A escritora e roteirista Cláudia DiCarmo lança o seu décimo livro infantil “Vida de Abelha”, que conta a história de uma colônia de abelhas Mandaçaia que é surpreendida pelo ataque de abelhas Limão. Isso acontece na vida real, porque as abelhas Limão não produzem mel e vivem de saquear outras colônias. Mas apesar de verdadeira, a história é lúdica e romantizada para que as crianças se envolvam emocionalmente.
Cláudia explica o porquê da obra “Vida de Abelha”: "após visitar um meliponário, que é uma coleção de colmeias de abelhas sem ferrão (meliponíneos) de vários tipos, fiquei refletindo sobre a importância das abelhas no planeta, mas não só por causa da polinização e produção de alimentos. Uma colônia de abelhas ensina tanta coisa, que escrever sobre elas naquele momento passou a ser meu próximo desafio”.
Para que as crianças entendam a importância do assunto, é preciso ser lúdico para que elas vivam a história. “Quatro abelhinhas incríveis, que foram inspiradas em minhas sobrinhas, bolam um plano divertido para expulsar as invasoras”. A escritora participa de um projeto desenvolvido para escolas e comunidades e adoção do livro e também de uma colmeia. “Com a supervisão de um meliponicultor, esse projeto com certeza acrescentará valores e conhecimentos para o resto da vida das crianças”.
No entanto, é importante que famílias conversem sobre a situação das abelhas e sua importância para as próximas gerações, mesmo que simplificadamente. “Para fazer isso, basta explicar às crianças que as abelhas buscam o pólen de uma flor e levam para outras flores. Isso possibilita essas flores a serem saudáveis e produzirem mais flores e frutos. Sendo assim, os seres humanos e animais não conseguiriam ser saudáveis e o mundo não seria tão bonito, com tantas flores e frutas”, finaliza.
Para adquirir o livro, basta acessar o Instagram @claudiadicarmoescritoraoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário