Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

segunda-feira, 30 de junho de 2025

33º Encontro Sesc de Dança reúne mais de 40 grupos e traz atrações nacionais ao palco em Nova Friburgo

Noite dos Walpurgis

Com apresentações em teatros, praças, quadras e ruas, o Encontro Sesc de Dança chega à sua 33ª edição reafirmando a diversidade, a acessibilidade e a força da dança como expressão artística e cultural. O festival acontece entre os dias 2 e 6 de julho, em Nova Friburgo, reunindo mais de 40 grupos e companhias do estado e de outras regiões do Brasil em uma intensa programação gratuita, que inclui espetáculos, intervenções urbanas, flashmobs, oficinas e ações formativas.

As apresentações começam no dia 3 de julho, às 19h30, na quadra do Sesc Nova Friburgo, com dois grandes destaques da programação: a Companhia BEMO – Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a obra clássica “Noite de Walpurgis”, considerada uma das cenas mais emblemáticas do balé mundial; e a Focus Cia de Dança, que retorna ao festival com o sucesso “As canções que você dançou pra mim”, coreografado por Alex Neoral, ao som de 72 sucessos de Roberto Carlos.

A programação do evento se estende por diferentes espaços da cidade: além da unidade do Sesc, haverá apresentações na Praça Demerval Barbosa Moreira e no Espaço Arp, promovendo o diálogo entre a dança e o espaço urbano. Companhias como Camaleão Cia de Dança (MG), Cia Vibre (RJ) e os grupos CHAP e De Pernas para o Ar levarão acrobacias aéreas, danças nas alturas e cortejos performáticos para o público de todas as idades.

Entre os destaques desta edição, estão ainda o solo comemorativo de Márcio Cunha, os espetáculos Verga, Swingueira Ancestral, o retorno do coletivo Originais do Charme, com o espetáculo “Flashblack”, e uma edição especial do Baile Charme do Viaduto de Madureira, reconhecido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

Além dos espetáculos, o evento contará com uma robusta programação formativa. Serão oferecidas oficinas gratuitas com nomes importantes da dança brasileira, como Alex Neoral (dança contemporânea), Liana Vasconcelos (balé clássico), Juliana Meziat (balé infantil), além de atividades como a Oficina de Samba e Miudinho com Mestre Dionísio e Edu Cigano e a Didática do Ensino da Dança Infantil, com Nelma Darzi. As inscrições para as oficinas devem ser feitas na unidade do Sesc Nova Friburgo.

Com curadoria diversa, que contempla o balé clássico, a dança contemporânea, as danças urbanas e afro-brasileiras, o festival fortalece a troca entre artistas, estudantes e o público geral, consolidando-se como um dos principais encontros da dança no estado do Rio de Janeiro. A proposta é que a dança ocupe a cidade, transforme o cotidiano e amplie os sentidos de quem assiste e participa.

Os ingressos para as apresentações na unidade do Sesc são gratuitos, mediante doação de 1kg de alimento não perecível, e limitados a dois por pessoa. As apresentações em espaços abertos, como a praça e o Espaço Arp, não exigem ingresso. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc RJ, que atua no combate à fome e ao desperdício.

SERVIÇO

33º Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo
De 2 a 6 de julho
Sesc Nova Friburgo (Av. Presidente Costa e Silva, 231)
Praça Demerval Barbosa Moreira – Centro
Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, 80)
Entrada gratuita
Ingressos para espetáculos no Sesc: 1kg de alimento não perecível (2 por pessoa, sujeito à lotação)
Alimentos doados serão destinados ao programa Mesa Brasil Sesc RJ

Baile charme Viaduto de Madureirapor @luizjrofficial

PROGRAMAÇÃO

Dia 2/7 às 14h - Quadra do Sesc Nova Friburgo
Cia Dançar a Vida - RJ

O espetáculo “O que é que tem dentro?” traz uma série de situações e caminhos, possibilitando à criança o despertar da sua curiosidade, do instigar o aprendizado e o encantamento diante do novo. Através dessa trajetória, pretendemos criar oportunidades para a criança se tornar protagonistas das suas ações, desenvolvendo a imaginação, motivação, criatividade e pensamento crítico.

