Pode ser que, nesse momento, você precise ter uma conversa importante ou queira se posicionar sobre um tema que te toca, mas um pensamento está te impedindo de agir: “E se o que eu falar for mal interpretado?”.
Todas nós já passamos por isso – e sabemos o quanto é desgastante. Fugir de conversas importantes para "manter a paz", mas acabar carregando o peso do desconforto.
Saber responder à reatividade é um dos segredos para parar de fugir de conversas necessárias. Muitas vezes, quem fala com ironia, defensividade ou interrompe constantemente está tentando, de forma trágica, cuidar de algo importante para ela. Mas o impacto disso pode ser exaustivo – e, se não tivermos recursos para navegar, nos afastamos ainda mais das pessoas que importam.
Como lidar quando te respondem com reatividade?
- Lembre-se: Isso não é pessoal.
Se você consegue separar o que a pessoa sente do que você é, isso ajuda a manter o foco e a calma.
- Não se defenda.
Valide os sentimentos da outra pessoa com algo como: "Essa situação é frustrante e você quer mais compreensão, é isso?"
- Experimente perguntar: "O que você precisa nesse momento?"
Isso ajuda a focar em soluções, em vez de perpetuar o ciclo de culpa.
- Estabeleça limites.
Se o comportamento do outro afeta seu bem-estar, diga algo como: "Eu entendo que você está frustrado, mas falar comigo dessa forma não funciona para mim. Se a conversa continuar nesse tom, eu vou me retirar."
Trazer seu foco e intenção para o momento presente e ter esses passos como recursos podem transformar reações defensivas em momentos de maior compreensão e conexão.
Mas é importante declarar: Não há fórmula mágica para conseguir fazer isso em situações difíceis. Há prática.
Fonte: Instituto CNV Brasil