Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

sexta-feira, 30 de maio de 2025

1ª Feira Popular Vegana em Nova Friburgo terá gastronomia, cultura, artesanato, cosméticos e diálogo

 - O evento será no dia 07/06 (sábado), das 10h às 18h, na Usina Cultural Energisa -

A Comunidade Vegana de Nova Friburgo (Friburgo Vegan) realizará pela primeira vez uma Feira Popular Vegana, no sábado, 07de junho, das 10h às 18h, no espaço anexo (loja) da Usina Cultural Energisa (Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro), com entrada franca. Por lá, o público encontrará delícias da gastronomia, cosméticos, produtos de higiene, artesanato, entre outros itens livres de produtos e insumos de origem animal.

O objetivo do evento é promover o Veganismo como uma filosofia e estilo de vida, buscando excluir a exploração e crueldade contra animais, oferecer um espaço acolhedor para veganos, simpatizantes e àqueles que desconhecem esse universo, mas têm curiosidade sobre como iniciar ou manter uma transição para uma vida livre de produtos e insumos de origem animal ou de exploração animal envolvida no processo de produção e comercialização. 

Os expositores(as) que participarão desta primeira edição fizeram uma pré-inscrição e passaram por uma curadoria, que avaliou alguns critérios, de acordo com o propósito da feira, considerando originalidade, produção artesanal e local, por exemplo. São eles: 

- Gastronomia - Selva Vegana, Devir Vegano, Armazém Manjericão, Encantaris, Frutas em Rolo da Olly, Macacu Veg e Nova Fitt Bakery; 

- Cultura - Céu Coletivo Cultural; 

- Artesanato - Arte em Mury, Casas de Contos de Fadas, Cultivar Harmonia, Muy Artística, Ana Gadini Fotografias e Daniii Flor Ateliê; 

- Cosméticos e Higiene - Tea Natural, Equilíbrio das Ervas e Verdeais;

- Meio Ambiente e Sustentabilidade - Use Brechó e Bazar Mirra Arte Criativa

- Friburgo Vegan - Comunidade Vegana de N. Friburgo 


Friburgo Vegan

Em janeiro de 2024, cinco pessoas se reuniram pela primeira vez, cada uma levando no peito um motivo, uma causa, uma dor, um sonho. E mesmo sem saber, estavam ali criando algo muito maior: um espaço de acolhimento, um encontro de almas, uma comunidade. Desde então, a Friburgo Vegan cresceu, em afeto, em trocas, em vozes que não se sentem mais sozinhas. 

Uma vez por mês, a Comunidade Vegana de Nova Friburgo realiza o VegNic, no espaço SustentArp, e atrai mais e mais pessoas a cada edição, demonstrando que quem se preocupa com a causa animal não está só, que resistir juntos é mais leve e de que compartilhar comida também é compartilhar cuidado pelo ser humano, pelos animais e pelo planeta. 

A Friburgo Vegan possui uma comunidade no WhatsApp com mais de 100 pessoas, que participam de grupos temáticos: VegNic, Gastronomia, Comunicação Não Violenta, Compras Coletivas, Vendas e Anúncios, Saúde Integral, Estudos, Cachorragens, Ações Educacionais, Cultura e Eventos,  Sociedade Vegetariana Brasileira, VegMove (caminhadas e corridas) e Friburgo Vegan (geral). No Instagram @friburgovegan há mais de 550 seguidores e este número aumenta a cada dia.  

A Feira Popular Vegana é uma realização da Friburgo Vegan (NF) e conta com o patrocínio da Sequoia Alimentos (Magé/RJ), Espaço Corpo Ativo Ganesha (NF), Devir Vegano (NF), Céu Coletivo Cultural (NF) e Armazém Manjericão (NF); apoio cultural do Instituto Energia e Usina Cultural de Nova Friburgo, por meio do Edital de Ocupação de Espaços Culturais geridos pelo Instituto; e apoio da Uai Tofu (Juiz de Fora/MG), Selva Vegana (NF), Nirvana na Cozinha (NF), e na Rede com Scheila (NF).  


SERVIÇO

1ª Feira Popular Vegana em Nova Friburgo

Data: 07/06 (sábado)

Horário: 10h às 18h

Local: Usina Cultural Energisa  - Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro (espaço anexo - loja)

Entrada franca.

Outras informações @friburgovegan 

terça-feira, 20 de maio de 2025

FriCine - Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro

 

No dia 16 de maio de 2025, data em que se comemora o aniversário de Nova Friburgo, a cidade recebeu um importante presente. Nesse dia, o governador em exercício, Thiago Pampolha, sancionou a Lei nº 10.780, que declara o Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo - FriCine - como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Criado em 2006 pelos cineastas e ambientalistas Pedro Cavalcanti e Ana Cavalcanti (in memoriam - foto), o FriCine possui uma trajetória expressiva no circuito brasileiro de festivais de cinema, evidenciando sua relevância para a população friburguense. Com foco na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, o festival exibe gratuitamente filmes de todo o mundo por meio de mostras competitivas internacionais e regionais. Na edição passada, mais de 2.500 filmes de diversas partes do planeta foram inscritos.

Além das mostras competitivas e especiais, o FriCine também oferece palestras, painéis e mesas-redondas, com a participação de personalidades de destaque, como o teólogo e historiador Leonardo Boff, o jornalista e ambientalista André Trigueiro, e os cineastas Roberto Farias, Vladimir Carvalho, Walter Carvalho e Silvio Tendler.

Desde sua oitava edição, realizada em 2019, o FriCine promove ainda a Oficina de Criação Cinematográfica, cujo objetivo é inserir estudantes das escolas friburguenses no universo do cinema, por meio de oficinas de Roteiro e Direção. Sob a orientação de Alan Andrade e Manoel Espedito, diretores do festival, os estudantes transformam suas redações em curtas-metragens, exibidos no encerramento de cada edição.

https://www.instagram.com/fricinefest/

Fonte: PMNF


segunda-feira, 19 de maio de 2025

"O dia em que São Pedro da Serra desapareceu" - Lançamento


De quinta-feira, dia 22 de maio, a domingo, dia 25, acontece em São Pedro da Serra (distrito de Nova Friburgo/RJ) uma série de pequenos encontros que marcam o lançamento do livro “O dia em que São Pedro da Serra desapareceu”. O romance bebe da fonte do realismo fantástico para desenrolar em suas 250 páginas uma trama que começa com o desaparecimento de boa parte da vila e de muitos de seus moradores e acaba tendo reflexos sobre o planeta inteiro. Embora ambientada no vilarejo, a história é universal e pode ser apreciada por qualquer pessoa, mesmo quem nunca tenha visitado a região. 

O autor principal do livro é o jornalista carioca João Carlos Leal, que há 20 anos mora em São Pedro da Serra, onde tem uma pousada. Principal, porque, o livro começou a ser escrito a quatro mãos, numa parceria dele com a vizinha e amiga, Sheila Fintelman, num projeto que era para funcionar como um jogo, em que cada um elaborava uma cena e enviava para o outro conduzir a história a partir dali. Como Sheila voltou a fazer faculdade logo no início dessa brincadeira, João decidiu seguir em frente, adotando - como ele diz - os personagens abandonados pela amiga e criando muitos outros.

   
O livro “O dia em que São Pedro da Serra desapareceu” terá a seguinte agenda de lançamentos que incluem apresentação, bate-papo, venda e autógrafos:

Quinta-feira, dia 22/05

7h - Academia Atitude Fitness

18h30 - Casa dos Saberes

Sexta-feira, dia 23/05

19h - Espaço Solar

Sábado, dia 24/05

19h - Armazém Andar de Cima

Domingo, dia 25/05

12h - Restaurante Vó Paulina

São Pedro da Serra

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Free Mountain Festival movimenta Nova Friburgo nos dias 30 de maio a 1º de junho

Nova Friburgo será palco do Free Mountain Festival, o primeiro festival de atividades esportivas ao ar livre da Região Serrana do Rio de Janeiro. Inspirado nos tradicionais festivais de montanha europeus, o evento acontece de 30 de maio a 1º de junho. Juntando-se ao Centro Excursionista Friburguense (CEF), o projeto se transformou também na abertura oficial da temporada de montanhismo de Nova Friburgo.

Em 2021, foi realizado um evento piloto do Free Mountain Festival em formato híbrido, com atividades online e experiências presenciais restritas por conta da pandemia da Covid-19. Agora, em 2025, o evento estreia em sua forma completa, com a presença do público e foco na vivência ao ar livre.

A arena principal será montada na Arp, no Centro, mas as atrações se estendem a outros pontos da cidade, como a Volta da Caledônia, no bairro Cascatinha, e o Sanandú Bike Park, em Stucky.

O cronograma inclui quatro atividades que exigem inscrição prévia, sendo três delas pagas: Volta da Caledônia (corrida), Eco Trekking Catarinas (caminhada) e Bike Day Sanandú Park (Mountain Bike). O Festival de Boulder, focado em escalada, é gratuito. Todos os participantes inscritos nas atividades pagas recebem um kit oficial com camisa, ecobag, ecocopo e medalha.

Na Arp, o público terá acesso gratuito a atividades como yoga, slackline, oficinas, palestras, shows, sessões de cinema, espaço infantil, exposição fotográfica e experiências de iniciação à escalada. A programação completa está disponível no site oficial e nas redes sociais do evento, no perfil @freemountainfestival.

O festival foi idealizado para valorizar o potencial natural de Nova Friburgo, que abriga as duas maiores montanhas da Serra do Mar e se destaca como destino de referência em meio ambiente e ecoturismo. A proposta é proporcionar experiências memoráveis na natureza e promover valores como o amor ao planeta e o respeito ao meio ambiente.

“O Free Mountain é um sonho coletivo. Nestes 10 anos praticando trail running pelas montanhas da cidade, já perdi a conta de quantas vezes conversamos sobre como é possível que Nova Friburgo, que tem o segundo centro de excursionismo mais antigo do Brasil, abriga as duas maiores montanhas da Serra do Mar e ainda é berço de escaladores que fizeram história no alpinismo nacional, não tivesse um evento que celebrasse a vida ao ar livre", comenta Daniel Abreu, idealizador do projeto. 

O Free Mountain Festival é apresentado pela DLK Modas e Toyoserra, com patrocínio da Unimed Serrana RJ, Espaço Arp, Cerveja Serra Carioca e Casa Cônego. Conta com apoio da Oficina da Cor, Cia das Botas, Lojas Rezende e Estúdio Frame 8. O apoio institucional é da Secretaria Municipal de Esportes de Nova Friburgo, do Parque Estadual dos Três Picos e do Centro Excursionista Friburguense, parceiro na realização. O Caledônia Camping oferece suporte logístico e a co-produção é da Br4 Branding. A InterTV RJ e o Descubra Nova Friburgo são as mídias oficiais do evento.

SERVIÇO:

Free Mountain Festival

Data: de 30 de maio a 1º de junho de 2025

Local: Espaço Arp, Parque Municipal Juarez Frotté e Sanandú Bike Park

Entrada gratuita | Inscrições e programação: www.freemountain.com.br

Crédito das fotos: Divulgação

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Imagine realizar um evento na TERRA dos MAGOS, em Lumiar, distrito de Nova Friburgo/RJ

 


Imagine realizar um evento na TERRA dos MAGOS! 

Um sítio localizado em Lumiar (distrito de Nova Friburgo/RJ), com 120.000m2 de natureza exuberante, com serviços impecáveis de alimentação e hospedagem, ideal para grupos, inclusive.

A @terradosmagos oferece um salão de 120m2 totalmente equipado, Wi-Fi, rio que passa dentro da propriedade, piscina aquecida, trilha na mata, campo aberto para atividade livre e muito mais. O espaço hospeda até 24 pessoas.

Facilitadores/terapeutas/professores irão amar desenvolver atividades no local! No link da bio @terradosmagos você pode conhecer um pouco mais e pelo WhatsApp (21)98136-4718, tirar dúvidas e obter informações específicas de acordo com a sua necessidade. 

#terradosmagos #naredecomscheila #comoéqueéisso #sítio #lumiar #novafriburgorj #evento #curso #facilitador #terapeuta #professor #novafriburgo #natureza #descubranovafriburgo #visitelumiar #meio ambiente

https://www.instagram.com/terradosmagos/

https://www.terradosmagos.com.br/ 

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Oportunidade para o seu projeto!

Se você procura um espaço em Nova Friburgo, no centro, para oferecer um Curso, promover Palestra, Feira, Mostra, Reunião, Exposição, Lançamento, Ensaio...

Como é que é isso, Scheila? rsrsr

Mande um e-mail para naredecomscheila@gmail.com descrevendo a sua proposta! Quem sabe posso te ajudar?