Cia Vibre - Rio das ostras - “Memórias” é um espetáculo de performances realizadas em aparelhos circenses e estrutura de suspensão em aparelhos aéreos, tais como tecidos acrobático, lira e trapézio.

Dia 3/7 às 19h30 - Quadra do Sesc Nova Friburgo
Companhia BEMO - Theatro Municipal do Rio de Janeiro

“Noite de Walpurgis” – ballet de um ato - é uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod “Fausto”, executada separadamente é uma das obras–primas do ballet mundial. Gounod criou uma música excepcionalmente colorida e rica para este quadro coreográfico. De acordo com o enredo da cena da ópera "Noite de Walpurgis" é celebrada no Monte Broken, reino de Mefistófeles (Pan), quando ele procura desviar os pensamentos de Fausto e Marguerite, convidando-os a desfrutar de todos os benefícios da vida terrena. Fausto vende a alma a Pan (diabo) em troca da imortalidade. Pan começa a mostrar a Fausto os prazeres desta vida. Com esse intuito leva-o ao monte Broken onde se celebra um culto à sensualidade, ao erotismo. E tem lugar uma orgia, onde faunos e bacantes dançam sensualmente. Ameniza o ambiente a presença das Três Graças, que simbolizam o amor espiritual, casto. O final acaba numa dança vertiginosa. Uma bacanal

CHAP  – Pas de Deux nas Alturas - Uma Performance de Danças nas Pernas de Pau, onde até o músico que embala os movimentos, toca nas Alturas.

Focus Cia de Dança - “As canções que você dançou pra mim”

Quatro casais são embalados por um grande "pot-pourri" com 72 canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. O trabalho revisita seus grandes sucessos como: Detalhes, Outra vez, Desabafo, Cama e mesa, O calhambeque, entre outros eternos clássicos, que compõem essa trilha que passa pelas décadas de 60 a 90, onde Roberto pôde alcançar várias gerações com canções que misturam e exaltam sentimentos, falam de amor e relações, exageram na musicalidade e abusam do bom humor, trazendo para a cena todo o romantismo proveniente de suas canções, além das mensagens que marcam tantas histórias. As intenções nas palavras e a popularidade de Roberto com suas poesias em formas musicais são de direta conexão com o público.

Dia 4/7 às 16h - Solos e duos - Teatro do Sesc Nova Friburgo

Márcio Cunha Dança Contemporânea

JOGO DE DENTRO é o caminho do meio, a ginga do malandro, a resistência do touro na arena, um solo de dança em homenagem aos 25 anos de pesquisa e criação da Marcio Cunha Dança Contemporânea. Uma virgula entre criações na trajetória da Cia. Marcio Cunha, diretor e performer, vive no corpo memórias de suas obras, honrando e reafirmando caminhos percorridos nessa jornada de pesquisador, criador e intérprete. Em parceria com o Cineasta Guto Neto, diretor do filme IMPERMANÊNCIA sobre a trajetória do coreógrafo Marcio Cunha, a obra JOGO DE DENTRO conta com uma projeção feita especialmente para essa comemoração. O Vídeo dança junto ao corpo do intérprete desenrola uma narrativa híbrida que dialoga com o presente e o passado apontando futuros possíveis

Ana Luiza-Outras Linhas

Em meio às incertezas sobre o futuro e à dificuldade de expressar seus sentimentos por meio da escrita, uma escritora mergulha em um processo de autoconhecimento na tentativa de se reconectar consigo mesma. Isolada em seu escritório, cercada por folhas e rascunhos, ela encontra um antigo texto escrito por sua versão mais jovem. Ao reler aquelas palavras, memórias vêm à tona — lembranças de quem ela foi, dos caminhos que percorreu e dos desafios enfrentados até o presente. Tomada por essa redescoberta interior, a escritora encontra na dança uma nova forma de expressão. Ao invés de traduzir suas emoções em palavras, como sempre fez, ela permite que o corpo fale, movendo-se com liberdade e verdade

