Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

terça-feira, 31 de maio de 2022

Revista Brasileira

 

A Revista Brasileira, publicação centenária da Academia Brasileira de Letras, passa por modernização e novo formato e será lançada no dia 01 de junho (quarta-feira) na Livraria da Travessa. Sob a direção da escritora, jornalista e acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, a publicação traz a colaboração de grandes nomes da cultura nacional no processo que busca torna-la mais contemporânea. O novo visual gráfico ficou a cargo do designer Felipe Taborda e a primeira edição deverá estar disponível nas livrarias do país na segunda quinzena de junho.

Cada edição, sendo quatro por ano, deverá ter como ponto focal um assunto crítico da realidade brasileira. Na edição de estreia do novo formato, o tema escolhido é a Amazônia, e trará texto e imagens de Sebastião Salgado. Colaboram também nessa cobertura João Moreira Salles, Eduardo Gianetti, Izabella Teixeira, Marcio Souza, Paulo Nunes, Ricardo Piquet e equipe do Museu do Amanhã.

A revista pretende, ainda, reforçar tudo aquilo que a Academia Brasileira de Letras oferece para o público. Para isso, traz a seção ABL: Portas Abertas, que nesta primeira edição tem textos de Cacá Diegues, Fernanda Montenegro, Joaquim Falcão, Arno Wehling e José Murilo de Carvalho.

“Nós enxergamos a ABL como um centro importante de resistência à destruição da cultura. Por isso, queremos trazer para a revista, que é nosso principal canal de comunicação, não só nossos acadêmicos, como nomes importantes da cultura nacional. E ir além, atingindo novos públicos para somarem nesta missão”, diz Rosiska.

A revista traz também as editorias Poesia Cantada, Ficções, Ciência e Movimentos Culturais. Entre os colaboradores desta primeira edição, estão também Gilberto Gil, Antonio Cícero, Regina Zappa, Paulo Coelho, Ignácio Loyola Brandão, Paulo Niemeyer, José Miguel Wisnik, Antonio Carlos Zecchin, Nélida Pinon, JJ Camargo, Luiz Alberto Oliveira e José Luiz Alqueres.

Serviço
Lançamento Revista Brasileira com apresentação da Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira
Data: 01/06/2022 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa -- Avenida Afrânio de Melo Franco, 290/ Shopping Leblon -- loja 205 A -- Rio de Janeiro/RJ
Entrada Gratuita

São os Momentos... ATUALIZANDO DATAS...

Ando sumida porque aqui!!!
Estou fazendo parte do elenco da peça "Momentos", com a Trupe Teatral Cômicos Anônimos, que teria sua estreia no dia 11 de junho no SESC de Nova Friburgo, na Mostra Regional de Artes Cênicas. Mas peguei Covid, depois do músico também ter testado positivo na semana anterior...

Tenho me dedicado aos inúmeros ensaios e desafios! Mole não, mas escolhi e sigo em frente!

Na foto:
Jeferson Cunha (músico em cena e compositor),
Eu (esta que escreve) - Miranda Gurgel - Assessoria de Imprensa
Ana Paula Abreu (atriz e diretora convidada para Revisão de Encenação),
Nívea Semprini - Isabel de Monteparnese,
Verônica Belo -Tereza Andrada - Visagismo
Daniela Santi - Helena Beirute (diretora, autora do texto... e muito mais...).
Faltou Leonardo Verly - Assistente de Direção, de Produção e Apoio Logístico -, que na hora do registro não estava presente).

Assim que eu liberar o release à imprensa, publico aqui também! 

E quem quiser assistir, anote as datas, horários e locais:

ADIADA - 11 de junho (sábado), às 19h – Sesc Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 - Centro)

- 17 de junho (sexta-feira), às 20h – Sesc Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, 2 - Petrópolis)

- 24 de junho (sexta-feira), às 19h30 – Sesc Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea)

NOVA DATA - 30 de junho (quinta-feira), às 19h30 – Sesc Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 - Centro)

Entrada franca, com classificação etária indicativa de 16 anos.




segunda-feira, 9 de maio de 2022

O recomeço

Dica de livro:


"O recomeço", da escritora Isa Colli, publicado pela editora Colli Books,
revela um pouco dos sentimentos de uma pessoa quando recebe um diagnóstico de câncer, esse bicho tão assustador e imprevisível. Ela conta que o primeiro sentimento é de medo, de negação. Mas os personagens do romance infantojuvenil mostram que o câncer, assim como qualquer outra doença, se tratada precocemente, tem cura.

No romance, João Carlos comete um erro que o faz parecer um idiota. A história entre o surfista e Maria Paula não enfrenta as armadilhas tradicionais, como nos folhetins. Eles são protagonistas de uma luta inglória contra um inimigo poderoso e invisível. O despertar da força de uma menina mimada, da cidade grande, e do jovem angrense na busca pela sobrevivência, emociona do início ao fim. 

“É um livro que tenho muito carinho porque fala de amor e esperança, além de ser um exemplo para quem precisa de motivação na vida”, conta a autora.

Informações https://www.collibooks.com/

Curta-metragem 'O Preto de Azul' ganha exibição gratuita na Lapa


Na próxima quarta-feira, 11 de maio, acontece a estreia, com exibição gratuita, do curta-metragem "O Preto de Azul" (The Black in Blue), de Alvaro Tallarico e Leandro Ferra. O evento ainda tem apresentação da cantora Bia Serrano e do músico Gilson Olivah. O local escolhido é a casa de cultura Bandolim Vegan Cult Bar, que fica na Rua Joaquim Silva, 97, Lapa, Rio de Janeiro, ao lado da famosa Escadaria Selarón. O som começa a partir das 19:30.

"O Preto de Azul" traz a história de um menino sonhador que quer sair de seu país natal em busca de reconhecimento e fama. A obra traz diversas metáforas e mitologias, juntamente com doses de fé e aventura. O roteiro é do escritor Alvaro Tallarico, a animação é de Leandro Ferra. A direção é de ambos. O jovem viaja por um mar que é como um ser enigmático e implacável, uma selva submersa, entre medos e meditações. Porém, será que o sonho vale a pena? 

Kaialas 

A trilha sonora original do filme é do Kaialas, projeto musical que une o cantor cabo-verdiano Plácido Vaz e o escritor Alvaro Tallarico. Em 2021, o Kaialas foi selecionado para o BDO Live Festival Portugal com a canção “Herança” e ficou entre os primeiros lugares. O primeiro single, "Preto de Azul", que inspirou o curta-metragem, foi lançado em julho de 2021 e está em todas as plataformas digitais.

"Animação é uma forma muito lúdica e especial de contar histórias. Leandro Ferra é um animador experiente e fez um trabalho diferenciado. O curta tem alma e as canções do Kaialas, na voz inconfundível do Plácido Vaz, com aquele sotaque de Cabo Verde, conduzem o espectador por um ciclo de emoções e filosofias lindamente ilustradas", declara Alvaro Tallarico.

Confira o trailer do filme: 


Serviço:

Exibição do filme "O Preto de Azul" com show de Bia Serrano e Gilson Olivah
Data: 11 de maio de 2022
Horário: Show 19:30; filme 21h
Local: Bandolim Vegan Cult Bar
Endereço: Rua Joaquim Silva, 97, Lapa, Rio de Janeiro

Sobre Alvaro Tallarico

Alvaro Tallarico é jornalista. Nascido e criado no Rio de Janeiro, começou a descobrir o sabor da escrita no seu ensino médio técnico em Publicidade e Propaganda na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. Escreve em portais de jornalismo cultural e é cronista no Diário do Rio. Ganhou Menção Literária no 2º Prêmio Literário AFEIGRAF. Roteirista do curta-metragem "Caverna de Maya". Tem publicações na Antologia Nacional de Poesia da Academia de Letras de Montes Claros – MG, Antologia Alma Artificial da Cartola Editora, entre outros. Em 2021 lançou o livro “Cem Ruínas na Esquina da Poesia”.

Sobre Leandro Ferra

Formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008, nascido no Rio de Janeiro é sócio-diretor da Quadro-chave Produções. Trabalha na área de ilustração, animação, design, criação. Foi professor de Senai por 12 anos em curso de jogos, modelagem, ilustração e animação. Diretor de arte e animação da série “Imagem Vinil” 2019 para o canal Prime Box Brasil foi exibido no Festival de cinema de Brasília em 2020; design e animação no documentário “Salve a Malandragem” 2019, exibido no canal Cine Brasil; participou de 32 festivais pelo mundo com seus curtas metragens e videoclipes produzidos pela sua produtora Quadro-chave Produções.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Burburinho do Audiovisual


O Burburinho do Audiovisual, que acontecerá no Espaço Babel em Nova Friburgo, na quinta-feira, 5 de maio, a partir das 18 horas, foi pensando para ser um momento de troca de ideias entre aqueles que se identificam como parte desta cadeia produtiva, para que possam se conhecer, reconhecer, compartilhar experiências e identificar demandas. 

A ideia surgiu durante um Ciclo de Oficinas de Roteiro, realizado na Usina Cultural, no mês passado. Para quem ainda não conhece o espaço Babel, no local é promovido uma espécie de Cine Clube e seus administradores e parceiros já têm ideias para o futuro, "mas isso contarão no dia do Burburinho", acrescenta Scheila Santiago, organizadora do encontro, e que durante alguns anos promoveu o Burburinho da Imprensa em Nova Friburgo, voltado para os profissionais da área de Comunicação. 

"Acredito que esse espaço de fala e escuta possa ser provocador para iniciativas importantes para o polo audiovisual que envolve Nova Friburgo e cidades vizinhas, por exemplo. Quem se sentir chamado, basta dirigir-se ao local; a entrada é franca", complementa Scheila.

Outras informações: naredecomscheila@gmail.com ou 22 98146-2493