Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Ambiente Jovem - projeto de educação ambiental

O Fundo da Mata Atlântica (FMA), que tem como gestor operacional o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), abriu as inscrições para o projeto Ambiente Jovem. A iniciativa de educação ambiental visa formar jovens de baixa renda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para pensar, agir e protagonizar ações que contribuam para a preservação da biodiversidade, para um estado economicamente desenvolvido, socialmente inclusivo e ambientalmente equilibrado, tornando-os agentes de transformação em suas comunidades.


Durante oito meses, serão oferecidas oficinas para cerca de mil inscritos de municípios localizados ao lado de Unidades de Conservação (UCs) como Água Santa, Angra dos Reis, Serra da Tiririca, Mesquita, São Gonçalo e Petrópolis. A capacitação de Educação para Sustentabilidade será oferecida através de seis eixos temáticos: Bioma Mata Atlântica; Água; Florestas; Ciclos Biogeoquímicos e Mudanças Climáticas, Ciclo de Vida dos Produtos, Sociedade de Consumo e Gestão de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade e Cidadania.

Entre os objetivos da iniciativa estão organizar núcleos de pertencimento para orientação e ação dos jovens, estimular a formação da consciência crítica de cada um deles, sensibilizá-los e habilitá-los para exercerem protagonismo e realizar diagnósticos socioambientais de territórios.

“Ao final do curso, os jovens estarão aptos a exercerem o papel de multiplicadores para preservação do ambiente, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida na sua comunidade. Espera-se, ainda, que os jovens desenvolvam uma visão empreendedora e que a capacitação gere alternativas de geração de renda", conta Rogério Lessa, Gerente Geral do FMA.

Com o intuito de contribuir com a preservação da fauna, da flora e dos ecossistemas nativos, o IDG atua como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica (FMA), com projetos implementados em todo estado do Rio de Janeiro. O FMA viabiliza a execução de projetos que oferecem oportunidades de melhorias nas Unidades de Conservação presentes no bioma, como por exemplo, aquisição de equipamentos, manutenção das UCs e contratação de agentes ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário