Entreter de maneira educativa, desejo de todos os pais, muitas vezes, esbarra na falta de tempo e na concorrência dos smartphones e tablets. Aproveitar o “mundo lá fora” é cada vez mais raro. No entanto, de acordo com Taise Agostini, pesquisadora em aprendizagem infantil, a interação com o meio ambiente faz com que a criança se sinta pertencente ao local onde vive, conheça outras culturas e outras formas de se expressar, além de estimular e proporcionar o desenvolvimento dos sentidos, a percepção dos limites, as potencialidades do corpo e a noção espacial. Esse contato pode ser implantado convidando-os a conhecer novos lugares e propondo experiências simples, como ouvir e discriminar os sons do ambiente e observar o céu.
Acesse: Brincando na Natureza
Vôlei de toalha
Materiais: toalha e bola
Em um grupo de quatro pessoas, forme duplas. Cada dupla deverá segurar uma toalha esticada em um lado do campo, previamente delimitado. Uma dupla deverá iniciar jogando a bola para o time adversário. Para isso, deverão utilizar apenas o impulso gerado pelo movimento da toalha. Se não for possível formar duas duplas, brinque apenas em “um contra um” ou em um grupo pequeno, desde que seja possível deixar a toalha esticada para movimentar a bola.
Apito mágico
Peça para a criança dançar, correr pelo espaço, saltar ou outros exercícios que envolvam o movimento. Utilize um apito ou outro objeto sonoro. Sempre que a criança ouvir o som do apito deverá parar no local que está, em estátua.
Controle remoto
Em duplas, um deverá ser o controle remoto e poderá controlar os movimentos do corpo de seu colega ou amigo, sempre que encostar em alguma parte do corpo (como se fosse o botão de ligar e desligar). Por exemplo, ao encostar na:
- Cabeça: botão de sentar-se;
- Cotovelo: botão de virar para o lado;
- Pé: botão de rodar.
E assim consecutivamente, conforme os movimentos que desejar e definir previamente com a criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário