Eliane França, atriz formada pela Uni-Rio, lança se u livro "Sobre o dorso das fêmeas" no sábado, 11 de dezembro, às 18 horas, na Casa - Companhia Arteira Sede Artística, em Nova Friburgo.
Eliane é cantora, compositora e professora de Teatro da Rede Pública de Ensino; integra o grupo literário "Os quinze", com contos publicados nas coletâneas “Contágios” (Ed. Oito e Meio) e “Ninhos” (Ed. Patuá). Faz parte do coletivo Caneta, Lente & Pincel, de artistas visuais e escritores; participou da coletânea “2020 – O ano que não começou” (Ed. Reformatório, 2021) com o conto “Continuidade das fugas”. “Sobre o dorso das fêmeas” foi finalista do 4º Prêmio Rio de Literatura 2019, Categoria Novo Autor Fluminense.“Neste livro de estreia, Eliane França faz uma travessia corajosa sobre diversas
histórias, corpos e destinos femininos. (...) A polifonia de vozes femininas e anônimas revela cada conto como uma experiência única, mas também coletiva, como a parte de um todo das vivências das mulheres. Ao recorte temático se soma um olhar irônico, uma linguagem ferina que surpreende e, ao mesmo tempo, comove.
Em ‘O noivo’, uma mulher, já na igreja, vestida de noiva, tenta se lembrar do rosto do
Em ‘O noivo’, uma mulher, já na igreja, vestida de noiva, tenta se lembrar do rosto do
futuro marido e não consegue. O esquecimento é exasperante e ganha ares insólitos: é como se nunca o tivesse visto realmente, apesar de estarem prestes a se casar.
A ideia daquilo que deveria ser familiar, mas se torna, repentinamente, estranho também
está presente no belo “Esconderijos”, uma forte história de reconexão entre mãe e filha, na qual uma inusitada transposição de corpos, dores e sangue marcam uma possível aproximação.
Em “Bilhete”, uma mulher exausta com a própria vida sonha ganhar na loteria; solução
mágica que evita uma atitude que ela sabe necessária. (...) O humor está em todo o livro,
entrelaçado com as intimidades e as existências dos personagens.”
- Texto adaptado da apresentação da escritora Claudia Lage, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2020, para o livro de contos “Sobre o dorso das fêmeas”, de Eliane França -
Nenhum comentário:
Postar um comentário