estimula o senso de responsabilidade.

· Culinária criativa: Experimentar novas receitas ou decorar pratos traz um efeito terapêutico e envolve os sentidos.

· Artesanato: Trabalhos com cerâmica, costura ou modelagem estimulam o foco e a coordenação motora, funcionando como uma forma de meditação ativa.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Nova Friburgo receberá novamente o Dia Mundial da Criatividade em 2025

Maior movimento colaborativo voltado para criatividade e inovação já conta com 64 cidades confirmadas; voluntários, palestrantes e anfitriões podem se cadastrar até 23 de fevereiro


Nos dias 21, 22 e 23 de abril, Nova Friburgo/RJ será palco do maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), pelo segundo ano consecutivo. Em sua edição mais ampla até hoje, o movimento celebra o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, destacando a importância da união de diferentes gerações na geração de soluções inovadoras e impactantes.

Com mais de 64 cidades confirmadas no Brasil e presença em países da Europa e Ásia Central, o festival propõe atividades gratuitas, como workshops, painéis, performances artísticas e encontros inspiradores, para promover conexões, aprendizado e transformação social.

“Desde sua criação, o Dia Mundial da Criatividade sempre foi um convite ao mundo para entender o valor da criatividade como recurso essencial para resolver os grandes desafios da humanidade. Em 2025, chegamos a 64 cidades no Brasil e continuamos a expandir internacionalmente, provando que criatividade e colaboração são forças poderosas de transformação. É um orgulho ver esse movimento crescer e impactar tantas vidas,” destaca Lucas Foster, fundador e diretor-geral da World Creativity Organization.

Luiz Serafim, diretor-executivo do World Creativity Day, ressalta a importância do envolvimento local no festival: “O Dia Mundial da Criatividade só é possível graças à força da colaboração. Chegar a 64 cidades no Brasil e a novos países é prova de que o movimento está cada vez mais sólido. Em cada cidade, encontramos líderes comprometidos, voluntários engajados e parceiros que acreditam no poder transformador da criatividade. É inspirador ver como cada edição ultrapassa fronteiras e mobiliza comunidades.”

Em Nova Friburgo, Marcelo Verly, líder do festival na cidade, convida a comunidade a se unir ao evento: “É uma honra mobilizar e engajar nossa comunidade criativa no Dia Mundial da Criatividade 2025. Esta é uma oportunidade única de transformar talentos locais em impacto global. Convido cada pessoa – voluntários, anfitriões, inspiradores e parceiros – a participar conosco. Juntos, vamos mostrar o poder da criatividade e criar um legado positivo para nossa cidade. Contamos com você para fazer história!” As entidades mantenedoras da segunda edição do WCD em Nova Friburgo são o Espaço Arp e o Sebrae, que também sediarão atividades, além da Casa dos Saberes (São Pedro da Serra), Euterpe Lumiarense (Lumiar) e Usina Cultural Energisa.

Como participar?

As inscrições para voluntários, inspiradores e anfitriões serão iniciadas no dia 27 de janeiro e permanecerão abertas até 23 de fevereiro. Para fazer parte, basta acessar o site oficial www.worldcreativityday.com, escolher Nova Friburgo e se inscrever. 

Serviço 

Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day)

Datas: 21, 22 e 23 de abril de 2025

Locais: Espaço Arp, Sebrae, Casa dos Saberes (São Pedro da Serra), Euterpe Lumiarense (Lumiar) e Usina Cultural Energisa – Nova Friburgo/RJ

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Live "Como é que é isso?" Big Brother Brasil 2025

 

A primeira live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila de 2025 abordará o BIG BROTHER BRASIL. 

Na terça-feira, 28/01, às 20 horas, o convidado é o psicólogo GEOVANE CORRÊA, que atua com a Psicologia Junguiana, com atenção a questões de Gênero, Sexualidade, Racialidade e temas atuais.

Fato é que muitas pessoas criticam o BBB e outras amam. Uns se emocionam, outras acham um absurdo, umas se recusam a acompanhar ou a assistir de vez em quando e outras organizam até torcida, independente de conhecer os participantes.

Há de se considerar que a vida é um jogo que muda o tempo todo e é bem possível que você já tenha parado para pensar nisso. 

Vamos falar sobre as duplas, as dinâmicas psicológicas e sociais e muito mais!

@psico.geovane   @naredecomscheila

#naredecomscheila #comoéqueéisso #live #movimenteamente #movimenteocorpo #movimenteoolhar #movimenteavida #bbb25 #psicologia #comportamento #genero #sexualidade #racialidade #tematual #novafriburgorj #burburinho #sociedade

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Assessoria de Imprensa continua sendo fundamental


Há quase 30 anos trabalho com ASSESSORIA de IMPRENSA!

 Comemoro todas as vezes que conquisto um espaço em veículos de comunicação e redes sociais para divulgar o(a) cliente!

Mesmo com a revolução digital e o declínio da mídia impressa, o trabalho continua sendo fundamental! 

A Assessoria de Imprensa requer planejamento! 

- O primeiro momento é para conhecer o cliente e sua demanda; - O segundo, produzir o Release (não um texto qualquer) para destacar as informações mais relevantes; 

- O terceiro, aprovar o material de divulgação com o cliente (fotos e/ou vídeos);

- E paralelamente, planejar a quem direcionar a sugestão de pauta.

A Assessoria de Imprensa também trabalha com prazos! É preciso estar muito atenta para não perder a oportunidade de fazer um burburinho bom com o produto/serviço do(a) cliente! O propósito é sempre compartilhar notícia boa!

Qualquer coisa, estou à disposição! Combinado? 

Scheila L. Santiago (jornalista / assessora de imprensa)

#naredecomscheila #comoéqueéisso #burburinho #notíciaboa #assessoriadeimprensa #release #comunicação