Grupos e Companhias - 19h - Quadra do Sesc Nova Friburgo

Laborative Dance Company – Bouceando

Ritmos e Resistências é um espetáculo de dança contemporânea que mergulha na linguagem do street dance e reverbera a força do corpo negro em movimento como potência de transformação e ferramenta política. Dirigido por Douglas Felizardo e produzido por Fran Berriel, a obra propõe uma imersão sensorial onde o corpo pulsa, responde e propõe. A energia do hip-hop, o legado das danças afro-diaspóricas e a força da coletividade se fundem para criar uma experiência que é dança, ocupação e manifesto.

Dia 5/7 - Praça Demerval Barbosa Moreira - 14h

Cia Vibre
Memórias
Danças Aéreas Espetáculos de Acrobacias em Dança Aérea

Performances realizadas em aparelhos circenses e estrutura de suspensão em aparelhos aéreos, tais como tecidos acrobático, lira e trap

CHAP - Pas de Deux nas Alturas

Uma Performance de Danças nas Pernas de Pau, onde até o músico que embala os movimentos, toca nas Alturas.

Escola de Dança Petite Danse

FlashMob através de uma performance lúdica, divertida e criativa, o flash mob vai trazer uma reflexão sobre a importância da inclusão e aceitação a diversidade, onde a proposta é     mostrar que a dança é um direito de todos.

Originais do Charme -Flashblack

Propõe uma viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca.  No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira. Um espetáculo inclusivo que convida você para dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.

Sublime bailado de Carnaval e Pérola Negra

Mestre Dionisio agora traz ao público a apresentação do sublime bailado do carnaval através do seu legado familiar: com sua neta, Bárbara Dionisio e seu bisneto Iago Dionisio numa integração com o Grupo Arte e Ginga Edu Cigano   apresentando Pérola Negra , um espetáculo que retrata a evolução da cultura afrobrasileira, mostrando a originalidade do maxixe, do chorinho, até chegar com elegância aos salões de bailes, onde popularmente ficou conhecido como samba de gafieira. 

 Dia 5/7 às 14h - Espaço Arp

Focus Cia de Dança

“Trupe” é uma homenagem aos artistas mambembes que levam em suas caminhadas a arte por todas as ruas ao longo da história. Trupe acontece na forma de um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador. A travessia desse cortejo, em fato, se dá no outro, em quem está passando e vê os artistas tão próximos exibindo repertório com propostas de movimentos, expressões e gestos

Dia 5/7 - Quadra do Sesc Nova Friburgo

19h - Cia Jovem Dançar a Vida

“Le Jardin Animé” é um dos momentos mais poéticos e encantadores do ballet O Corsário, frequentemente apresentado de forma independente em galas e festivais. Inserido tradicionalmente no terceiro ato da obra, o trecho se destaca por sua beleza visual e delicadeza coreográfica. Ambientado em um jardim mágico que ganha vida, Le Jardin Animé é uma grande cena de conjunto que simboliza a liberdade e os sonhos de Medora, protagonista da história. Nele, flores e ninfas dançam em perfeita harmonia, criando imagens vivas de leveza, graça e elegância. Com coreografia inspirada na tradição clássica de Marius Petipa, o trecho é um verdadeiro espetáculo de precisão e lirismo, valorizando o corpo de baile e criando uma atmosfera etérea que cativa o público.

Chamas de Paris – Grand Pas de Deux

Com energia revolucionária e brilho técnico, o Grand Pas de Deux de "Chamas de Paris" é um dos momentos mais eletrizantes do repertório clássico. Inspirado na Revolução Francesa, esse pas de deux combina virtuosismo, paixão e heroísmo em uma coreografia vibrante que desafia os limites da técnica e da expressão. Criado por Vasily Vainonen com música de Boris Asafiev, é um verdadeiro espetáculo de força, musicalidade e presença cênica — um clássico que continua encantando plateias ao redor do mundo.

19h - Grupos e Companhias

21h - Originais do Charme

FLASHBLACK

Uma  viagem no tempo, estabelece pontes entre a música, os famosos passinhos das pistas de dança e as sensações de como nossas emoções vão reagir ao reviver 40 sucessos entre os anos 70, 80 e 90 dos Bailes Black do subúrbio carioca.  No palco em performance, 14 dançarinos clássicos, entre 40 e 65 anos, oriundos dos Bailes de Charme de Madureira. Um espetáculo inclusivo que convida você para dançar, com vários flashes de momentos incríveis que vamos trazer ao presente e vai significar muito mais para você.

BAILE CHARME DO VIADUTO DE MADUREIRA

Baile do Viaduto de Madureira é o maior baile charme do Brasil há mais de 33 anos. O baile tem os seus DJs residentes e sempre recebe DJs convidados e atrações diversas em datas especiais. O baile do Viaduto não é só tradicional na zona norte do Rio, desde fevereiro de 2013, se tornou patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro, e faz parte de toda cultura black dentro e fora do estado. Tem presença forte na construção da identidade negra, seja pela dança, pelo estilo, ou pela atitude.

Dia 6 /07 - Quadra do Sesc Nova Friburgo

15h - Sublime bailado de Carnaval e Swingueira Ancestral

Mestre Dionisio agora traz ao público a apresentação do sublime bailado do carnaval através do seu legado familiar: com sua neta, Bárbara Dionisio e seu bisneto Iago Dionisio numa integração com o  Ginga Brasil Edu Cigano   apresentando Swingueira Ancestral  , um espetáculo que ecoa dos terreiros, das favelas, das rodas de samba , dos blocos , dos quilombos e dos corpos negros em movimento . É a celebração da cultura afro-brasileira por meio da dança , do som e da ancestralidade que pulsa em cada batida. 

15h – Grupos e Companhias

17h - Apresentações de grupos infantis

Dia 6 /7 às 14h - Espaço Arp

Camaleão Cia de Dança

“Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. “Verga” leva para as ruas, praças e locais abertos uma maneira criativa de resistir. O espetáculo, que conta com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, foi construído através de um processo de criação colaborativo.

De Pernas para o Ar

“Tropa da Alegria”: uma Performance de Danças nas Pernas de Pau, onde até o músico que embala os movimentos, toca nas Alturas.

 Atividades formativas | Sesc Nova Friburgo

Oficina de ballet clássico | Liana Vasconcelos – dias 4, 5 e 6 /7 | 9h

Oficina de dança contemporânea | Alex Neoral dias 4,5 e 6/7 | 11h

Oficina de ballet clássico infantil | Juliana Meziat  dia 6/7 | 9h

Diádica do Ensino da Dança Infantil | Nelma Darzi dia 6/7 | 10h

Oficina de samba / miudinho | Mestre Dionísio e Edu Cigano 6/7 9h

Grupos participantes

Academia de La Vie Danse- Rio de janeiro

Escola de Arte e Cultura de São Gonçalo

Instituto Hallel- Nova Friburgo

Escola de Dança Merci

Cia Suspiros da Dança – Nova Friburgo

Grupo Neo Clama- Niterói

Ballet Cláudia Araújo – Niterói

Escola de Dança Valéria Moreira -Rio de janeiro

Studio Valéria Moreira -Rio de janeiro

Iago Dancer – Nova Friburgo

Escola Petra de Danças Orientais – Nova Friburgo

Espaço Vis – Nova Friburgo

Escola de Dança Petite Danse- Rio de janeiro

Cia Dançar a Vida- Rio de Janeiro

Coletivo Serra Kunty – Nova Friburgo

Grupo Naara Alimah -Nova Friburgo

Ginástica Rítmica Claudia Massena- Nova Friburgo

Submerso Ginástica Artística -Nova Friburgo

Cia Reflorescence de danças -Nova Friburgo

Cia INEC – Silvana Gym- Nova Friburgo

Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo

Phoenix Project – Nova Friburgo

Cia Gipsy Dance- Nova Friburgo

Laborative Dance Connect- Nova Friburgo

Colégio Anchieta -Nova Friburgo

Colégio Nossa Senhora das Mercês -Nova Friburgo

Educandário Miosótis-Nova Friburgo

Merci Dança e Arte- Nova Friburgo

Pole Up Studios- Nova Friburgo

Núcleo de Artes e Danças Ponto Ideal

Projeto Conectar-Nova Friburgo

Trupe Apsara Fusion / Studio 3


quarta-feira, 25 de junho de 2025

Nova fachada da Usina Cultural em Nova Friburgo valoriza a cultura local e história do munícipio


A fachada da Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo ganhou novas cores, uma pintura que valoriza a cultura local e registra uma importante história do munícipio. Uma nova obra de arte, criada pelo artista visual, designer gráfico e músico Maycon Rocha, de Nova Friburgo, foi entregue nessa terça-feira, 24 de junho, em uma cerimônia com a presença dos diretores da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani e Rodolfo Pinheiro. 

A obra, intitulada ‘A Costureira’, presta homenagem às mulheres costureiras da cidade, figuras fundamentais na construção do polo de moda. A pintura destaca uma figura feminina que costura elementos de Nova Friburgo e da memória coletiva, simbolizando a energia fornecida pela Energisa. 

O projeto foi selecionado entre 15 outros trabalhos, por meio de um edital que buscava um artista individual ou coletivo para criar e executar um painel artístico na Usina Cultural. Maycon, que atua na cidade desde 2008, é conhecido por seus murais autorais com forte carga poética e identidade visual marcante. Ele é o idealizador do festival "Imaginários" e trabalha como designer de estampas. 

O mural ‘A Costureira’ foi entregue no mesmo dia da abertura da maior feira de moda íntima da América Latina, mostrando que Nova Friburgo se consolida como um polo estratégico para o setor têxtil. Conhecida como a "capital da moda íntima”, a cidade é anfitriã da 34ª edição da Fevest, que acontece até o dia 26 de junho no Nova Friburgo Country Clube, promovendo uma imersão no que há de mais inovador na indústria, conectando marcas expositoras, instituições de ensino, especialistas em moda e negócios, e o público profissional. A Fevest Experience conta com o apoio da Energisa, reunindo empresários, compradores, fornecedores, entidades setoriais e profissionais da moda para três dias intensos de networking, tendências, debates técnicos e lançamentos de mercado.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Rosa Amarela leva show “Odara” a São Paulo e celebra tempo de fé com novo clipe no ar

 

Foto Ricardo Rimoli

As comemorações pelo tempo de Santa Sara Kali seguem irradiando beleza e espiritualidade através da música do Duo Rosa Amarela. No próximo dia 24 de julho, quinta-feira, o duo chega a São Paulo com o espetáculo “Odara – homenagem ao povo cigano”, no aconchegante Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado. Os ingressos já estão disponíveis online.

Celebrando o sagrado, a ancestralidade e as tradições populares, “Odara” é um espetáculo que reúne voz, violão, percussões e alma. A cada música, o público é convidado a mergulhar em uma atmosfera de fé, arte e sensibilidade. No repertório, composições autorais que transitam entre a música popular brasileira, cantos devocionais e uma poética que une o céu e a terra.

O show em São Paulo chega após o lançamento do clipe “Menina de Nazaré”, já disponível no canal oficial do duo no YouTube e em todas as plataformas digitais. A canção é uma oração musicada à Virgem Maria, e seu videoclipe aprofunda ainda mais o elo entre música e espiritualidade — uma marca que tem acompanhado o trabalho do duo em todas as fases.


Formado por Pris Mariano, cantora, compositora e atriz, e Rodrigo Di Castro, multi-instrumentista e produtor musical, o Duo Rosa Amarela vem se destacando com sua proposta artística única, que já conquistou espaço em programas como o TVZ do Multishow e o Canal Bis. Com milhões de visualizações nas redes e público fiel por todo o Brasil, o duo é símbolo de uma nova cena musical que alia beleza estética, conexão espiritual e brasilidade profunda.

“Odara” não é só um show. É encontro, é celebração, é rezo em forma de som.

Garanta seu ingresso para o show em São Paulo:

https://www.eventim.com.br/event/duo-rosa-amarela-show-odara-teatro-das-artes-20182034 


SERVIÇO

Show: “Odara – homenagem ao povo cigano” – Duo Rosa Amarela

Data: Quinta-feira, 24 de julho de 2025

Local: Teatro das Artes – Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP)

Redes: @duorosamarela

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Revista TEMA lança quadrinhos autorais sobre emoções intensas

Coletânea reúne HQs de novos roteiristas formados na COART/UERJ; cada volume é centrado em um sentimento profundo

A coletânea TEMA, projeto nascido da Oficina de Criação de Roteiros de Quadrinhos da COART/UERJ, está com uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de viabilizar as duas primeiras edições da série. Organizada pelo escritor e roteirista Carlos F. Figueiras, a iniciativa marca a estreia de novos autores no mercado de HQs, com roteiros desenvolvidos em um processo colaborativo e imersivo que transformou sentimentos complexos em narrativas visuais originais e impactantes.

Cada volume da série parte de uma emoção como eixo central. A primeira edição, Amargura, traz histórias assinadas por Álvaro Tallarico, Carolina Resende, Julio Porto, Marcelo Garcia, Marcus Paulo e Pedro Gomlevsky. Já a segunda, intitulada Insegurança, apresenta HQs de Don Quispe, Elias Archanjo, Filippe Vitor, Gabriel Goulart, Maíra P. Costa e Victor Nieva. As obras transitam por gêneros como drama, romance, comédia e tragédia, unindo técnica e criatividade para explorar as emoções humanas com profundidade. As capas, desenhadas com traços expressivos, já entregam a intensidade artística presente nas páginas.

Um dos destaques é Alvaro Tallarico, jornalista cultural, roteirista, vencedor de prêmios com o filme "O Preto de Azul" e colunista do jornal Diário do Rio, conhecido por seu trabalho de locução na Rádio Catedral e reportagem na Cultne.TV. Com um estilo que mescla crítica social, filosofia, espiritualidade e referências da cultura pop, Álvaro assina seu primeiro roteiro de HQ com uma história que traduz a amargura por meio de elementos simbólicos e subjetivos. Sua experiência em coberturas de cinema, música e arte se reflete em uma narrativa sensível e provocativa — um convite à reflexão.

A campanha de financiamento está no ar até 8 de julho de 2025, no Catarse, com formato flexível. Ao apoiar, o público colabora diretamente com uma publicação independente que valoriza a formação de novos roteiristas e a diversidade de vozes no universo dos quadrinhos. As edições possuem 40 páginas, formato 17 x 26 cm, com capa em cartão triplex brilho e miolo em papel offset 90g em preto e branco. Para acompanhar atualizações e novidades, siga o perfil @revistatema no Instagram.

Serviço

Revista TEMA – Edições “Amargura” e “Insegurança”

Apoie até: 8 de julho de 2025, às 23h59

Campanha: www.catarse.me/tema

Instagram: @revistatema

quarta-feira, 11 de junho de 2025

Autobiografia em vermelhos - Exposição de Carol Meyer

 

Mesclando técnicas convencionais ao uso de materiais recicláveis, Carol Meyer apresenta a sua primeira exposição solo, “Autobiografia em Vermelhos.”

