Durante quatro meses, os moradores e visitantes de seis cidades do Interior do Estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de assistir 12 obras de diretores consagrados, que se inspiraram na questão ambiental, com temas relacionados à água, ar, energia, lixo, agrotóxico, povos originários e desmatamentos.
O Projeto “Interior na Cena” apresenta em praças públicas, filmes como “Saneamento básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado; “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé; “Xingu”, de Cao Hamburger; “Ruivaldo - O Homem que Salvou a Terra”, de Jorge Bodanzky; “O Veneno está na Mesa”, de Silvio Tendler; “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta; "O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, entre outros.
Depois de Teresópolis, Duas Barras será a segunda cidade a receber o Projeto, dia 23 de março (sábado), às 19 horas, na Praça Governador Portela. Em seguida, o “Interior na Cena” se estenderá aos municípios de Casimiro de Abreu, Vassouras, Mangaratiba , terminando em 11 de junho, em Paraty.
A entrada será franqueada ao público e, antes das sessões, haverá um bate papo com a participação de atores, diretores, críticos de cinema e ambientalistas. A exibição dos filmes será em uma grande tela inflável, de 10m x 6m, a partir de um projetor de 10k, de alta definição.
Idealizado e concebido pelo produtor e pesquisador Leonardo Conde, o Projeto “Interior na Cena” foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo RJ, e conta com a realização do Governo Federal, do Ministério da Cultura e do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Duas Barras
O Projeto “Interior na Cena” será dia 23 de março, sábado, às 19 horas, na Praça Governador Portela, com uma roda de bate-papo e participação de críticos de cinema e ambientalistas. Às 19h30, está programada a exibição de “Xingu” (2011), dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Estrelado por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, o filme conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas, a partir do momento em que se alistam para a Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943. Distribuído para mais de quinze países, o longa foi assistido por cerca de 370 mil espectadores e arrecadou mais de quatro milhões de reais. Uma adaptação televisiva em quatro episódios foi transmitida pela Rede Globo entre 25 e 28 de dezembro de 2012. O longa ficou em terceiro lugar na 14ª edição do Prêmio do Público para os títulos da mostra Panorama, entregue durante o Festival de Berlim. Concorreu para o melhor filme no Festival realizado em Oslo, Films from the South. No 7º Prêmio Contigo de Cinema ganhou a “Melhor Fotografia”.
Em seguida, o público assistirá “Ruivaldo - O Homem que salvou a terra” (2019). Dirigido por Jorge Bodanzky, com co-direção e fotografia de João Farkas, o filme documenta a luta diária de Ruivaldo Nery para sobreviver diante das consequências do assoreamento do Rio Taquari, na região central do Brasil. Movido por sua intensa paixão pelo Pantanal e sabedor de sua fragilidade, Ruivaldo luta para salvar a terra onde nasceu e criou seus filhos. O documentário mobilizou e sensibilizou um grupo plural de pessoas, catalisando o desejo de trabalhar – sobretudo no âmbito da cultura – pela preservação do Pantanal. Participou da Especial Semana do Meio Ambiente da Mostra Ecofalante - Brasil.
Programação nos demais municípios
13/04 – Casimiro de Abreu - 19h
“Saneamento Básico”
Direção: Jorge Furtado
“Floresta - Um jardim que a gente cultiva”
Direção: Mari Correa
27/04 - Vassouras - 19h
“O Veneno está na Mesa”
Direção: Silvio Tendler
“Para aonde foram as andorinhas”
Direção: Mari Correa
11/05 – Mangaratiba -19h
“A última floresta”
Direção: Luiz Bolognesi
“Quentura”
Direção: Mari Correa
15/06 - Paraty - 19h
“O Sal da Terra”
Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
“Amazônia Sociedade Anônima”
Direção: Estevão Ciavatta
Nenhum comentário:
Postar um comentário