Fato é que vivemos um momento em que o futuro das cidades depende, cada vez mais, da nossa capacidade de imaginar novos modos de convivência e uso dos espaços.

Surgiram ideias e possibilidades!!

Vamos conversar?

 

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Exposição "Pirilampos do Planeta" ilumina o Espaço Arp, em Nova Friburgo/RJ, até 12 de maio

O projeto Pirilampos do Planeta apresenta sua mais recente exposição no Espaço Arp, em Nova Friburgo. Aberta ao público até o dia 12 de maio de 2025, a mostra é um convite ao encantamento e à reflexão sobre o impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente.

Criado por Lula Duffrayer e Flávio Carvalho, o Pirilampos do Planeta nasceu dentro de uma reserva florestal em Três Córregos, área rural da cidade de Teresópolis (RJ), como uma forma de retribuição à natureza. A dupla transforma resíduos plásticos descartados — recolhidos em parceria com cooperativas de catadores e ONGs — em esculturas de luz que dialogam com o design contemporâneo e despertam a memória afetiva do público.

Com quatro anos de trajetória, o projeto já retirou do meio ambiente uma tonelada de resíduos plásticos, os ressignificando em peças artísticas únicas. A iniciativa também promove a economia circular, valorizando a cadeia de coleta seletiva e gerando renda extra para os profissionais dessa área.

Durante o lançamento da escultura no Espaço Arp, Lula e Flávio ressaltaram: "A poluição plástica é hoje um dos maiores problemas do planeta. Criamos o projeto para retirar o máximo de plástico do meio ambiente e transformá-lo em arte. A gente ficou extremamente honrado com o convite porque a gente já conhecia o Espaço Arp e entendia que o trabalho feito aqui tem uma importância muito grande em torno do trabalho cultural junto à comunidade. Então trazer nesse momento em que o trabalho está muito mais maduro, é muito interessante pra gente”.

O Pirilampos do Planeta tem se destacado em grandes eventos culturais. Entre eles, a monumental instalação no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, com um lustre flutuante feito inteiramente de resíduos, e a intervenção na Festa da Luz de Belo Horizonte, onde uma serpente luminosa feita de plástico reciclado ocupou a fachada Art Déco do edifício Chagas Dória. Além disso, marcaram presença na Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e ocuparam o camarote SOMA, 1° camarote sustentável na Marquês de Sapucaí do Rio de Janeiro, em 2023.

Aliás, essa ocupação serviu de inspiração para o enredo da Raio de Luar, Escola de Samba do Grupo A de Nova Friburgo, em 2024, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Melo. A homenagem da escola aos Pirilampos do Planeta rendeu um carro alegórico todo produzido com a arte dos dois, além da presença dos artistas no desfile. “Ficamos emocionados em conhecer com mais detalhes a história do bloco e sua importância para a comunidade local e para a cidade”.

O trabalho da dupla ficará exposto até o dia 12 de maio de 2025 na Rua das Rendas do Espaço Arp. Entrada gratuita.

SERVIÇO:

Exposição Pirilampos do Planeta

Local: Rua das Rendas do Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, nº 80 – Centro)

Data: Até 12 de maio de 2025

Hora: 7h às 23h

Instagram: @espacoarp @pirilamposdoplaneta


Nova Friburgo ganha sala de leitura e livraria para crianças e jovens leitores

Foto João Bosco

Com um acervo de mais de 800 títulos, a Tangolomango, o novo espaço para a leitura e livraria em Nova Friburgo, terá obras para o pequeno e jovem leitor, reunindo mitos, lendas, contos tradicionais, obras para a primeira infância e para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inauguração acontecerá no dia 10 de maio (sábado), das 15h às 18h, na Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União -, no Centro.

“Mais que um ponto comercial, a Tangolomango tem o objetivo de fomentar a leitura e resgatar a arte de contar histórias, seja em casa ou na escola, como fonte de afeto e conhecimento”, explica ator e contador de história, Laerte Vargas, responsável pelo espaço de leitura e livraria.

Os títulos disponíveis na Tangolomango, foram cuidadosamente selecionados pelo seu responsável, priorizando as publicações que, além de textos de qualidade, apresentem um esmerado trabalho de ilustradores famosos. Todo esse trabalho foi norteado pela vasta experiência da educadora pós-graduada em literatura infantil e proprietária da Espaço Aberto, Tânia Damásio Rocha.

Sorteio de livro autografado por Álvaro Ottoni

A festa de inauguração da Tangolomango terá diversas atrações, como o violonista Reinaldo Queiroz, responsável pela Casa dos Saberes, projeto que atende escolas em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, com sucessos tocadas no ritmo das cirandas populares. Depois, Laerte Vargas contará Rumpelstilttskin, dos Irmãos Grimm, um clássico dos contos populares. As crianças também poderão saborear pipocas com mate e participar de sorteio de uma obra do autor Álvaro Ottoni, autografada por ele.

Serviço

Inauguração Livraria Tangolomango

Data: 10 de maio de 2025

Horário: 15h às 18h

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União - Centro - Nova Friburgo/RJ 

Luiz Kingsman e Odoguiinha lançam parceria que une funk e forró e já embala rádios do Rio e Pernambuco


Já está disponível nas principais plataformas digitais o single “Se Decepção Matasse”, a colaboração inédita entre Luiz Kingsman e Odoguiinha que marca a união entre dois dos ritmos mais populares do país: o funk e o forró. A faixa foi lançada à meia-noite do dia 01 de maio, acompanhada de um videoclipe ambientado nas paisagens da Praia de Gaibu, no litoral sul de Pernambuco, e já está tocando nas principais rádios de São Paulo, Rio de Janeiro e de Pernambuco.

Escrita por Luiz Kingsman, “Se Decepção Matasse” mistura as batidas marcantes do funk com a melodia contagiante do forró. A música foi composta com a proposta de unir estilos distintos em uma única faixa dançante. O convite para a parceria surgiu pelas redes sociais, como contou Odoguiinha. “Recebi a mensagem do Kingsman e topei na hora. A canção tem uma pegada massa, diferente, e que mistura o melhor dos dois universos musicais”, declarou o cantor. 

O single é uma composição autoral dos dois artistas pernambucanos, que somam milhões de visualizações em suas carreiras. Odoguiinha, natural de Vitória de Santo Antão, tem ganhado destaque no cenário musical com sucessos como “Muero Por Tenerte”, que ultrapassou 2 milhões de acessos nas plataformas digitais. Conhecido por suas participações em programas de TV, o cantor atualmente está em turnê pelo Brasil, realizando shows e colaborações com grandes nomes da música nacional. Luiz Kingsman, por sua vez, é natural de João Alfredo e ganhou projeção em São Paulo em 2016, quando ficou conhecida como cover da cantora Anitta. Desde então, construiu uma trajetória autoral no cenário musical, com trabalhos que mesclam ritmos e referências diversas.

A faixa é acompanhada de um videoclipe gravado na praia de Gaibu, em Pernambuco, cenário que complementa a carga emocional da música. “Essa canção é muito pessoal pra mim. Cada palavra carrega uma dor, mas também uma superação. Queríamos que o público sentisse isso com a gente”, afirma Odoguiinha. “Gravar esse clipe em Gaibu foi mágico. O mar, o vento, tudo parecia conversar com a letra. É um trabalho que a gente fez com o coração”, completa Luiz Kingsman.

O videoclipe, dirigido por uma equipe independente, foi gravado integralmente em Pernambuco. Com uma estética praiana, a produção apostou em uma narrativa visual que acompanha a energia da canção, valorizando o cenário natural e descontraído da Praia de Gaibu.

A colaboração entre os dois artistas vinha sendo aguardada pelos fãs desde os primeiros indícios divulgados nas redes sociais. “Essa música é uma mistura da nossa essência. A ideia era criar algo novo, sem perder nossa identidade”, afirmou Luiz Kingsman em nota enviada à reportagem.

Luiz Kingsman, natural de João Alfredo (PE), tem se destacado no cenário do funk com músicas autorais e colaborações com nomes do Sudeste. Já Odoguiinha, pernambucano, construiu sua trajetória no forró moderno, incorporando elementos eletrônicos e urbanos ao gênero tradicional.

“Se Decepção Matasse” já pode ser ouvida nas principais plataformas digitais. O videoclipe está disponível no canal oficial de Luiz Kingsman no YouTube.

Ouça Agora: https://open.spotify.com/album/5f8sHn9eiE9Roj84HrV4aa

Assista ao Videoclipe:

https://youtu.be/4N6QfaI33OA?si=JPaggfG1WxLa80tU

Fonte: Alex Ferraz