Cria de uma família de artistas (sua bisavó foi autodidata em pintura, e seu primo, Angelo Augusto Milani, ex-aluno da Escola de Artes Visuais do Parque Lage), Carol Meyer sempre gostou de se expressar através das artes e utilizava qualquer material que estivesse ao seu alcance, desde maquiagens a esmaltes velhos.

Hoje, após também passar pela EAV do Parque Lage, desenvolveu uma técnica em que mescla tinta acrílica com esmalte, em uma alusão delicada ao universo feminino, seus sentimentos e devaneios, através de tons de vermelho e variáveis da paixão.


Tudo em sua arte é intenso: dos tamanhos das telas à explosão de cores e relevos que saltam em direção ao espectador, que se encanta com pinceladas furiosas e gotas delicadas de esmalte que nos leva ao universo feminino de vaidade e amor.

Abertura: 17 de junho (terça feira), a partir das 17 horas, na Usina Cultural Energisa Nova Friburgo/RJ (Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro)

A exposição segue até 05 de julho


domingo, 8 de junho de 2025

Dia 14 de junho tem o 10º ENCONTRO DE VINIL em Nova Friburgo, na Usina Cultural

 

- Um dia inteiro para garimpar os LPs, com valores entre R$10 e R$2 mil -

10º ENCONTRO DE VINIL em Nova Friburgo será realizado em 14 de junho de 2025 (sábado), das 10h às 19h, no Espaço Anexo (loja) da Usina Cultural (Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo – RJ), com entrada franca. O evento, que teve sua primeira edição em 2014, de forma despretensiosa, passou a reunir os amantes dos bolachões, que não perdem por nada um bom garimpo, uma oportunidade para reencontrar raridades. Os valores variam entre R$10 e R$2 mil. 

A cada encontro, o espaço reservado aos expositores, que têm liberdade para negociar com o público, chega a reunir cerca de três mil discos dos mais diferentes gêneros musicais: MBP, Rock, Samba, Infantil, Blues, Jazz, Bossa-nova, Clássicos, Discoteca, Reggae, temas de novelas e muito mais. Nesta edição, além dos discos de vinil, poderão ser encontrados livros com temática musical e artesanato feito com discos que não servem mais para tocar. 

“Durante nove horas, só escutamos discos de vinil, alguns com aquele chiadinho característico. As crianças ficam encantadas em ver os bolachões rodando e emitindo som, alguns até coloridos! Os adultos que não têm mais vitrola matam a saudade e muitos jovens vão em busca de novos sons ou músicas eternizadas nos discos. Isso sem falar que as capas são verdadeiras obras de arte, quando não existia IA, o que é pura inspiração”, comenta a jornalista friburguense Scheila L. Santiago, idealizadora e organizadora dos encontros de vinil, que mantém o Blog http://encontrodevinil.blogspot.com .  

Alguns dos colecionadores/expositores já são conhecidos na cidade e o encontro acaba sendo uma grande festa: 

Jerry Dutra  @jerryadrianedutra

Tarso Gusmão @gusmaodiscos 

Jean King @jeankingking 

Vitor Curty Reis e Yuri Cury @neblinarecord  

Conrado Mapelle @deejay.con 

Glauber Mizumoto @ceucoletivocultural

Kleber Araújo @kleberdossantosaraujo  

O 10º ENCONTRO de VINIL é uma realização NA REDE COM SCHEILA e conta com o Apoio Cultural do Instituto Energisa e Usina Cultural, por meio do Edital de Ocupação de Espaços Culturais geridos pelo Instituto; e Doces Sader.

SERVIÇO

10º ENCONTRO DE VINIL

Data: 14 de junho de 2025 (sábado)

Horário: 10h às 19h

Local: Usina Cultural Energisa (loja - Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro – Nova Friburgo/RJ)

Entrada franca. Menos de 16 anos somente acompanhados de responsável.

Informações: (22)98146-2493 / @naredecomscheila