No dia 14 de março, começa a terceira edição do Projeto Usina Viva, que se estenderá até dezembro, resgatando as memórias de Nova Friburgo por meio da arte, reflexão e questionamento das narrativas históricas. Com uma programação gratuita e diversificada, incluindo música, dança, teatro, cinema, palestras, oficinas, curso de teatro, concurso literário e outras expressões artísticas, o evento valoriza a história e o conhecimento coletivo. A abertura será nesta sexta-feira, 14/03, às 19 horas, com show de Bruna Bento (foto), seguido pelo espetáculo "Pipoca", de Márcio Cunha, no dia 15, às 20h. As atividades serão na Usina Cultural Energisa.
Além disso, o Usina Viva apresenta novidades como o pocket show intimista "Luminosa ao vivo", com talentos locais, cujas performances serão gravadas e transformadas em web série. Além das tradicionais apresentações, haverá exibições de filmes seguidas de debates sobre memória, reforçando a conexão entre arte e reflexão. A formação artística será ampliada com quatro oficinas e o curso regular de teatro com Tomás Braune, proporcionando um espaço contínuo de aprendizado.
Em comemoração aos 120 anos do Grupo Energisa, será criada a Plataforma digital da memória de Nova Friburgo, reunindo histórias, depoimentos e imagens da cidade. Essa ferramenta permitirá que todos acessem, compartilhem e se apropriem dessas narrativas, funcionando como uma ferramenta essencial para preservar as memórias da cidade e oferecer uma nova perspectiva sobre a identidade local.
“Estamos sempre buscando inovar, sem deixar de resgatar o que fizemos nas edições anteriores, promovendo a democratização e a diversidade cultural. É gratificante ver a evolução do projeto, que começou com foco no audiovisual em 2022 e agora explora as artes cênicas com tanta intimidade. Este ano, com a introdução da literatura, esperamos alcançar ainda mais pessoas interessadas em diversas linguagens artísticas”, destaca Guilherme Rezende Jr, produtor executivo do projeto, ressaltando a continuidade e expansão das atividades.
“A Usina Cultural Energisa completa 24 anos de atuação no cenário cultural, consolidando-se como um espaço único e aberto para os artistas, mostrando o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor cultural. E o Usina Viva faz parte dessa transformação, contribuindo para o fortalecimento da cultura local”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
O Usina Viva é realizado pela Clóvis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa e Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, garantindo a viabilidade e o alcance do projeto.
Confira a programação do final de semana de lançamento:
14/03 às 18h – Cerimonial de Lançamento
14/03 às 19h – Pocket Show Luminosa convida Bruna Bento
15/03 às 20h – Espetáculo Pipoca, com Márcio Cunha
Serviço:
Local: Usina Cultural Nova Friburgo (Praça Pres. Getúlio Vargas, 55, Centro, Nova Friburgo)
Entrada: Gratuita com retirada de ingressos uma hora antes de cada atividade
Classificação indicativa: Livre
Sobre a Energisa
Com 120 anos de história celebrados no último dia 26, a Energisa é pioneira em inovação no setor elétrico brasileiro. Fundada em 1905, a empresa se tornou um dos maiores grupos privados do setor, atendendo mais de 20 milhões de pessoas em 97% do território nacional. Com presença em Sumidouro e Nova Friburgo há quase 30 anos, a Energisa Minas Rio contribui para o desenvolvimento social e econômico da região. A empresa atende mais de 120 mil clientes no estado, garantindo energia segura para residências, indústrias e comércios locais. Estes investimentos impulsionam a economia do estado e geram centenas de empregos diretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário