Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

O documentário ficcional “Prego de Linha”, dirigido pelo cineasta Luiz Antonio Cavalheiro, estreia em Cordeiro/RJ no dia 21/12

 - O curta-metragem foi inspirado em um prego de linha encontrado no caminho da antiga Estrada de Ferro Leopoldina -

Luiz Antonio Cavalheiro - Foto Cássio Campos 

“Prego de Linha”, documentário ficcional, dirigido pelo cineasta Luiz Antonio Cavalheiro, terá estreia no dia 21 de dezembro (sábado), às 19 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (Av. Raul Veiga, 243 - Centro), durante o 1º Festival de Cinema do Mato, no município de Cordeiro/RJ. O curta-metragem foi inspirado em um prego de linha encontrado em julho de 2023, no caminho da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, e resgata importantes histórias do período que cortou a cidade por 85 anos (1875 a 1960).

Tendo como locações a Ponte de Ferro e a Estrada Velha entre as cidades de Cordeiro e Monnerat, e a Ponte Seca, em Sumidouro, o documentário destaca a importância para o crescimento social e econômico e também para as muitas famílias cordeirenses que tiraram o sustento de seus descendentes com o trabalho na ‘linha do trem’.

Os pregos de linha são projetados para fornecer uma conexão segura e duradoura entre os trilhos e os dormentes; são responsáveis por manter os trilhos alinhados e nivelados, suportando as cargas e tensões resultantes do tráfego ferroviário. A importância do prego de linha para a segurança da malha ferroviária pode, metaforicamente, se equipara a história de trabalhadores que, de sol a sol, entregaram a força e o suor de suas lidas diárias enquanto funcionários da empresa de trem.

Para reunir o material para a produção do curta, foram entrevistados ao longo de meses seis trabalhadores e familiares que viveram na época em que a linha do trem ainda funcionava: Maria da Glória Ferreira, Renata Neves, Gilson Guimarães, Hélio de Carvalho, Hélio Farinha e Luiz Gonzaga. Os relatos levaram a caminhos inimagináveis, que agora se eternizam em um produto audiovisual muito bem executado por uma equipe sensível e comprometida com a preservação da memória.

A direção-geral e de arte, edição, roteiro, pesquisa e textos ficaram a cargo do cineasta Luiz Antonio Cavalheiro; produção de Cássio Campos; direção de fotografia, edição geral e de som de Bruno Caputo; trilha sonora de Allan Ramos; operador de drone e filmmaker, Bruno Teixeirão; interpretação de libras por Fernanda Venturino; e ainda contou com textos da professora e historiadora Madalena Tavares.

O documentário “Prego de Linha” é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo do município de Cordeiro/RJ, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cordeiro - Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro.

CINEASTA

Luiz Antonio da Silva Cavalheiro formou-se em Direção de Cinema pela Academia Internacional de Cinema, em 2021. Em 2004, ele já foi premiado e o único representante do Rio de Janeiro no Concurso Nacional "Revelando os Brasis - Ano I", de revelação de talentos e inclusão audiovisual, realizado pelo Ministério da Cultura. Com o prêmio, dirigiu e roteirizou o curta-metragem "A Hora das Almas". Em 2005, foi assistente de direção do curta-metragem “Uma História de Fogachos, Queijinhos e Miranda”, do diretor Ângelo Pessoa, no Concurso Nacional “Revelando os Brasis – Ano II”.

Em 2007, Luiz Antonio foi colaborador do site de cultura “Overmundo”, com publicações em destaque; em 2011, teve a crônica “Chico Doido” publicada na Coletânea Cidade Amada, organizada pelo professor Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras. Cavalheiro também é professor de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco/Iesde e licenciado em Língua Portuguesa/Literatura pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; possui MBA em Gestão Empreendedora em Educação, pelo Sesi/UFF; e atualmente também se dedica à literatura com contos publicados na plataforma de internet Wattpad.


SERVIÇO

Estreia “Prego de linha” (curta-metragem – documentário ficcional)
Data: 21 de dezembro (sábado)
Horário: 19 horas
Local: sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (Av. Raul Veiga, 243 - Centro) 

https://www.instagram.com/prego.delinha

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Escritor Gabriel Cardoso lança livro de crônicas em Nova Friburgo

Elogiado por Luís Fernando Veríssimo, autor também oferece aula gratuita de escrita criativa focada em crônicas


O escritor Gabriel Cardoso promove lançamento de seu novo livro, O Paraíso dos Quase Lá, no dia 13 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17 horas, na Usina Cultural Energisa (Salão Nobre), em Nova Friburgo. Além da já tradicional sessão de autógrafos com roda de conversa, o autor, que é mestre em Comunicação e pós-graduado em Literatura Brasileira pela Uerj, oferecerá ainda uma aula gratuita de escrita criativa com ênfase em crônicas.

Com 52 crônicas que trazem a ótica do 'quase' de diferentes formas, o livro reúne histórias do dia a dia que se dividem entre delírio e realidade, mas retratam a vida como ela é, com suas alegrias e frustrações, em uma leitura leve e reflexiva ao mesmo tempo. Com diálogos muito bem construídos, intensos e com boa dose de humor, o autor explora o cotidiano do subúrbio carioca, com um olhar atento aos detalhes.

O "Paraíso dos quase lá" é uma obra que convida o leitor a refletir sobre a vida, a arte e a cultura, tudo com uma linguagem leve e acessível. Considerado por muitos uma das grandes promessas da literatura carioca, Gabriel Cardoso promete uma tarde/noite de muita conversa, troca de ideias e, claro, boas histórias.

Prefácio de Luiz Antonio Simas

Ganhador de dois prêmios Jabuti, o professor, escritor e compositor Luiz Antonio Simas é quem assina o prefácio d’O Paraíso dos Quase Lá. Ele destaca que “é entre as esguelhas de humor e uma compaixão pelas coisas humanas manifestadas nas entrelinhas, que as crônicas de Gabriel passeiam, sem estardalhaços desnecessários, por aquilo que há de nos redimir: a miudeza da vida que, ainda que a morte insista, não cessa de acontecer”. Coincidentemente, Simas intitulou o prefácio de “Miudezas”, nome do primeiro livro publicado por Gabriel, justamente por ser uma característica forte na escrita do cronista, esse olhar para as pequenas coisas da vida, que muitas vezes passam desapercebidas por nós na correria do dia a dia.

Serviço:

Lançamento do livro "O Paraíso dos Quase Lá" e Aula Aberta de Escrita Criativa (ênfase: Crônicas) com Gabriel Cardoso 

Data: 13 de dezembro (sexta-feira)

Horário: a partir das 17h (lançamento) e 19h (aula)

Local: Usina Cultural Energisa – Salão Nobre – Praça Getúlio Vargas, 55 - Centro - Nova Friburgo/RJ 

Sobre o autor:

Gabriel Cardoso é jornalista, professor, escritor, compositor, fotógrafo e palestrante. Mestre em Comunicação e especializado em Literatura Brasileira pela UERJ.

Mais informações sobre o livro:

O Paraíso dos Quase Lá é um livro de crônicas, onde o todas as narrativas perpassam o conceito do “quase”. De quem quase chega, quase para, quase consegue, quase atira, quase pergunta e quase responde. O torcedor que não foi supersticioso o suficiente, o padre que virou coach, as indagações filosóficas de um gato castrado, o assassinato da moda, o fabuloso clube dos pessimistas. O subúrbio. O Flamengo. O samba. Sempre leve e direto, às vezes ácido, às vezes sóbrio, tudo permeado pelo caráter suburbano e bem-humorado do autor.

No decorrer da narrativa, o leitor é absorvido pelas cenas do cotidiano descritas e sorri com os toques de acidez, humor e sagacidade, criando ali uma conexão quase instantânea com o autor. Comida, saudade, subúrbio, luto, família e nostalgia também estão presentes nas páginas. Há, ainda, uma crônica que leva o título do próprio livro, que se desenrola como um reconhecimento — com certa reverência — a todo o universo de coisas descartadas (ou não vencedoras) já criadas pela humanidade.

Nova Friburgo representa o Estado do Rio de Janeiro em festival nacional das APAEs

Cia Teatral Tragicômico, da APAE de Nova Friburgo, representa a cidade e o estado nos dias 9 a 13 de dezembro


Com a conquista do primeiro lugar no Festival Estadual, realizado em julho deste ano no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo (RJ), a Cia Teatral Tragicômico, da APAE de Nova Friburgo, vai representar o Estado do Rio de Janeiro no XII Festival Nacional Nossa Arte.

Este ano, o evento cultural que envolve todas as APAEs do Brasil será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Expo Mag, do dia 9 a 13 de dezembro.

Essa é a terceira vez consecutiva que a Cia Teatral Tragicômico conquista o Primeiro lugar em Artes Cênicas no Festival Estadual Nossa Arte, evento promovido pela Federação Estadual das APAEs do Rio de Janeiro em parceria com a APAE Nova Friburgo.

O grupo tem direção do Professor Leonardo Benvenuti, que junto ao elenco de atores Jeffrey Avellar, Giselle Rosa, Túlio Rodrigues, Daniel Darci e Jorgiane da Silva fizeram a montagem de uma peça inspirada no Teatro popular Italiano renascentista mais conhecido como Comédia Dell'art. Através da pesquisa histórica das máscaras dos arquétipos sociais daquele período na Itália, a Cia criou seu próprio "conavaccio" (roteiro teatral) chamado “As desventuras de Arlequino".

A expectativa de trazer o prêmio máximo para casa e se consagrar a grande campeã de artes cênicas entre as APAEs do Brasil é grande. Afinal, a Cia Teatral Tragicômico já participou de outras edições do Festival, Olinda (PE), em 2016, e Manaus (AM), em 2019, em que trouxeram na bagagem o troféu de 2° lugar com uma peça em homenagem ao Charles Chaplin.

“Como este ano a etapa nacional será pertinho de casa (Nova Friburgo), contamos com todos que nos apoiaram até aqui e pedimos que continuem sonhando conosco, pois podemos ir além... é só acreditar!”, convida o professor Léo Benvenuti, carinhosamente conhecido como Léo Abelha. 

Acompanhe a APAE Nova Friburgo por meio das redes sociais no @apaenf

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

O filme “Encontro dos rios”, de Fabiana Corrêa, mostra que qualquer maneira de amor vale a pena

 

Pós filmagens externas - Foto Sávio Monnerat

– Um conto, um curta-metragem, uma história. Em Cordeiro/RJ, a pré-estreia será no dia 11/12 e a estreia dia 20/12 -

O curta-metragem “Encontro dos rios”, de Fabiana Corrêa, é baseado em um conto sensível, com silêncios que acordam muitos ruídos nas entrelinhas, no subtexto e no leitor, com base em um dos contos dela publicados no livro “Contos Germinados”, pela Editora In Media Res (2021). Junto com uma equipe, o conto de mesmo nome foi adaptado por Fabiana para dar vida ao seu primeiro produto audiovisual, ao ser contemplada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro/RJ. 

A pré-estreia de “Encontros dos Rios” está marcada para 11 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas, no Parque de Exposições Raul Veiga (Palácio de Cristal), com roda de conversa sobre diversidade de gênero. No dia 20/12 (sexta-feira), às 20h, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, será a estreia, durante o 1º Festival de Cinema do Mato. As exibições têm entrada franca e em breve “Encontro dos rios” será disponibilizado gratuitamente no ambiente digital. Vale destacar que o filme tem interpretação de libras.

O curta

Foto Cassio Campos
Um casal encontra-se às margens de um rio, onde fazem uma breve revisão de suas vidas em separado, baseada em encontros, desencontros e escolhas. Sendo este um casal homoafetivo, o curta-metragem mostra, com leveza poética, os caminhos e descaminhos de um casal, independente do gênero. Como é ambientando às margens de um rio, explorou-se a analogia do fluxo hídrico com o fluxo de vida das personagens, enquanto valoriza a paisagem natural da região da cidade de Cordeiro, do interior fluminense.

Produção

Foram dias de trabalho até que o curta nascesse. Nesse caminho, observou-se as linguagens textual e audiovisual, foram feitas muitas reflexões, descobertas, construções e navegação no curso do ‘rio-texto’, uma vez que é o seu primeiro mergulho como diretora, roteirista e produtora de um curta, ela que também é artesã e professora. “Tudo é linguagem de emoção. Levamos a linguagem da prosa literária para a linguagem audiovisual, mantendo o tema central do texto, baseado na premissa de que qualquer maneira de amor vale a pena. É importante promover a sensibilização para o respeito frente a casais homoafetivos e pessoas LGBTQIAPN+”, destaca Fabiana. 

A equipe que mergulhou junto com Fabiana nesses rios é formada por profissionais cordeirenses e de cidades vizinhas: Luiz Antônio Cavalheiro (diretor de arte e figurino), Renata Martins (diretora de fotografia, montagem e edição), Gabriel Monnerat (assistente de fotografia e sonorização), Cássio Campos e Leonardo Libanio (atores), Lucas Gomes de Paiva (videomaker e piloto de drone), Raphael Montechiari (trilha sonora e compositor da música “Tudo é bem”, interpretada pela Banda Alumia); a interpretação de libras é feita por Fernanda Silva Venturini. 

A escritora, diretora, roteirista e produtora do curta-metragem

Foto Divulgação

Fabiana Corrêa é graduada em Ciências Biológicas pela Uerj, com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV. Sendo professora de Biologia e Ciências da rede particular de ensino, em cidades da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, foi coordenadora de diferentes projetos na área ambiental e educacional. 

Nascida em Bom Jardim, reside em Cordeiro há 28 anos, o que torna os vales e montanhas do interior fluminense seu principal campo de colheita para a escrita e artesania. Escrevendo para crianças, jovens e adultos, seus textos tratam de sentimentos que habitam os campos da imaginação, do sonho e da poesia. Como a arte também é uma das casas que habita, mescla a artesania de fios e tintas com a das palavras. 

Fabiana faz parte do coletivo de escrita de autoria feminina “Juntas & Diversas”, desde 2019. Entre seus livros infantojuvenis publicados estão: “História de um Cambucazinho”, “Sonho de Canoa”, “Quero minha água de volta”, “Era uma vez Euclydes” e “As Palmas de Marina” (no qual também é ilustradora). Os seus livros de poesia são: “Asas de Poesia”, “desfolhada”, “Pérgola do Tempo” e “Espirais”;  enquanto os de contos são: “Contos Desatados”, “Contos de Enganar o Tempo”, “Contos Germinados” e “Tecido do infinito”. A escritora tem participação, também, em diversas antologias.


SERVIÇO

“Encontro dos rios” - Um conto, um curta-metragem, uma história - 

Pré-estreia - 11 de dezembro (quarta-feira), às 19 horas, no Parque de Exposições Raul Veiga  (Palácio de Cristal) - Cordeiro/RJ, com roda de conversa sobre diversidade de gênero.

Estreia - 20/12 (sexta-feira), às 20 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (Av. Raul Veiga, 243 – Lot. Cesinha) - Cordeiro/RJ, durante o 1º Festival de Cinema do Mato. 

Entrada franca.

https://www.instagram.com/encontrodosrios.curta

www.escritorafabianacorrea.com.br 


Assessoria de Imprensa - @naredecomscheila (22)98146-2493

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Na semana da Black Friday, advogada orienta consumidores sobre o golpe do pix


Com a aproximação da Black Friday, consumidores de todo o país se preparam para aproveitar ofertas tentadoras, mas especialistas alertam: este também é um dos períodos com maior incidência de fraudes. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude – documento, produzido mensalmente pela Serasa Experian - “entre janeiro e julho de 2023, o Brasil ultrapassou a marca de 5,6 milhões de investidas fraudulentas que, se fossem bem-sucedidas, teriam resultado em mais de R$ 31,3 bilhões em perdas para as companhias e consumidores”. A organização acredita que o volume de fraudes para a Black Friday 2024 chegue a 89,3 mil tentativas de golpe, aproximadamente, entre a sexta-feira, dia 29 de novembro, e o domingo, 01 de dezembro, com um prejuízo estimado de até R$ 500 milhões caso essas fraudes sejam efetivadas.

A advogada especialista em Direito do Consumidor, Amanda Guedes Ferreira, aponta que entre os golpes mais comuns está o famoso "golpe do pix", em que criminosos atraem compradores com ofertas enganosas e exigem pagamento por transferência, deixando muitos consumidores sem o produto e sem o dinheiro.

− Infelizmente, algumas pessoas acabam se aproveitando desse comércio mais aquecido, fazem com que outras pessoas que estão interessadas em adquirir certos produtos ou serviços realizem o pagamento mediante transferência via PIX e depois essas pessoas se dão conta de que foram vítimas de uma fraude.

Professora do curso de Direito da Estácio, Amanda dá dicas para que os consumidores evitem fraudes durante a Black Friday e aproveitem com segurança o período de promoções, mas alerta que a principal recomendação é ter atenção redobrada antes de realizar qualquer compra. A advogada lista mais dicas abaixo:

1. Verifique a segurança do site: Ao acessar um site de compras, certifique-se de que ele é confiável. Uma forma simples de verificar é observar se o endereço começa com "https://", indicando que é um site seguro. Além disso, sempre prefira lojas e plataformas de renome.

2. Evite transferências fora da plataforma: Em plataformas de vendas conhecidas, todo o processo de compra deve ocorrer dentro do próprio sistema do site. Se um vendedor solicitar pagamento direto via pix ou outra transferência, desconfie. Ao sair da plataforma, o site deixa de ser responsável pela transação, aumentando o risco de fraude.

3. Desconfie de ofertas extremamente baixas: A Black Friday é conhecida por seus preços reduzidos, mas ofertas excessivamente baixas podem ser armadilhas. Compare preços e desconfie de valores muito abaixo do mercado.

4. Guarde comprovantes e documentos: Mantenha os comprovantes de pagamento e registros da compra. Em caso de problemas, esses documentos serão essenciais para um eventual pedido de reembolso.

Fui vítima de um golpe. O que fazer?

A advogada alerta que ao perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve acionar imediatamente o seu banco, solicitando a abertura do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

− O MED busca bloquear o valor transferido na conta recebedora. Além disso, é essencial registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia, o que pode ser feito online em muitos estados. Em seguida, recomenda-se procurar um advogado especializado em direito do consumidor para orientações e, se necessário, dar início a uma ação judicial. Neste ano, tome todos os cuidados para que as compras de Black Friday tragam economia e satisfação, e não prejuízos financeiros, - aconselha a professora de Direito da Estácio. 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A Árvore Que dá Livros - 13ª edição - Nova Friburgo

A edição de 2024 da "Árvore que dá Livros" já tem local e data marcada. Este ano o evento acontecerá no domingo, dia 15 de dezembro, no Espaço Arp, local de referência de cultura, diversidade e entretenimento na cidade. Símbolo de resistência cultural de Nova Friburgo, a Árvore Que Dá Livros chega ao seu 13º ano consecutivo, com o objetivo de levar ao friburguense o gosto e o prazer pela literatura. 

O evento é idealizado por um coletivo de amigas e amantes da literatura, e consiste na montagem de uma árvore de Natal feita somente com livros doados pelos moradores da cidade.

Os livros a serem doados para a montagem da Árvore podem ser deixados em qualquer um dos nove postos de recolhimento em diferentes pontos da cidade ou então através de contato direto com a equipe pelas redes sociais do projeto. São eles: Livraria Genipapo, Usina Cultural Energisa, Educandário Miosótis, La Benta Confeitaria, Casa da Serra Carioca, Sustentarp, Colégio Estadual Dr João Bazet e CPM.

A montagem da Árvore acontecerá no Bloco 11 e terá início às 9 horas e, a partir deste horário, o público poderá aproveitar outras atividades que estarão disponíveis no local, como uma exposição de artistas friburguenses dos mais diversos segmentos. Durante a montagem, às 10h30, o músico e contador de histórias Murillo Soares abre a agenda de atrações. Em seguida, às 12h, o espaço fica aberto para a leitura de poesias, crônicas e contosÀs 14h30, chega o momento do Café Literário, mediado pela professora Márcia Lobosco, que determina um tema a ser discutido e abre a oportunidade de cada participante escrever sobre o assunto e compartilhar com os colegas. O café será aberto ao público com vagas limitadas, por ordem de chegada. A desmontagem é a última atração, às 16h, encerrando a edição 2024 da Árvore que dá Livros.

Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha característico desta época do ano, os livros que compõem a árvore serão disponibilizados a todos os presentes no evento, que poderão escolher os de sua preferência.

Edições anteriores

Em sua primeira edição, no ano de 2012, o evento ocorreu na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e contou com a doação de mais de mil livros, recolhidos em três semanas de campanha. Foram distribuídos ao longo do dia cerca de 600 livros, e aqueles que não foram resgatados pela comunidade tiveram como destino o Lar Abrigo Amor a Jesus.

O sucesso do evento deu origem às edições seguintes, que ocuparam diferentes pontos da cidade, como a Usina Cultural Energisa, a Rodoviária Urbana, as praças Getúlio Vargas, das Colônias e Marcílio Dias, o Centro de Turismo, a escadaria do Antigo Fórum, o Espaço Babel, entre outros locais marcantes para a cultura da cidade.

Durante a pandemia, a Árvore que dá Livros aconteceu sem aglomerações, e a desmontagem se deu em formato de live no Instagram. Quem acompanhou ao vivo, pôde escolher e separar os livros favoritos e agendar a retirada no Espaço Babel, onde também aconteceu a última edição do evento, em dezembro de 2023.

