Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Companhia Arteira prepara novo trabalho inspirado no livro “Sobre o Dorso das Fêmeas”

A Companhia Arteira, com sede em Nova Friburgo/RJ, foi contemplada pelo Edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, às vésperas de completar 15 anos. Desde agosto vem trabalhando para estrear em novembro o espetáculo “Dorso”, inspirado no livro de contos “Sobre o Dorso das Fêmeas”, de Eliane França. O novo espetáculo conta com a direção do premiado diretor Renato Carrera. 

O primeiro encontro do diretor com a companhia foi durante a pandemia, em uma oficina que ministrou no Projeto Sesc Dramaturgias, sobre a construção de monólogos performáticos, a partir de textos e temas previamente escolhidos pelos atores. Os integrantes do grupo vinham estudando, juntos, um conto de Gabriel Garcia Marques e levaram à oficina. Após esse encontro, a Companhia o convidou para dirigir "Dorso".  

A montagem envolve uma equipe de mais de 20 profissionais, entre artistas residentes em Nova Friburgo e Rio de Janeiro, promovendo intercâmbio cultural e artístico e contribuindo para o desenvolvimento cultural das cidades da região. O processo de construção do trabalho parte do desenvolvimento de um estudo onde busca-se a apropriação pessoal e artística do texto, através do entendimento em conjunto, das ideias e das descobertas durante os ensaios.

A equipe criativa do espetáculo composta, em sua maioria por mulheres, vem trabalhando desde agosto na CASA - Companhia Arteira Sede Artística - sede do grupo, para criar e desenvolver o trabalho que inicialmente será apresentado em espaços não convencionais, viabilizando sua apresentação em cidades do Estado onde ainda não existem teatros.

Além das quatro atrizes de idades variadas (Débora Rebel, Denise Peixoto, Gabriela Ribas e Silvia Araújo) e os dois atores (Cássio Campos e Gero Band), a cenógrafa Rebeca Queiroz, a figurinista Patrícia Muniz e a musicista Gabriela Sämy Dungs também acompanham os ensaios. Entre encontros virtuais e presencias, os artistas chegam a fazer imersões com até 12 horas de duração, adaptando, criando, vivenciando e refletindo sobre os temas contidos no livro, histórias recheadas de ironia, humor e esperança. 

DORSO

Em “Dorso”, o público é convidado a dividir histórias que revelam a intimidade, a força, a beleza, a alegria, a dor e as incertezas femininas, através de assuntos bem atuais. O espetáculo convida o público a entrar em universos nem sempre confortáveis, contando e cantando histórias simples compostas por temas comuns como o envelhecimento, o casamento, a primeira menstruação, o suicídio, a amizade e o amor. 

"Tudo parte do branco. O cenário simboliza uma tela vazia. O ‘quadro cênico’ é pintado pelas cores dos figurinos e pelas cenas criadas e desenvolvidas pelas atrizes que, em conjunto com a equipe, puderam experimentar lugares novos, fora do palco convencional, bem próximo do público. Convidamos a plateia a dividir a cena conosco, imersos em um espaço de troca e de confissões. Comungando, brincando, cantando, pensando e refletindo juntos", comenta o diretor Renato Carrera. 

CASA 

A estreia, com curtíssima temporada em novembro e início de dezembro de 2022, será na CASA – Companhia Arteira Sede Artística, na Rua Mac Níven, 45 – Centro - Nova Friburgo, sede que está completando um ano de existência. O espaço mantém suas portas abertas para atividades culturais de outros fomentadores da cultura, com a proposta de dar oportunidades à classe artística no momento em que espaços culturais públicos de Nova Friburgo encontrarem-se fechados. “Dorso” também será apresentado em Duas Barras e Cordeiro.

RENATO CARRERA

Renato Carrera, diretor do espetáculo, é professor, dramaturgo, ator e diretor de reconhecida carreira artística. Ingressou no Teatro aos 15 anos em um curso livre na Faculdade de Direito da UFRJ, no final dos anos 80 e início dos anos 90, se apresentando em universidades e comunidades carentes com a proposta de levar o Direito através do teatro. É formado em Bacharel em Interpretação Teatral na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio -1998). Renato já participou de mais de 50 espetáculos nos seus 33 anos de carreira. 

Em 2021 dirigiu o espetáculo virtual "Por Detrás de O Balcão" baseado no original de Jean Genet, no Sesc Ginástico RJ e as leituras virtuais de "Tybyra - Uma tragédia indígena brasileira", de Juão Nyn, com estreia prevista para 2023 em São Paulo. Em novembro de 2021 estreou sua versão brasileira de "Ligações perigosas" em formato de websérie no portal do Sesc Rio. Em julho de 2022 foi a estreia, no Rio de Janeiro, de "O Balcão" de Jean Genet sob sua direção e idealização.

Em 2020 filmou "Jardim do Crime”, média-metragem dirigido por Daniel de Jesus, baseado no conto “Crimes de Amor”, de João do Rio. Visto por mais de 8 mil pessoas, foi selecionado para abrir a programação de novembro/2020 do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. No mesmo período, o compacto da filmagem do espetáculo “Malala, a menina que queria ir para a escola", patrocinado pelo Banco Itaú, foi exibido no canal do patrocinador no YouTube, assistida por mais de 175 mil pessoas, e em 2018, o mesmo espetáculo foi vencedor de Melhor Produção “Prêmio CBTIJ RJ” - indicado a Cenário, Identidade Visual, Preparação Corporal, Cenotécnico e Música Original, atraindo um público de mais de 40 mil pessoas presencialmente, em apenas 50 apresentações. 

Em 2020 escreveu, dirigiu e atuou em “Ielda” – Comédia Trágica, no Teatro Sesi e Petra Gold - RJ, se tornando um dos sucessos de público e crítica do primeiro semestre desse ano, com ótima crítica no Jornal O Globo, assinada por Patrick Pessoa, e artigo publicado na Revista Veja Rio, assinado por Gustavo Pinheiro. 

Em 2006 conduziu o encontro internacional de teatro Drift no Brasil, para atores da Inglaterra, Polônia, Dinamarca e Brasil. Protagonizou e idealizou, junto a atriz Cris Larin, “O ateliê voador”, de Valère Novarina, dirigido pelo francês Thomas Quilladert, projeto que integrou o Ano da França no Brasil 2009 e que trouxe o autor, pela primeira vez, ao Brasil. 

Renato Carrera também assinou a direção de “Gisberta” com Luis Lobianco que cumpriu longas temporadas de sucesso de público e crítica no CCBB - RJ, BH, Brasília, e Lisboa e Porto, em Portugal. 

Durante a pandemia, Renato Carrera participou online do “Companhia Arteira Convida”: https://youtu.be/HWT2IFgwlhQ .

ELIANE FRANÇA


A carioca Eliane França lançou seu livro de contos “Sobre o dorso das fêmeas” na sede da Companhia Arteira em dezembro de 2021. Recentemente, a autora participou de entrevista no canal do YouTube da UBE (União Brasileira de Escritores): https://youtu.be/QEN8ICTi86M 


Redes Sociais da Companhia Arteira

Instagram e Facebook @arteiracompanhia

Blog http://ciaarteiranf.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário