Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Espaço Arp doa acervo histórico da Fábrica de Rendas ao Instituto Zuzu Angel de Moda


Um pedaço da história da indústria têxtil friburguense tem um novo local para chamar de lar. Na tarde da última segunda-feira, 29 de maio, o Espaço Arp oficializou a doação de seu acervo de rendas para o Instituto Zuzu Angel de Moda, na cidade do Rio de Janeiro. 
São 33 livros que compilam amostras de tecido da antiga Fábrica de Rendas Arp, totalizando 26 mil amostras de rendas, tules e bordados. Os modelos estão numerados temporalmente, conforme a criação e desenvolvimento interno de cada desenho originalmente criado pela empresa, desde 1911. Os itens foram entregues em mãos à jornalista Hildegard Angel, filha de Zuzu Angel, responsável pela Casa que homenageia a história de sua mãe e preserva também a trajetória da moda brasileira.

Participaram do encontro Pedro Arp, gestor do Espaço Arp e 5ª geração da família Arp, Letícia Pimentel, executiva de Cultura e Sustentabilidade do Espaço Arp, o jornalista David Massena, que intermediou a doação, além da equipe da Casa Zuzu Angel, Simone Costa e Márcia Pereira. “Entendemos ser o Instituto Zuzu Angel o local ideal para a preservação e perpetuação deste importante registro histórico cultural que resume 100 anos de produção têxtil genuinamente brasileiro”, destaca Pedro Arp.


A Fábrica de Rendas Arp consagrou-se por muitos anos como referência da Alta Costura do país, inspirando criadores que se deslocavam das capitais brasileiras para Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Com o boom da moda brasileira, iniciado na década de 1970 e inspirado por Zuzu Angel, grandes nomes do ramo como Dener Pamplona, Guilherme Guimarães, Clodovil Hernandez, Zé Ronaldo, Zé Nunes e Jerson Karl Paiva passaram a visitar a fábrica. Foi premiada quatro vezes como a melhor indústria têxtil do Estado do Rio, além de ter se tornado referência nacional no setor e líder nas Américas no mercado de bordados.

Em 2011, a Arp encerrou suas atividades industriais têxteis, mas o espírito empreendedor permaneceu e suas instalações deram lugar ao atual Espaço Arp: empreendimento imobiliário multiuso que abriga diversas atividades e empresas. É administrado pela quinta geração da família Arp, que mantém em seu DNA o incentivo à arte, cultura, empreendedorismo e preservação desses 112 anos de história.

Inaugurado em 1993, o Instituto Zuzu Angel de Moda nasceu da proposta de um espaço para lembrar da história da estilista e de seu filho, Stuart. Zuleika de Souza Netto ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda, mas também por sua procura pelo filho, Stuart Angel, assassinado pelo governo durante a ditadura militar.

A casa foi a primeira ONG de moda do país e tem o compromisso de manter viva a memória da moda do Brasil e despertar a consciência de sua importância como expressão da identidade brasileira. Hoje, detém um acervo riquíssimo de grandes estilistas nacionais e internacionais e é referência no restauro e conservação desses bens. Promove ainda cursos, seminários, exposição e eventos com o compromisso de enaltecer e manter sempre valorizada a capacidade criativa brasileira na moda.

Zuzu empresta também seu nome a escolas e ruas em diversas cidades do Brasil, e ao túnel onde foi morta no Rio de Janeiro, em 1976. “A Casa Zuzu Angel/Museu da Moda agora abriga e conserva 100 anos de história dos bordados no Brasil, através de preciosa doação recebida dos catálogos encadernados da tradicional indústria Arp, de Friburgo. Folhear os catálogos da Arp é uma viagem no tempo, um passeio pela moda no século XX. Estamos muito honrados com a confiança e a responsabilidade de preservar esse tesouro da História da Moda Brasileira”, finaliza Hildegard Angel, presidente da Casa Zuzu Angel.

Crédito das fotos: Thalles Kadett 

Nenhum comentário:

Postar um comentário