Elogiado por Luís Fernando Veríssimo, autor também oferece aula gratuita de escrita criativa focada em crônicas
O escritor Gabriel Cardoso promove lançamento de seu novo livro, O Paraíso dos Quase Lá, no dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17 horas, na Usina Cultural Energisa (Salão Nobre), em Nova Friburgo. Além da já tradicional sessão de autógrafos com roda de conversa, o autor, que é mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Brasileira pela Uerj, oferecerá ainda uma aula gratuita de escrita criativa com ênfase em crônicas.
Com 52 crônicas que trazem a ótica do 'quase' de diferentes formas, o livro reúne histórias do dia a dia que se dividem entre delírio e realidade, mas retratam a vida como ela é, com suas alegrias e frustrações, em uma leitura leve e reflexiva ao mesmo tempo. Com diálogos muito bem construídos, intensos e com boa dose de humor, o autor explora o cotidiano do subúrbio carioca, com um olhar atento aos detalhes.
O "Paraíso dos quase lá" é uma obra que convida o leitor a refletir sobre a vida, a arte e a cultura, tudo com uma linguagem leve e acessível. Considerado por muitos uma das grandes promessas da literatura carioca, Gabriel Cardoso promete uma tarde/noite de muita conversa, troca de ideias e, claro, boas histórias.
Prefácio de Luiz Antonio Simas
Ganhador de dois prêmios Jabuti, o professor, escritor e compositor Luiz Antonio Simas é quem assina o prefácio d’O Paraíso dos Quase Lá. Ele destaca que “é entre as esguelhas de humor e uma compaixão pelas coisas humanas manifestadas nas entrelinhas, que as crônicas de Gabriel passeiam, sem estardalhaços desnecessários, por aquilo que há de nos redimir: a miudeza da vida que, ainda que a morte insista, não cessa de acontecer”. Coincidentemente, Simas intitulou o prefácio de “Miudezas”, nome do primeiro livro publicado por Gabriel, justamente por ser uma característica forte na escrita do cronista, esse olhar para as pequenas coisas da vida, que muitas vezes passam desapercebidas por nós na correria do dia a dia.
Serviço:
Lançamento do livro "O Paraíso dos Quase Lá" e Aula Aberta de Escrita Criativa (ênfase: Crônicas) com Gabriel Cardoso
Data: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: a partir das 17h (lançamento) e 19h (aula)
Local: Usina Cultural Energisa – Salão Nobre – Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro - Nova Friburgo/RJ
Sobre o autor:
Gabriel Cardoso é jornalista, professor, escritor, compositor, fotógrafo e palestrante. Mestre em Comunicação e especializado em Literatura Brasileira pela UERJ.
Mais informações sobre o livro:
O Paraíso dos Quase Lá é um livro de crônicas, onde o todas as narrativas perpassam o conceito do “quase”. De quem quase chega, quase para, quase consegue, quase atira, quase pergunta e quase responde. O torcedor que não foi supersticioso o suficiente, o padre que virou coach, as indagações filosóficas de um gato castrado, o assassinato da moda, o fabuloso clube dos pessimistas. O subúrbio. O Flamengo. O samba. Sempre leve e direto, às vezes ácido, às vezes sóbrio, tudo permeado pelo caráter suburbano e bem-humorado do autor.
No decorrer da narrativa, o leitor é absorvido pelas cenas do cotidiano descritas e sorri com os toques de acidez, humor e sagacidade, criando ali uma conexão quase instantânea com o autor. Comida, saudade, subúrbio, luto, família e nostalgia também estão presentes nas páginas. Há, ainda, uma crônica que leva o título do próprio livro, que se desenrola como um reconhecimento — com certa reverência — a todo o universo de coisas descartadas (ou não vencedoras) já criadas pela humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário