Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Filme "Tarde demais" foi gravado em Nova Friburgo/RJ

 

Já está disponível no YouTube o primeiro episódio do filme "Tarde demais", que tem a direção de Luciano Santos. Em breve serão publicados os episódios 2 e 3 e para conferir, acesse: https://www.youtube.com/@lucianosantos72LOSA obra audiovisual foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, no Edital de Chamada Emergencial de Apoio a Obras Audiovisuais nº 05/2023.

SINOPSE: Um suspense psicológico a partir do ponto de vista de uma suicida. Ao som do despertador, embarca-se no último dia de vida da Suzanne, uma jovem de 19 anos, que, ao acordar, decide se livrar da sua dor com a sua morte. Elpis, da mesma idade, percebe que Suzanne está diferente e vai fazer de tudo para impedir que ela se mate. Nessa trama psicológica sobre o sentido da vida, reflete-se sobre como evitar uma jornada de morte, antes que seja "Tarde demais".

“Considerando a relevância do tema abordado, decidi buscar um aporte financeiro significativo para garantir que nenhum elemento idealizado para o filme fosse deixado de lado. Isso fez com que esta fosse nosso primeira curta-metragem com uma estrutura semelhante à de um longa, resultando em uma obra bem elaborada e artisticamente rica”, comenta o diretor.

Entre os cenários escolhidos para as gravações em Nova Friburgo/RJ: Hotel Recanto da Itália, Oficina Escola de Artes, Espaço Arp, Praça do Suspiro, Praça das Colônias, Igreja de  Santo Antônio,  Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, Centro de Convenções de Nova Friburgo e Casa Marília.

De acordo com o diretor, entre as cenas mais difíceis de serem gravadas está a realizada no Recanto da Itália, que foi a queda da personagem Suzanne. “Essa cena requeria muito cuidado; como é a principal cena do filme, digamos que tinha que ser muito bem executada. Adrenalina a mil!”

Equipe 

Luciano Santos (Roteiro e Direção); George dos Santos Pacheco (Roteiro ); Ana Mikoczak (Primeira Ass. de Direção); Catherine Bom (Segunda Ass. de Direção); Alinne S. Gama (Produção); Luian Gama (Assistente de Produção); Evelin Coelho (Produção Executiva); Pedro Bessa (Fotografia); Luciano Santos (Primeiro Ass. de Fotografia); Natalia Newlands (Segundo Ass. de Fotografia); Eduardo Bueno (Direção de Arte); Joyce Costa e Altair Braga (Assistentes de Arte); Pedro Bessa, Luciano Santos e Natalia Newland (Câmeras); Felipe Neves (Captação de Som); Gui Malon (Trilha Sonora); Tiquinho (Designer de Som e Sonoplastia); e Amanda Cordeiro e Mayke Fiqueira (Maquiagem).

Elenco
Samara Kelry (Suzanne), Dayana Warol (Elpis), Flavio Leimig (
Rafa), Luciano Santos (pai), Daia Sardou (mãe), Joyce Costa (professora) e Mariana Molina (aluna Maria) e George dos Santos Pacheco (ele mesmo).


Dançar, empreender e vencer

O projeto "Dançar, Empreender e Vencer!" está com inscrições abertas para cursos gratuitos em diversas modalidades de dança e capacitação em gestão e empreendedorismo cultural. A iniciativa busca democratizar o acesso à formação artística e profissional, oferecendo novas oportunidades para quem deseja atuar no setor.

Com início previsto para março e encerramento em novembro de 2025, o programa contemplará tanto oficinas práticas de dança quanto cursos de gestão cultural. Ao final, os participantes apresentarão um espetáculo de encerramento e anteprojetos desenvolvidos ao longo da formação. As inscrições já estão abertas e seguem critérios como ordem de chegada e prioridade para pessoas de baixa renda ou com experiência na dança e interesse na produção cultural. Os interessados podem se inscrever pelos links: bit.ly/dev-caminhodaspedras e http://bit.ly/dev-oficinasdedan%C3%A7a

Aulas presenciais e híbridas no Rio de Janeiro e Petrópolis

O projeto disponibilizará 480 vagas para oficinas de dança e cursos de gestão cultural, impactando diretamente até 1.500 pessoas nos municípios do Rio de Janeiro (bairro São Cristóvão) e Petrópolis.

Modalidades oferecidas:

São Cristóvão (RJ) – 120 vagas para Ballet Clássico, Dança Popular e Danças Urbanas.

Petrópolis (RJ) – 120 vagas para Jazz Dance, Danças Urbanas e Dança para Maturidade.

Gestão Cultural (formato híbrido) – 120 vagas em cada cidade, totalizando 240 oportunidades.

Os cursos de gestão e empreendedorismo cultural abordarão desde a concepção, formatação e inscrição de projetos até a captação de recursos e prestação de contas, incluindo temas como leis de incentivo fiscal (ISS, ICMS e Rouanet), planejamento financeiro, estratégias de divulgação e produção cultural.

Viabilização e impacto social

O projeto é idealizado e realizado pela Arte Cultura Gestão & Produção Cultural Ltda. sob direção geral de Patricia Castro, que também será responsável pelos cursos de estão e empreendedorismo. A iniciativa conta com o patrocínio da Souza Cruz – Instituto BAT Brasil, via Lei do ICMS da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e tem apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Escola Municipal Gonçalves Dias, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Petrópolis.

Para Patricia, que atua há 30 anos na área cultural, a iniciativa é uma forma de unir arte, educação informal e empreendedorismo. "Unir arte, gestão e empreendedorismo foi um divisor de águas na minha carreira. O projeto 'Dançar, Empreender e Vencer!' oferece um caminho para transformar vidas através da arte e gerar emprego e renda para os participantes", destaca a gestora cultural.

As aulas serão realizadas nos turnos da tarde, noite e finais de semana, conforme a demanda de cada local. Os alunos contarão com o acompanhamento de professores e consultores especializados.

Encerramento e produtos culturais

Ao final do programa, os participantes dos cursos de gestão terão a oportunidade de apresentar seus anteprojetos em um Pitch, além de colaborar como técnicos, produtores e criadores no espetáculo de encerramento "Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?". O evento será acessível, com intérpretes de Libras e legendagem nos materiais audiovisuais.

Além da formação, o projeto gerará dois produtos culturais:

Videodocumentário, registrando imagens e depoimentos dos participantes;

Livreto, com resultados qualitativos e quantitativos obtidos durante o monitoramento de desempenho e satisfação ao longo dos seis meses de curso.

"Nosso objetivo vai além de desenvolver talentos na dança. Queremos fornecer ferramentas para que os artistas possam transformar sua paixão em um empreendimento sustentável. Vamos juntos dar vida à sua arte?", convida Patricia.

Acompanhe informações sobre o projeto pelo Instagram: @arteculturacomvc

Serviço: 

Inscrições: abertas até final de 30 de março de 2025 

Link de Inscrição Caminhos das Pedras: bit.ly/dev-caminhodaspedras 

Link Inscrição danças: http://bit.ly/dev-oficinasdedan%C3%A7a

Informações: caminhodaspedras25@gmail.com

Abertura das turmas:

Petrópolis - Lançamento do projeto: Dia: 28/03 (6ª feira) - Local: Teatro Afonso Arinos, Centro Cultural Raul de Leoni - Horário: 19h - Endereço: Praça Visc. de Mauá, 305 - Centro, Petrópolis - RJ

Lançamento do Curso Caminho das Pedras - Dia: 29/03 (sábado) - Local: Centro de Cultura Raul de Leoni - Horário: das 10h às 15h (12h30 às 13h30 - intervalo de almoço) - Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305, Centro / Petrópolis

Lançamento das oficinas de Jazz, danças urbanas e dança para maturidade -  Dia: 31/03 (2ª feira) - Local: Movimento Art & Cia - Endereço: Rua Buenos Aires 69, Centro / Petrópolis

Rio de Janeiro – São Cristóvão -  Lançamento do projeto Dia:  25/03 (3ª feira) - Horário: 10h - Local: Biblioteca Parque Estadual - Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261 - Centro - RJ RJ                                                                                                         

Lançamento do Curso Caminho das Pedras e das Oficinas de Ballet Clássico, Danças Urbanas e Danças Populares - Dia: 26/03 (4ª feira) - Local: Escola Municipal Gonçalves Dias - Endereço: Campo de São Cristóvão, 115 - São Cristóvão / RJ

Fonte: Deborah F. Goi (Assessoria de Comunicação Bradart Comunicação & Marketing)

Ação mobilizou produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Macuquinho, em Duas Barras-RJ

 

Na semana passada (dias 19 e 20/02), o Comitê Rio Dois Rios, por meio da AGEVAP, a Campos Consultoria, a Prefeitura de Duas Barras, através da Secretaria de Meio Ambiente, EMATER-Rio e Secretaria de Agricultura, realizaram reuniões com os produtores rurais da Bacia Hidrográfica do Macuquinho, em Duas Barras, município do Estado do Rio de Janeiro. Os eventos contaram com a participação de mais de 50 produtores rurais das localidades de Pacau, Palmeiras, Monte Verde, Rancharia, Holofote, Monnerat, Riachuelo, Chevrand, São João, Machadinho, Oeste e Capoeirão.

O objetivo foi apresentar o projeto do CBH-R2R que está iniciando na região, detalhar as questões técnicas e esclarecer as dúvidas dos produtores rurais. Neste momento, o projeto está em fase de mobilização dos produtores para em um segundo momento identificar as demandas que têm relação com a preservação e recuperação da água.

Diversos produtores já aderiram ao programa e o passo seguinte será uma visita técnica em cada uma das propriedades, quando será feito o levantamento das ações que são de interesse dos mesmos, dentre elas estão previstas: restauração florestal, adoção de boas práticas agrícolas e soluções sanitárias no ambiente rural.

Após esta fase de levantamento quantitativo e qualitativo das demandas existentes na região será iniciado um processo de licitação para a contratação das empresas que realizarão a implantação das demandas existentes.

Fonte: Agevap

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Carnaval de Arrepiar em Nova Friburgo/RJ


Nova Friburgo se prepara para receber, em breve, a segunda maior folia do Estado do Rio de Janeiro. Neste clima festivo, o Espaço Arp divulga a programação do seu “Carnaval de ARrePiar”. O empreendimento ainda realiza, em fevereiro, mais uma edição do “Nosso FestivAu” e recebe a exposição itinerante suíça “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”. Toda a programação é gratuita.

A abertura do Carnaval de ARrePiar será nos dias 15 e 16 de fevereiro, com atrações na Rua das Rendas e no Boulevard Julius Arp. O pré-carnaval, entre 21 e 23 de fevereiro, levará muita música, gastronomia e atividades infantis espalhadas por todo empreendimento. Já entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, é hora de aproveitar a folia na boêmia Rua do Relógio.

Blocos da cidade, como 9 aos 90, Soul Pinel e Neurodiversidade, música ao vivo, oficinas infantis, atividades de cuidados com a saúde, comidas e bebidas especiais compõem esses três fins de semana de festa. Um convite para todas as idades curtirem esse período com comodidade, segurança e muita alegria.

“Minha energia é 220volts”, brinca o Espaço Arp em sua identidade carnavalesca, seguindo o legado do fundador Julius Arp – empresário que trouxe a energia elétrica à Nova Friburgo – “causando desde 1911”. A programação de abertura já está disponível nas redes sociais e no site.

Amor aos pets

Com atrações para toda a família, os pets não poderiam ficar de fora. No dia 22 de fevereiro, das 10h às 18h, o Boulevard Julius Arp recebe mais uma edição do “Nosso FestivAu”, iniciativa mensal, lançada em janeiro, que celebra o amor aos amigos de quatro patas. O evento começa às 10h com a feira de adoção da Secretaria de Bem-Estar e Proteção Animal de Nova Friburgo (SEBEA), que funcionará até às 14h. O cronograma geral segue até às 18h com expositores do mercado pet, bate-papo sobre o universo animal e show acústico.

Cultura e sustentabilidade

Mais uma opção cultural, desde 6 de fevereiro, o Espaço Arp abriga a exposição itinerante “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”. A mostra, promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, destaca a cooperação suíça na proteção da biodiversidade amazônica. Com acervos históricos e tecnologia de realidade aumentada, a exposição apresenta o trabalho do cientista Emílio Goeldi, que chegou ao Brasil no século XIX para estudar a fauna e flora amazônicas.

A exposição, uma parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi, já passou por várias capitais brasileiras e agora chega a Nova Friburgo, disponível até o dia 31 de março.

SERVIÇO:

Abertura do Carnaval de Arrepiar

Data: 15 e 16/02

Horário: das 14h às 18h

Local: Rua das Rendas e Boulevard Julius Arp

Pré-Carnaval de Arrepiar

Data: 21 a 23/02

Local: Rua do Relógio

Nosso FestivAu

Data: 22/02

Horário: das 10h às 18h

Local: Boulevard Julius Arp

Carnaval de Arrepiar

Data: 28/02 a 04/03

Local: por todo o Espaço Arp

Exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”

Data: Até 31/03

Horário: das 9h às 21h

Local: Bloco 11

Créditos do Carnaval e Nosso FestivAu: Thalles Kadett

https://www.instagram.com/espacoarp


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” chega a Nova Friburgo


A exposição itinerante, que retrata a cooperação suíça na região amazônica, já exibida em Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro, abriu nesta quinta-feira, 06 de fevereiro e prossegue até 06 de março, no Espaço Arp, na cidade de Nova Friburgo. No marco da agenda de sustentabilidade e meio ambiente da Suíça no Brasil, a exposição em parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi apresenta acervos que remontam ao século XIX. Estiverem presentes na solenidade de abertura: 
Ministro das Relações Exteriores da Suíça, Conselheiro Federal Ignazio Cassis, o Embaixador da Suíça no Brasil, S.E. o Sr. Pietro Lazzeri, e o Cônsul-Geral da Suíça no Rio de Janeiro, Sr. Bernhard Furger, entre outras autoridades.

A curadora interinstitucional Lani Goeldi,  o Ministro das Relações Exteriores
da Suíça, Conselheiro Federal Ignazio Cassis e sua esposa Paola Cassis

A Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado-geral da Suíça no Rio de Janeiro apresentam a exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, projeto em parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi e a Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi a partir do dia 6 de fevereiro. Ela apresenta, com tecnologia de realidade aumentada, o trabalho de Emílio Goeldi, renomado cientista suíço que chegou ao Brasil no século XIX para desenvolver pesquisas e estudos da biodiversidade amazônica, as atividades do Museu Paraense, bem como as contribuições da Suíça pela proteção do meio ambiente e da sustentabilidade.

“A Suíça e o Brasil possuem uma longa história de cooperação em vários âmbitos nos mais de 200 anos de relações bilaterais. A exposição celebra o compromisso histórico da Suíça com a região amazônica nos âmbitos artístico, cientifico e da sustentabilidade. Ela destaca a trajetória e o trabalho impactantes do zoólogo naturalista suíço Emílio Goeldi e do artista modernista Oswaldo Goeldi, filho de Emílio Goeldi. Para nós é um muito importante trazer a exposição para Nova Friburgo, cidade fundada por emigrantes suíços há mais de dois séculos, reforçando ainda mais a interessa entre os nossos dois países”, declara o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri.

“A exposição se ancora em três eixos principais – Legado, Atualidade e Futuro, refletindo sobre o papel da arte na difusão do conhecimento científico. Um dos objetivos é reforçar a importância da preservação do ecossistema vital e ser uma celebração da cultura, ciência e sustentabilidade suíço-brasileira na Amazônia”, afirma a curadora interinstitucional Lani Goeldi.

“O Museu Emílio Goeldi que completa 160 anos em outubro de 2026, procura entender a dinâmica socioambiental da Amazônia. Às vésperas da COP30, temos um trabalho estratégico a desenvolver, no levantamento das principais questões que envolvem a floresta e propor soluções para sua conservação”, complementa Nilson Gabas Junior, diretor do Museu Paraense Emilio Goeldi, Instituto de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações, localizado em Belém/Pará.

A exposição faz parte do programa Road to Belém que reúne uma série de iniciativas e projetos voltados para temas fundamentais como sustentabilidade, inovação e bioeconomia. Esses projetos foram desenvolvidos em alinhamento com as estratégias suíças e brasileiras para a COP30, promovendo iniciativas que abordam uma ampla variedade de temas, como mudanças climáticas e inovação e soluções alinhadas às necessidades do ecossistema brasileiro de empresas, pesquisa e cultura.

SERVIÇO:

O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade

06/02 a 06/03/2025 – entrada franca

Horário de Visitação: 9h às 21h

Espaço ARP: AV. Conselheiro Julius Arp, 80, Nova Friburgo - RJ