Desde a primeira edição até a última, são buscadas instituições que aceitam doações de livros para que os restantes do evento sejam encaminhados para um local especial. Os livros que não são recolhidos no evento e nem encaminhados para doação, são guardados para a edição seguinte da Árvore.

Um pouco sobre o evento pelas organizadoras

"A questão de trabalhar o hábito de doar livros é doar conhecimento, é dividir com o outro o que um dia serviu pra você. Além de promover o encontro físico entre as pessoas num momento em que parte da humanidade só se encontra virtualmente" - Scheila Santiago, jornalista.

"Durante todas as edições, já passaram pela Árvore que dá Livros mais de 15 mil exemplares de livros de literatura, de diferentes temáticas, para diferentes idades e gostos. É um evento de impacto municipal que precisa ser valorizado" - Luisa Machado, jornalista.

"Em tempos digitais, a Árvore que dá Livros traz a magia do livro impresso - seu cheiro, a beleza das ilustrações, os rabiscos nas páginas, aquela declaração de amor disfarçada em dedicatória, o ler, reler e ler de novo quando a história bate forte na mente e no coração. É a celebração da leitura como ferramenta para a ampliação de nossos horizontes, a diversificação de nossas escolhas e a projeção de um mundo, no mínimo, mais livre e prazeroso" - Rosangela Buarque, professora.

SERVIÇO:

A Árvore que dá Livros - 13ª edição

Domingo - 15 de dezembro

Bloco 11 - Espaço Arp - Nova Friburgo/RJ

9h - Montagem da Árvore

10h30 - Música com Murillo Soares

12h - Poesias • Contos • Crônicas

14h30 - Café Literário com Márcia Lobosco

16h - Desmontagem da Árvore 

Montagem • Café Literário • Música • Exposições de arte e literatura • Bate papo • Leituras • Desmontagem

Postos de recolhimento: Genipapo, Usina Energisa, Miosótis, La Benta, João Bazet, Serra Carioca, Sustentarp, CPM.

Contato: Luisa Machado - (22) 99717-9067

https://www.instagram.com/arvorequedalivros

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Expo Mulher de Negócios - 22, 23 e 24 de novembro em Nova Friburgo/RJ


Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o Shopping Friburgo será o palco da primeira edição da Expo Mulher de Negócios, evento promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Acianf em parceria com o  Friburgo Shopping Center. Voltado para destacar o potencial criativo e inovador das mulheres empreendedoras, o evento busca fortalecer e promover o empreendedorismo feminino, oferecendo uma plataforma de visibilidade e networking para empreendedoras de Nova Friburgo e região.

Objetivo do evento

A Expo Mulher de Negócios tem como objetivo central oferecer apoio e visibilidade para mulheres empreendedoras locais, especialmente em um contexto de desafios econômicos, promovendo a cultura de negócios desenvolvidos por mulheres e reforçando o papel do empreendedorismo feminino na economia da cidade. Com um total de 20 stands distribuídos no espaço do shopping, o evento vai abrigar expositores de diversas áreas, como moda, artesanato, gastronomia, estética e outros serviços, permitindo às expositoras um contato direto com a comunidade e com consumidores em potencial.

Atrações e programação

A programação da feira inclui uma série de atrações voltadas para o desenvolvimento profissional e para o entretenimento do público. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar de workshops, mini palestras e consultorias de estilo, além de oficinas infantis e apresentações musicais. Uma das principais atrações será a exposição "Um dia no closet de Marly Pinel", com figurinos de carnaval que refletem a riqueza cultural de Nova Friburgo. Além disso, a feira contará com uma exposição de fotos de fotógrafas locais, celebrando a arte e a criatividade das mulheres friburguenses.

Apoio local e impacto esperado

O evento conta com o apoio de instituições importantes da cidade, como o Sesc e o Casa Friburgo, além de outras parcerias com o Senac e Sebrae, que contribuirão com atividades educativas e de orientação profissional. Realizada em um ponto estratégico da cidade, a Expo Mulher de Negócios espera atrair tanto moradores quanto turistas, aumentando o movimento e promovendo as vendas para o comércio local.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira - 22 de novembro de 2024

18h30 - Abertura Oficial Expo Mulher

19h - Abertura da exposição "Um dia no closet de Marly Pinel" com apresentação dela (Patrocínio possível: Casa Friburgo)

19h30 - Consultoria de estilo com especialistas: Roda de Conversa: Priscila Hovernek, Cris Cunha e Juliana (Local: Sala de Exposições Fotográficas com as fotógrafas convidadas: Daniele Emerick Libertè, Beatriz e Cintia Cunha Revele-se)

18h30 às 21h30 - DJ Bruna Petribu

Horário Exposição Empreendedoras: 18h30 às 22h

Sábado - 23 de novembro de 2024

Horário: 10h às 22h

10h30 - Oficina Infantil Chocolarte

14h - Workshop ExpoMulher

14h - Aline Parise - Pense! Decisões que transformam o seu negócio

14h30 - Fabiana Kaiuca - Como ganhar dinheiro na Shopee e Shein em 2025

15h - Bárbara Gouvêa - Do Invisível ao Irresistível: Histórias que vendem

15h30 - Anne Marjie - Comunicação que Converte: Como Falar para Engajar

16h - Sabrina Condack - Empreender Sozinha: Estratégias para Organizar e Empoderar Seu Negócio

16h30 -  Rochele Neves - Como ser a Líder que seu negócio precisa

17h - Ana Paula Lemgruber - Cultura Empreendedora: O valor que gera lucro

17h30 - Josanne Marchon - Atendimento e Relacionamento: Como Encantar Seus Clientes e Criar Fidelidade

18h - Márcia Lobosco - Roda de Conversa: A importância dos Coletivos Femininos

19h - Atração Musical: DJ Viviane Lisboa 

Horário Exposição Empreendedoras: 10h às 22h

Domingo - 24 de novembro de 2024

Horário: 14h às 18h

14h - Rodada de Negócios

15h - Workshop de atividade física

Palestra: Fabricia, Nutricionista especialista em Saúde da Mulher

16h - Bia Watanabe - Defesa Pessoal para Mulheres 

18h - Atração: DJ Viviane Lisboa

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

A Expo Mulher de Negócios promete ser uma oportunidade única para conhecer e apoiar o empreendedorismo feminino em Nova Friburgo, contribuindo para o fortalecimento da economia local e celebrando o talento e a inovação das mulheres empreendedoras da cidade.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

8º Encontro Friburguense de Danças Orientais - 23 de novembro

VI Encontro Friburguense de Danças Orientais

O 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais será realizado no dia 23 de novembro (sábado), entre 14h e 21h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Praça do Suspiro – Nova Friburgo/RJ), tendo na programação: Concurso com premiação, Show Pocket com a participação das juradas do concurso, Mostra não competitiva e Show de Gala, com dançarinos e professores consagrados no meio artístico.

O público terá a oportunidade de apreciar as apresentações voltadas especificamente à cultura árabe, envolvendo suas particularidades culturais, representativas, musicais, interpretativas e folclóricas. A inclusão e a diversidade serão uma vitrine de inspiração para minorias, novos amantes da dança, desmistificando os limites do corpo e idade, promovendo a democratização do acesso à arte. 

A dança do ventre, no mundo ocidental, é a dança árabe (Oriente Médio e Norte da África) miscigenada e influenciada por várias outras culturas. O único e verdadeiro significado desta dança é o poder de criação incutido nela, a fertilidade, a gestação e a maternidade. Ela é dançada pelas mulheres árabes durante o trabalho de parto, em ocasiões festivas como casamentos, colheitas, aniversários, festas religiosas, bênçãos, curas, afazeres do dia a dia, enfim, tudo que faz parte da vida é comemorado com música e dança por esses povos, cada região, cada tribo, com suas tradições e particularidades, mas sempre honrando a vida.

Concurso, Mostra e Show de Gala

Monara Emerick (Saisha Lis)
O evento, que será apresentado por Bee Chá Eder (drag queen interpretada pelo ator friburguense Eder Ferreira da Silva) e Clara Ventura (mulher negra e influencer), terá o Concurso Regional de Danças Orientais de Nova Friburgo entre 14h e 17h, sendo dividido em cinco categorias: Sênior (para pessoas acima dos 60 anos), Solo Infanto Juvenil, Solo Amador, Duplas ou Trios, e Grupos. Todos os participantes receberão certificados e medalhas e os vencedores, prêmio em dinheiro e troféus. Antes da premiação, que está marcada para as 18h, haverá um Show Poket com apresentação das juradas.

Em seguida serão apresentados os que se inscreveram para a Mostra Não Competitiva, nas modalidades: Solo Amador (idade a partir de 6 anos) e Dupla ou Trio (amador e profissional – categoria mista). Às 20h será o Show de Gala, que contará com a apresentação de bailarinas, professoras e convidados especiais: Samyr Hazid e Mayara Rajal (Embaixadora da Shimmie, do Rio de Janeiro, e madrinha do festival), e das coreografias dos colocados em primeiro lugar de cada categoria do Concurso Regional.

Vale destacar que o 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais terá a cobertura da Shimmie, com vasta experiência em eventos do gênero em nível nacional, e a produção prepara algumas surpresas para o sábado. Ainda como parte do evento, no domingo (24), das 9h às 11h, será realizado no Clube de Xadrez, o “Workshop Mejance”, com o bailarino e coreógrafo de danças árabes Samyr Hazid, que há 24 anos atua no mercado; o primeiro bailarino de Dança do Ventre com o registro do Sindicato de Dança do Rio de Janeiro. Interessados(as) em participar devem entrar em contato pelo número (22)99878-3937.

Ingresso

O valor do ingresso antecipado para acompanhante e público em geral é R$20 (vinte reais) ou (½ R$10) para idosos, estudantes, crianças de até 12 anos e PcD's, para compra até a véspera do evento (22/11 - sexta feira). No dia do evento, o valor será R$30 (trinta reais) ou (½ de R$15) para idosos, estudantes, crianças de até 12 anos e PcD's. Todas as bailarinas inscritas na Mostra e no Concurso terão gratuidade para assistir todo o evento, inclusive o Show de Gala. 

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo Sympla ou depósito (entrar em contato com a produção pelo número 22-99878-3937). Os locais para retirada dos mesmos são: Globo Presentes (Av. Alberto Braune, 118 – Centro), Restaurante Beirute (Rua Salusse, 32 - Suspiro), Quintella Café (Av Walther Machado Thedin 795, loja 07 – Mury) ou na bilheteria do Teatro no dia do evento.

O 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais é idealizado pela Escola Petra de Danças Orientais de Nova Friburgo/RJ, que tem como responsável a professora de Dança do Ventre Monara Emerick (Saisha Lis), uma produção em parceria com a Produtora Sempre Eventos, que conta com o fomento do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através do Edital de Fomento ao Setor Criativo 05/2023 - Lei Municipal Paulo Gustavo.

SERVIÇO

VIII Encontro Friburguense de Danças Orientais

Data: 23 de novembro de 2024 (sábado)

Horário: 14h às 21h

Local: Teatro Municipal Laercio R. Ventura (Praça do Suspiro - Nova Friburgo/RJ)

Classificação Livre (menor de idade somente acompanhado por responsável)

Informações: 22 99878-3937 (Monara)

Instagram: @8EFDO_24

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Festival Bossa, Jazz e Blues agita o feriadão da Proclamação da República em Nova Friburgo

 
Caru de Souza - Foto Rebecca Coutinho
O feriado prolongado pelo Dia da Proclamação da República em Nova Friburgo vai ser de puro entretenimento, juntando três estilos musicais consagrados, com o Festival Bossa, Jazz e Blues. O evento acontece do dia 15 a 17 de novembro no Espaço Arp, com entrada gratuita.

Sem o Blues, não existiria o Jazz e, assim, não haveria a Bossa. Os estilos estão correlacionados numa linha do tempo que marca a influência dos gêneros musicais para a criação das canções que até hoje movimentam o cenário musical no mundo. O festival chega a segunda edição, a primeira realizada em novembro de 2023, mostrando todo o talento da região e envolvendo os participantes em um fim de semana de cultura, gastronomia e diversão.

A realização é da Serra Carioca Tap House, Feitoria Cozinha & Cia, Empório Brew, Drink Deli e Coração Pastéis. Os cinco estabelecimentos da Rua do Relógio do empreendimento multiuso se juntam para oferecer três dias de música ao vivo com atrações locais e também de alcance nacional.

Na sexta-feira, 15, um dos destaques é o projeto Roll a Jazz. “Mais do que apenas uma banda; é uma escola e um movimento cultural”, define o líder, o maestro Carlos Emílio "Zébinho". O grupo já passou por diversas formações, mas sempre com uma abordagem jazzística inovadora, incluindo clássicos do cancioneiro popular e standards em releituras únicas para cada formação.

O pianista e produtor brasileiro Marvio Ciribelli sobe a serra e é uma das grandes atrações do sábado, 16. Marvio Ciribelli tem importantes passagens internacionais, como o Montreux Jazz Festival e vem mostrando todo o seu trabalho em torno da renovação da Bossa Nova, do Choro e do Samba-Jazz. Uma belíssima trajetória de quatro décadas.

Neste mesmo dia, a banda Café Bourbon traz seu repertório vasto, que é um verdadeiro passeio pelas décadas. Com uma abordagem que mistura jazz, rock nacional e internacional em uma combinação perfeita composta por Sax Alto, Sax Tenor, Sax Barítono, Trompete, Flugelhorn, Trombone e mais, faz uma performance para ninguém ficar parado.

No domingo, 17, o Bossa, Jazz e Blues recebe Caru de Souza. A artista se consolidou em 2003, moldando sua voz no Classic Rock dos anos 60/70. Ampliando seus horizontes, se influenciou pelas origens do Blues e da Soul Music. Atualmente, é um dos grandes nomes da região.

Mariana Benjamin, Magic Sons, Camila Costa, Claudia Correa, Café Bourbon, Samba na Serra, Nelson Paes, Dj Bispim, Lumiar Jazz e Dj Cris K completam a programação do festival @bossajazzeblues.

SERVIÇO:

Festival Bossa, Jazz e Blues

Data: 15 a 17 de novembro

Horário: A partir das 13h

Local: Rua do Relógio do Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro, Nova Friburgo | RJ)

Entrada gratuita

"Natal na Serra Sustentável e Solidário" estreia em Petrópolis com atrações especiais e encantos natalinos

 Um Natal de magia e consciência ambiental com diversas atividades para o público

De 15 de novembro a 29 de dezembro, o Chalé da Serra, em Petrópolis, RJ, será palco da primeira edição do "Natal na Serra Sustentável e Solidário", um evento que promete levar o espírito natalino para a Serra Fluminense. Funcionando de quinta a domingo, das 10h às 17h, o evento oferece uma experiência encantadora para todas as idades. Os ingressos custam R$20 com pré-reserva, e a entrada é gratuita para creches, orfanatos e asilos. Para participar, basta se inscrever e garantir sua reserva no Sympla.

A inauguração, em 15 de novembro, a partir das 16h, contará com uma programação encantadora. O evento incluirá uma cantata natalina, desfiles de Senhoras Noel e Noel Dog, exposições temáticas, presença de elfos e espírito natalino, além de uma charmosa casa de biscoito. Os visitantes poderão explorar uma delicatessen natalina, a Fábrica de Brinquedos, um Presépio tradicional e o deslumbrante Túnel de Luz. Também haverá oficinas de biscoitos e guirlandas de pipoca, proporcionando momentos mágicos para toda a família.

Dentre as atrações, destaca-se uma exposição de árvores temáticas pintadas à mão. Além disso, o "Natal in Box" oferece cestas natalinas com produtos artesanais, e o buffet especial conta com ceias para reunir a família e celebrar com sabores únicos.

Idealizado por Guilherme Tavares, o "Natal na Serra" é uma celebração que une tradição e inovação. "Este ano, decidi investir toda minha experiência para criar o melhor Natal em Petrópolis. Realizei diversos estudos, assisti a filmes temáticos e viajei por países de três continentes para reunir referências e trazer o melhor Natal para a cidade imperial no Rio de Janeiro, admirada em todos os ângulos", comenta Guilherme.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 98084-4319 e garanta sua reserva para viver momentos inesquecíveis no Chalé da Serra. A programação inclui atividades sustentáveis e solidárias, ideal para todas as idades.

Para se inscrever, basta acessar o Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/natal-na-serra/2717299.

Serviço: Natal na Serra Sustentável e Solidário

Data: de 15 de novembro a 29 de dezembro
Horários: quinta a domingo, das 10h às 17h
Ingresso: R$ 20 com pré-reserva
Informações: (21) 98084-4319

Acesse o Instagram: @chaledaserrapetropolis

O Chalé da Serra fica localizado na BR 040 Km93 – Parque da Serra de Petrópolis - RJ

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Histórias inspiradoras promovem empatia e respeito para celebrar o Dia Mundial da Gentileza

 No próximo dia 13 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Gentileza, uma data que nos lembra da importância dos pequenos gestos e da empatia no nosso dia a dia. Para celebrar a ocasião, a editora Colli Books destaca títulos de seu catálogo que abordam temas como solidariedade, compreensão e respeito ao próximo, incentivando leitores de todas as idades a refletirem sobre o impacto de suas ações.

Entre as obras selecionadas está ‘A Gata Penélope’, uma história cativante que encanta as crianças e reforça valores como amizade e companheirismo. Já ‘Ulisses no Reino das Letras Douradas’ leva o leitor a uma jornada lúdica e educativa, mostrando que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo de maneira gentil. Na fábula, os livros de uma biblioteca se unem em um gesto de amizade para que a personagem Iná escolha Ulisses e não o julgue pela capa, envelhecida.

Outro destaque é ‘Como Música para os Ouvidos’, que transporta os leitores a um universo onde as palavras têm o poder de encantar, reforçando a importância da sensibilidade e da escuta atenta. A amizade entre Nicolas, um menino autista, e Joaquim, transforma o ambiente escolar.

A obra ‘Cadeira de Nayara’, por sua vez, aborda temas de inclusão e respeito às diferenças, uma lição valiosa sobre como a gentileza pode promover a verdadeira inclusão social.

Nesta data especial, a Colli Books reafirma seu compromisso com a promoção de valores essenciais para a convivência em sociedade. Para a escritora Isa Colli, autora de todos os títulos aqui citados, o Dia Mundial da Gentileza é uma oportunidade de reflexão. “A gentileza é um valor essencial que devemos cultivar desde cedo. Com nossos livros, buscamos inspirar crianças e adultos a ver o mundo com mais empatia e a entender que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença,” afirma.

Para mais informações sobre essas obras e outros lançamentos, acesse o site www.collibooks.com .


 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Especialista dá dicas para aproveitar as vagas de trabalho de fim do ano

Comércio e serviços impulsionam contratações, e capacitação é diferencial para transformar vagas temporárias em efetivas

Com a chegada do final de ano, o mercado de trabalho ganha novo fôlego com o aumento expressivo das vagas temporárias, principalmente nos setores de comércio e serviços. Esse período pode ser a porta de entrada para muitos profissionais que buscam uma oportunidade de emprego e, em alguns casos, pode resultar em efetivação. No entanto, é essencial que os candidatos estejam bem preparados para concorrer a essas vagas.

Segundo Alessandra Santana, docente dos cursos de gestão da Estácio, o preparo começa com um currículo bem elaborado. “O documento precisa ser claro, organizado e estar livre de erros de português. O candidato deve destacar suas experiências profissionais de forma objetiva, descrevendo as funções que exerceu e o tempo dedicado a cada uma delas”, explica. Ela também reforça a importância de listar cursos e capacitações que possam ser relevantes para o cargo pretendido, uma vez que os recrutadores têm pouco tempo para analisar muitos candidatos e buscam rapidamente identificar as competências de cada um.

Além disso, Alessandra orienta os candidatos a conhecerem a empresa antes de participarem do processo seletivo. “Muitas vezes, o candidato perde a vaga porque não está familiarizado com as atividades e valores da empresa. É fundamental pesquisar e entender o mercado em que a empresa atua”, observa.

A especialista oferece cinco dicas para quem está se preparando para uma entrevista:

1. Pesquise sobre a empresa: Visite o site e as redes sociais para conhecer o histórico, missão, visão e valores da organização.

2. Ajuste o currículo ao cargo: Estruture seu currículo de acordo com o que a vaga pede, destacando atividades relacionadas e, em caso de pouca experiência, mencione trabalhos voluntários ou informais que agreguem valor.

3. Cuide da sua imagem pessoal: Use uma vestimenta adequada, cuide da higiene e mantenha uma apresentação discreta.

4. Atenção às redes sociais: Recrutadores podem conferir seu perfil online, então seja coerente. Pequenos detalhes podem influenciar a seleção.

5. Seja autêntico: O mercado valoriza pessoas genuínas, mesmo para vagas temporárias. Mostrar quem você realmente é pode ser um diferencial positivo.

Live "como é que é isso?" Encontro Friburguense de Danças Orientais


A live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila da terça-feira, 12 de novembro, às 20 horas, será sobre o 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais. As convidadas são: Priscila Siani (Mahin Hathor), Monara Emerick (Saisha Lis) e Taisa S. da Silva (Anisah Hathor), professoras, bailarinas e coreógrafas da Escola Petra de Danças Orientais, de Nova Friburgo/RJ.

@naredecomscheila

@escolapetranf

@8EFDO_24

#naredecomscheila #comoéqueéisso #movimenteamente #movimenteocorpo #movimenteoolhar #movimenteavida #live #novafriburgorj #culturanf #dançasorientais #encontro #escolapetra #dança #curta #compartilha #siga #instagram #facebook #spotify #yotube #blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

“Dedé Show” dia 16/11 em Nova Friburgo/RJ

 

Quem é que não lembra do Deputado Fortunato, político inescrupuloso de “Tropa de Elite 2” e do Seu Fininho, da “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo), do monarca Dom João VI, da minissérie “O Quinto dos Infernos” (Globo) e Jorge Ochoa de Narcos “Narcos” (Netflix)? Esses e outros personagens marcantes do cinema e da televisão, interpretados pelo ator André Mattos, estão no espetáculo "Dedé Show", que estará em 16 de novembro no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, em Nova Friburgo/RJ.

Com direção de Ricardo Kosovski e direção de arte de José Dias, a peça é a primeira incursão de André Mattos na dramaturgia, uma auto ficção. No espetáculo “Dedé show”, André Mattos revisita esses e tantos outros personagens de destaque do cinema e da televisão, em seus quase 40 anos de carreira. O ator brinda o público com um show de humor e emoção ao apresentar sua trajetória de vida, que se mistura com seus personagens mais conhecidos.  Em cena com André, o músico Lincoln Vargas executa toda trilha sonora e acompanhamento musical ao vivo.

“Conto a minha história, as coisas que vivi que, no fundo, são acontecimentos comuns a todo indivíduo. Falo, com humor e emoção, de amores, desamores, família, trabalho, perdas, júbilos, paixões, casamento... Coisas que todos nós, seres humanos, vivemos”, conta o ator. “O público se identifica e se emociona. É um espetáculo em que você ri até chorar ou chora de tanto rir. A graça vem junto com o drama. O riso acompanha o choro”, adianta André Mattos.

Ator vindo do humor, cria de Chico Anísio, André Mattos é amigo e parceiro de trabalho do diretor Ricardo Kosovski de longa data. Ricardo foi professor de André no Tablado e a dupla já perdeu as contas de quantas vezes trabalhou junta. 

“André é meu parceiro de décadas, um velho amigo. Foi meu aluno, meu assistente. Já trabalhamos juntos no teatro, cinema e televisão e é um prazer dirigi-lo mais uma vez”, comemora Ricardo Kosovski. “É um espetáculo que traz teatralidade, emoção e poesia, que comove ao mesmo tempo em que faz rir. André tem um sólido trabalho no teatro e no cinema. Na TV, é um ator bastante popular, um comediante incrível. Veio da Escolinha do Professor Raimundo, foi para a Record e em breve para o SBT, as três principais emissoras, sempre fazendo personagens marcantes e de grande reconhecimento do público”, completa Kosovski.  

SERVIÇO

“Dedé Show”

Data: 16 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura - Praça do Suspiro / Nova Friburgo / RJ
Ingressos: R$25 (meia-entrada) e R$50 (inteira)
Duração: 70 min.
Classificação indicativa: 12 anos.
Ingressos pela Sympla: https://www.sympla.com.br/dedE-show__2684537

FICHA TÉCNICA

Roteiro e atuação: André Mattos

Direção: Ricardo Kosovski

Direção de arte: José Dias

Trilha Sonora: Ary Sperling

Música ao vivo: Lincoln Vargas

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Comunicação Esquematizada para Concursos


O livro “Comunicação Esquematizada para Concursos” foi lançado recentemente, tendo como autora Fernanda Guimarães. A obra reúne quadros comparativos, dicas de pegadinhas dos conteúdos mais cobrados em concursos da área, marcação textual e questões comentadas para fixação do conteúdo estudado.

De acordo com a autora, aprovada em primeiro lugar na Câmara Municipal de Nova Friburgo/RJ, é mais do que uma inovação no acervo de livros preparatórios para concursos, pois a publicação resultou em um resumo de concurseiro para concurseiro. “No meu ponto de vista, passar em concurso é mais do que um emprego, é uma realização pessoal. Por isso, reuni minha experiência de trabalho de anos em uma instituição renomada em concursos, minhas anotações e materiais pessoais de estudo que me levaram a conquistar o primeiro lugar no cargo de Assessoria de Comunicação Social de um órgão público municipal e coloquei neste livro. A partir de agora, o concurseiro possui tudo que precisa em um único lugar”, explica.

Acompanhando a tendência de convergência das tecnologias da Comunicação, a publicação traz também como novidade a disponibilização dos mapas mentais em Qr Code. Assim, quando a leitura do dispositivo eletrônico é ativada, é possível salvá-lo para carregar consigo. 

Além disso, o livro traz todos os assuntos que caem nas provas de concurso da área de Comunicação espalhados na vasta bibliografia de teorias de Comunicação. “O livro traz a teoria para embasar o conhecimento, de forma unificada e organizada, resumos e esquemas para auxiliar na fixação dessa grande quantidade de informação com o auxílio visual e questões de concursos anteriores comentadas para não apenas entender como as bancas costumam cobrar os assuntos aqui abordados, mas acima de tudo, visualizar e aprender como o conteúdo é aplicado nas provas dos certames públicos”, afirma a autora. 

O livro, lançado pela editora Fross, está disponível nas versões online e impressa por meio do link https://editorafross.com.br/produto/comunicacao-esquematizadas-para-concurso-teorias-da-comunicacao/.

Instagram 


Live "Como é que é isso?" Cordeiro, Cidade das Artes

 

"Cordeiro: Cidade das Artes" é o tema da nossa live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila, da quinta-feira, 31 de outubro, às 20 horas. 

A convidada é Nil Pinheiro, artista plástica, designer, profissional de marketing e comunicação, ilustradora, escritora e agora entra para o mundo do cinema através do curta "Cordeiro, cidade das Artes", como autora, produtora executiva, diretora de arte, pesquisadora, roteirista, narradora, entrevistadora, e muito mais!

O Projeto "Cordeiro: Cidade das Artes" foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo - Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro/RJ, onde ela mora há quase nove anos. 

Vamos saber juntos(as) o que a levou a mergulhar na história cultural da cidade de Cordeiro, município do Estado do Rio de Janeiro! 

#naredecomscheila #comoéqueéisso #movimenteamente #movimenteocorpo #movimenteoolhar #movimenteavida #live #cordeirorj #criatividade #audiovisual #curtametragem #cidadedasartes #rj #culturarj #cultura 

@naredecomscheila

@cordeiro.cidadedasartes_curta

@nilpinheirovidaplena

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Live "Como é que é isso?" Exposição "200 anos de imigração alemã no Brasil"

 

Nesta terça-feira, 22 de outubro, às 19 horas, teremos a live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila com a convidada Madalena Bento de Mello. A Artista Visual contemporânea, natural de Nova Friburgo, estará na Alemanha no dia 27, para participar da abertura da exposição "200 anos de imigração alemã no Brasil", que contará com três obras suas.

A carreira artística de Madalena vem conquistando patamares cada vez mais elevados com algumas obras já fazendo parte do acervo de coleções internacionais. A artista tem chamado a atenção de curadores, o que gerou o convite para participar de uma exposição no Museu Simmern Hunsruck Museum, em Simmern, e posteriormente, na Gallery die Treidler localizada no Castelo Rheinfels em Sankt Goar, Alemanha.

A exposição em homenagem aos "200 anos da imigração alemã no Brasil" contará com a presença da artista, que participará das duas exposições, bem como de uma recepção com autoridades locais, críticos, curadores e convidados.

“Minha jornada artística transcende a pintura buscando uma conexão cada vez mais intensa com o divino em meu ser; a arte que manifesto não é apenas visual, não é apenas estética,  mas convida para uma experiência transformadora interior, convida para um diálogo e um alinhamento com o que pode haver de mais vibrante e grandioso em cada ser”, comenta Madalena.

SERVIÇO
Exposição “ 200 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL”
Curadoria - Sandra Setti Spiandorin (Brasil)

- Museu Simmern Hunsruck Museum

Período: de 27 de outubro a 11 de novembro de 2024
StraBe Maktstr, 41 - 55469 Simmern
Rhinelanw - Rheinpfalz - Alemanha
Horário: de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h e das 14h às 17h
Sábados e domingos, das 14h às 17h

- Gallery die Treidler - Castelo Rheinfels à Schlossberg
Período: 16 de novembro a 16 de dezembro de 2024
56329 Sankt Goar - Alemanha

#naredecomscheila #comoéqueéisso #movimenteamente #movimenteocorpo #movimenteoolhar #movimenteavida #live #alemanha #brasil #artevisual #contemporanea #imigracaoalema #exposicao #culturanf #novafriburgorj

@naredecomscheila 

@madalenabentodemelloatelier

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Live "Como é que é isso?" Encontro dos Rios

Na terça-feira, 29 de outubro, às 20 horas, tem live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila. A convidada é Fabiana Corrêa, escritora, artesã, professora de Biologia e Ciências da Rede Particular de Ensino, em cidades da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. É graduada em Ciências Biológicas pela UERJ, com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV.

Atualmente, finaliza o curta-metragem "Encontro dos rios", baseado em seu conto de mesmo nome, publicado no seu livro "Contos Germinados". O curta-metragem foi contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro/RJ.

#naredecomscheila #comoéqueéisso #movimenteamente #movimenteocorpo #movimenteoolhar #movimenteavida #live #cordeirorj #criatividade #audiovisual #curtametragem #encontrodosrios #cordeiro #rj #culturarj #cultura

@naredecomscheila @fabiana_correa @encontrodosrios.curta


segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Friburgo Street Blues: segunda edição do festival acontece dia 5 de outubro

Com apresentação da Unimed Serrana RJ, maior festival do gênero na Região Serrana do Rio reúne grandes nomes da cena brasileira e artistas da região em um dia completo de atividades

O verdadeiro som do Blues mais uma vez preenchendo as ruas do Espaço Arp, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A segunda edição do Friburgo Street Blues, uma apresentação da Unimed Serrana RJ, acontece no sábado, 5 de outubro, reunindo artistas locais e nacionais em um dia de imersão no universo do Blues com cerveja artesanal, gastronomia, arte e sustentabilidade.

Considerado o maior festival serrano do gênero musical, o objetivo é disseminar a cultura por meio da música, usando o Blues como instrumento. Carregado de história, de resistência, de melancolia e resiliência das pessoas escravizadas no século XVI, é até hoje a maior influência para grandes artistas e a base para a criação de diversos estilos de música.

Serão dois palcos, com apresentações intercaladas. O grande destaque vai para o Brugger. Comandado pelo músico carioca Murilo Brugger, membro fundador do Back2Blues, neste projeto conta com os veteranos do "blues/rock" Otávio Rocha, Beto Werther e Ugo Perrotta. Otávio e Beto, integrantes da banda Blues Etílicos, e Ugo, que compunha a sessão rítmica da banda Big Allanbik ao lado de Beto Werther, trazem toda a sua bagagem musical que se mistura com extrema naturalidade.

Dj Cris K, Pedro de Paula, Magic Sons, Café Bourbon com participação especial do baterista Jeffrey Avellar, e Expresso Santiago são os nomes friburguenses desse cronograma. Big Washington e Bando de Blues trazem todo o som e estilo de Cordeiro e Região dos Lagos, respectivamente.

Outra novidade para a edição deste ano é a Arena Sustentável, área organizada pelo Festival da Sustentabilidade, em que ocorrerão oficinas, coleta de material reciclável, venda de produtos locais, moda circular e outras ações voltadas para a sustentabilidade. A ativação é um patrocínio Águas de Nova Friburgo.

Ingressos à venda online, pelo Guichê Web, e presencialmente na Serra Carioca Tap House (Av. Conselheiro Julius Arp, nº 80, bloco 12, galpão 110 – Espaço Arp, no Centro de Nova Friburgo) e Rua Pizza Shop (Av. Alberto Braune, 58 – Centro). Clientes Unimed Serrana RJ possuem 50% de desconto. É necessário apresentar a carteirinha na entrada do evento para comprovação.

Classificação Livre. Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

O Friburgo Street Blues é uma apresentação da Unimed Serrana RJ e Laboratório Rhony Barros. Patrocínio: Radiológica, Exâmina e Ademicon. O Laboratorio De Vita, Oncodevita, Tecneuro, Espaço Somma, SCA, R&D Boutique de Carnes e Óculos Coyote são as empresas apoiadoras. Chateau Vinhos e Cerveja Serra Carioca são a casa de vinho e cerveja oficiais do evento. Realização: Br4 Branding.

Serviço:

Unimed Serrana RJ apresenta: Friburgo Street Blues

Dia: 5 de outubro

Horário: a partir das 13h

Local: Espaço Arp – Av. Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro | blocos 10, 11 e 12

Entrada: Ingresso. Clientes Unimed Serrana RJ têm 50% de desconto

Venda de ingressos: https://www.guicheweb.com.br/friburgo-street-blues_33741

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Oficina teatral "Corpo-espaço" - Gratuita - 27/09 - Nova Friburgo

 

A oficina teatral "Corpo-espaço" tem como proposta a prática de autoinvestigação a partir do movimento consciente e da imaginação, tendo como princípios o reconhecimento do corpo como espaço de expressão de vivências diárias e resgate da imaginação como fonte inesgotável para transformação. 

Partindo de exercícios teatrais baseados nas ferramentas do método psicofísico de Michael Chekhov, serão desenvolvidas atividades que possibilitem a criação prática individual continuada de investigação artística e/ou pessoal.

Aberta a todos que tenham o desejo de acessar ferramentas para o desenvolvimento da própria prática e a relação com o corpo e o imaginário, a oficina atende a jovens a partir de 16 anos, e adultos de todas as idades, sejam atores, não-atores, artistas, professores e quem mais desejar participar.

Com quatro (4) horas de duração, a oficina "Corpo-espaço" será na sexta-feira, 27 de setembro, às 17 horas, na Oficina Escola de Artes (Praça Getúlio Vargas, 87 - Centro - Nova Friburgo/RJ, 

INSCRIÇÃO GRATUITA:  https://forms.office.com/r/LyFxJTzJac

OFICINA CORPO-ESPAÇO

Ministrada por Dominique Castro

Orientadora pedagógica: Beatriz Freitas

Produtor executivo: Davi Porto

Diretora de produção: Dominique Castro

Coprodução: Agere Produções e Blabonga Produções Artísticas

Este projeto, que está sendo realizado em oito(8) diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, é apresentado pela Agere Produções, Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

#SececRJ #CulturaPresente #LeiPauloGustavoRJ #oficinateatral #corpoespaço