Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

4ª Remada Setembro Verde será dia 27/09, para conscientizar sobre Doação de Órgãos e Tecidos


A 4ª edição da Remada Setembro Verde acontecerá no dia 27/09 (sábado), na Praia da Urca (Rio de Janeiro), das 7h às 11h, em parceria com o Rio Va’a Clube, pioneiro em canoa polinésia no Brasil. O evento visa à conscientização da importância da Doação de Órgãos e Tecidos, levando informações de maneira leve, lúdica e esportiva.

Dia 27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos e, desde 2014, Setembro foi definido como o mês dedicado à informação e conscientização sobre Doação de Órgãos. Verde representa esperança de renascimento, que a doação proporciona. 

A cada edição da Remada Setembro Verde, temos a participação de mais remadores. Contamos também com a presença de pessoas que foram transplantadas, inclusive crianças. Ao ver essas pessoas remando, brincando, há clareza do que a Doação de Órgãos e Tecidos proporciona: vida.

Atualmente, no Brasil, existem mais de 74 mil pessoas à espera de um órgão ou tecido para transplante. Muitas não resistem a essa espera, muitas famílias quando têm um familiar em situação de potencial doador, recusam a doação, principalmente por falta de informação sobre o assunto e por não saber se a pessoa era doadora. 

Na Remada Setembro Verde haverá a presença do RJ Transplantes (Central Estadual de Transplantes do Estado do Rio de Janeiro) e da Vivere (Associação Nacional de Pré e Pós transplantados), levando informações e esclarecendo dúvidas. A ação conta com o apoio do Supermercado Zona Sul, que oferecerá o café da manhã, e de vários profissionais e comerciantes.

Para participar da 4ª Remada Setembro Verde não é necessário saber remar. Professores e remadores experientes estarão presentes com um barco de apoio, para qualquer eventualidade. Para a ocasião também estão programadas atividades na areia: prática de yoga, com Tânia Almeida; aquecimento funcional, com a NBFIT - Academia e Centro de Treinamento; e sorteio de brindes oferecidos por apoiadores.

A Remada Setembro Verde é uma iniciativa da Campanha “A Vida Convida”, idealizada pela psicóloga e remador Rejane Coelho, e Ricardo Alam, quando, em 2019, ele estava em lista de espera por um pulmão para transplante, devido à fibrose pulmonar idiopática que desenvolveu.

“Promovendo ações educativas, podemos participar da mudança da realidade da Doação de Órgãos e Tecidos, no Brasil. É um direito poder doar, mas precisamos ter informações suficientes para tomar essa decisão. Na Legislação Brasileira, é a família que pode autorizar a Doação de Órgãos e Tecidos, no momento oportuno. Então, converse com sua família: seja você também Doador de Órgãos e Tecidos! Importante lembrar que há também a possibilidade de doação inter vivos. Que tenhamos prazer ao semear. Essa é uma Campanha de todos nós.”, destaca Rejane Coelho.

SERVIÇO

4ª Remada Setembro Verde

Inscrição e informações: https://linktr.ee/avidaconvida

Data: 27/09/2025 (sábado)

Horário: 7h às 11h

Local: Rio Va’a Clube - Praia da Urca (Referência: Praia dentro da Urca, em frente ao Restaurante Garota da Urca - ao lado do Colégio Eleva - antiga TV Tupi) - Rio de Janeiro

APOIO @naredecomscheila

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

O espetáculo “Bendito Sangue”, da Companhia Arteira de Teatro de Nova Friburgo, chega às duas últimas cidades neste início de setembro

  - Em Teresópolis será na quarta-feira, dia 03, e em Petrópolis no domingo, 07 - 

 


O espetáculo “Bendito Sangue”, da Companhia Arteira de Teatro de Nova Friburgo, será apresentado em Teresópolis no dia 03/09 (quarta-feira), às 11 horas, e em Petrópolis no dia 07/09 (domingo), às 17 horas, com entrada franca. O projeto foi contemplado pelo edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, encerrando, assim, a circulação por nove cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro.

A peça, escrita e dirigida pela autora carioca Eliane França, fala sobre menstruação e no palco, as atrizes Denise Peixoto, Gabriela Ribas e Silvia Araújo abordam o tema, ainda tabu em nossa sociedade, de maneira lúdica, com músicas inéditas executadas ao vivo. Haverá tradução em Língua Brasileira de Sinais e áudio descrição para o espetáculo. 

O projeto inclui uma Oficina Gratuita de Formação de Plateia “Descobrindo o Teatro”, que tem mediação para pessoas com deficiência e interessados(as) devem se inscrever pelo link da bio do Instagram da Companhia Arteira: @arteiracompanhia . 
 

SERVIÇO
Teresópolis
Data: 03/09/2025 (quarta-feira)
Horário do Espetáculo: 11h
Horário da Oficina: 14h às 16h
Local: Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto - Teresópolis/RJ

Petrópolis 
Data e horário da Oficina: 06/09/2025 (sábado) – 18h às 20h
Data e horário do espetáculo: 07/09/2025 (domingo) - 17h
Local: Centro de Cultura Raul de Leoni - Praça Visc. de Mauá, 305 - Centro 

Setembro no Usina Viva: cinema, teatro, oficina e uma semana inteira dedicada à acessibilidade

 

Assexybilidade

Meu corpo está aqui


O mês de setembro chega com uma programação diversa e inclusiva no Projeto Usina Viva, que traz oficina literária, cinema, teatro e estreias de mostras audiovisuais. O projeto se conecta com o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), com uma semana inteira dedicada à acessibilidade, com todas as atividades gratuitas, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso à arte.
Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa e do Hotel Dominguez Plaza, patrocínio do Grupo Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado.

Confira a programação completa:

Oficina de Escrita e Concurso Literário
Durante quatro sábados consecutivos (13, 20 e 27 de setembro e 04 de outubro), das 14h às 16h30, acontece a oficina gratuita “A Voz do Autor”, um espaço de criação e experimentação literária.
A atividade marca também o anúncio do lançamento de um concurso literário, que será promovido pelo projeto para estimular e revelar novos talentos da escrita em Nova Friburgo e região.

Semana de Acessibilidade Usina Viva (16 a 21 de setembro)
De 16 a 19/09, instituições e grupos poderão agendar visitas guiadas acessíveis à exposição “Lux”, realizada em parceria com o projeto Resistência Artística. Além da visita, cada grupo terá a oportunidade de assistir a um curta-metragem selecionado especialmente para a ocasião.
“Lux” é uma experiência imersiva e multissensorial que mescla sonorização, iluminação e recursos visuais para explorar as memórias individuais e coletivas do presente articuladas ao passado local. A proposta traz um olhar contemporâneo sobre o enraizamento cultural de Nova Friburgo, usando as tecnologias como ferramenta de memória e reconexão. Dessa forma, revela “o passado que reaparece no presente em forma de memória e história”, além de projetar “um futuro de mundos possíveis".

A semana segue com programação aberta ao público:
19/09 (sexta-feira) - 18h – Exibição dos curtas-metragens com recursos de acessibilidade, reunindo os trabalhos apresentados ao longo da semana.

20/9 (sábado) - 16h – Mostra de Curtas Infantis acessíveis, pensada para crianças e famílias.
18h – Sessão do filme “Assexybilidade”, seguida de bate-papo com o diretor Daniel Gonçalves, mediado por Ana Mickozac, psicóloga e realizadora cinematográfica. O filme apresenta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência e a diversidade de experiências pelo olhar de quem tem alguma condição física ou intelectual. O diretor, roteirista e produtor também busca dar luz ao tabu sexo e revela a luta diária de pessoas com deficiência contra o capacitismo e a ideia preconceituosa de que não sentem desejo como todos os outros.

21/09 (domingo) - 18h – Espetáculo teatral “Meu Corpo Está Aqui”, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, marcando a estreia do projeto no espaço teatral.
O espetáculo é baseado nas experiências pessoais de Bruno Ramos, Juliana Caldas, Pedro Henrique França atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência), em que eles próprios estão em cena falando abertamente sobre seus relacionamentos, seus corpos, seus desejos. Uma mistura de depoimentos ficcionalizados por Julia Spadaccini, também pessoa com deficiência, e Clara Kutner retratando o jogo entre as pulsões e os obstáculos que se apresentam nas descobertas e nas experiências de afeto e sexualidade em corpos PCDs. Um tema original e inédito nos palcos, que se aprofunda na reflexão desses corpos invisibilizados socialmente.


Serviço:
Usina Cultural Energisa – Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 - Centro
Entrada gratuita | Retirada dos ingressos 1 hora antes de cada apresentação.
Para garantir a acessibilidade integral ao público, todas as exibições de filmes serão realizadas na Loja Anexa da Usina Cultural, entrada pela Rua Dante Laginestra.
Mais informações: @usinaviva