Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Na semana da Black Friday, advogada orienta consumidores sobre o golpe do pix


Com a aproximação da Black Friday, consumidores de todo o país se preparam para aproveitar ofertas tentadoras, mas especialistas alertam: este também é um dos períodos com maior incidência de fraudes. Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude – documento, produzido mensalmente pela Serasa Experian - “entre janeiro e julho de 2023, o Brasil ultrapassou a marca de 5,6 milhões de investidas fraudulentas que, se fossem bem-sucedidas, teriam resultado em mais de R$ 31,3 bilhões em perdas para as companhias e consumidores”. A organização acredita que o volume de fraudes para a Black Friday 2024 chegue a 89,3 mil tentativas de golpe, aproximadamente, entre a sexta-feira, dia 29 de novembro, e o domingo, 01 de dezembro, com um prejuízo estimado de até R$ 500 milhões caso essas fraudes sejam efetivadas.

A advogada especialista em Direito do Consumidor, Amanda Guedes Ferreira, aponta que entre os golpes mais comuns está o famoso "golpe do pix", em que criminosos atraem compradores com ofertas enganosas e exigem pagamento por transferência, deixando muitos consumidores sem o produto e sem o dinheiro.

− Infelizmente, algumas pessoas acabam se aproveitando desse comércio mais aquecido, fazem com que outras pessoas que estão interessadas em adquirir certos produtos ou serviços realizem o pagamento mediante transferência via PIX e depois essas pessoas se dão conta de que foram vítimas de uma fraude.

Professora do curso de Direito da Estácio, Amanda dá dicas para que os consumidores evitem fraudes durante a Black Friday e aproveitem com segurança o período de promoções, mas alerta que a principal recomendação é ter atenção redobrada antes de realizar qualquer compra. A advogada lista mais dicas abaixo:

1. Verifique a segurança do site: Ao acessar um site de compras, certifique-se de que ele é confiável. Uma forma simples de verificar é observar se o endereço começa com "https://", indicando que é um site seguro. Além disso, sempre prefira lojas e plataformas de renome.

2. Evite transferências fora da plataforma: Em plataformas de vendas conhecidas, todo o processo de compra deve ocorrer dentro do próprio sistema do site. Se um vendedor solicitar pagamento direto via pix ou outra transferência, desconfie. Ao sair da plataforma, o site deixa de ser responsável pela transação, aumentando o risco de fraude.

3. Desconfie de ofertas extremamente baixas: A Black Friday é conhecida por seus preços reduzidos, mas ofertas excessivamente baixas podem ser armadilhas. Compare preços e desconfie de valores muito abaixo do mercado.

4. Guarde comprovantes e documentos: Mantenha os comprovantes de pagamento e registros da compra. Em caso de problemas, esses documentos serão essenciais para um eventual pedido de reembolso.

Fui vítima de um golpe. O que fazer?

A advogada alerta que ao perceber que caiu em um golpe, o consumidor deve acionar imediatamente o seu banco, solicitando a abertura do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

− O MED busca bloquear o valor transferido na conta recebedora. Além disso, é essencial registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia, o que pode ser feito online em muitos estados. Em seguida, recomenda-se procurar um advogado especializado em direito do consumidor para orientações e, se necessário, dar início a uma ação judicial. Neste ano, tome todos os cuidados para que as compras de Black Friday tragam economia e satisfação, e não prejuízos financeiros, - aconselha a professora de Direito da Estácio. 

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A Árvore Que dá Livros - 13ª edição - Nova Friburgo

A edição de 2024 da "Árvore que dá Livros" já tem local e data marcada. Este ano o evento acontecerá no domingo, dia 15 de dezembro, no Espaço Arp, local de referência de cultura, diversidade e entretenimento na cidade. Símbolo de resistência cultural de Nova Friburgo, a Árvore Que Dá Livros chega ao seu 13º ano consecutivo, com o objetivo de levar ao friburguense o gosto e o prazer pela literatura. 

O evento é idealizado por um coletivo de amigas e amantes da literatura, e consiste na montagem de uma árvore de Natal feita somente com livros doados pelos moradores da cidade.

Os livros a serem doados para a montagem da Árvore podem ser deixados em qualquer um dos nove postos de recolhimento em diferentes pontos da cidade ou então através de contato direto com a equipe pelas redes sociais do projeto. São eles: Livraria Genipapo, Usina Cultural Energisa, Educandário Miosótis, La Benta Confeitaria, Casa da Serra Carioca, Sustentarp, Colégio Estadual Dr João Bazet e CPM.

A montagem da Árvore acontecerá no Bloco 11 e terá início às 9 horas e, a partir deste horário, o público poderá aproveitar outras atividades que estarão disponíveis no local, como uma exposição de artistas friburguenses dos mais diversos segmentos. Durante a montagem, às 10h30, o músico e contador de histórias Murillo Soares abre a agenda de atrações. Em seguida, às 12h, o espaço fica aberto para a leitura de poesias, crônicas e contosÀs 14h30, chega o momento do Café Literário, mediado pela professora Márcia Lobosco, que determina um tema a ser discutido e abre a oportunidade de cada participante escrever sobre o assunto e compartilhar com os colegas. O café será aberto ao público com vagas limitadas, por ordem de chegada. A desmontagem é a última atração, às 16h, encerrando a edição 2024 da Árvore que dá Livros.

Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha característico desta época do ano, os livros que compõem a árvore serão disponibilizados a todos os presentes no evento, que poderão escolher os de sua preferência.

Edições anteriores

Em sua primeira edição, no ano de 2012, o evento ocorreu na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e contou com a doação de mais de mil livros, recolhidos em três semanas de campanha. Foram distribuídos ao longo do dia cerca de 600 livros, e aqueles que não foram resgatados pela comunidade tiveram como destino o Lar Abrigo Amor a Jesus.

O sucesso do evento deu origem às edições seguintes, que ocuparam diferentes pontos da cidade, como a Usina Cultural Energisa, a Rodoviária Urbana, as praças Getúlio Vargas, das Colônias e Marcílio Dias, o Centro de Turismo, a escadaria do Antigo Fórum, o Espaço Babel, entre outros locais marcantes para a cultura da cidade.

Durante a pandemia, a Árvore que dá Livros aconteceu sem aglomerações, e a desmontagem se deu em formato de live no Instagram. Quem acompanhou ao vivo, pôde escolher e separar os livros favoritos e agendar a retirada no Espaço Babel, onde também aconteceu a última edição do evento, em dezembro de 2023.

Desde a primeira edição até a última, são buscadas instituições que aceitam doações de livros para que os restantes do evento sejam encaminhados para um local especial. Os livros que não são recolhidos no evento e nem encaminhados para doação, são guardados para a edição seguinte da Árvore.

Um pouco sobre o evento pelas organizadoras

"A questão de trabalhar o hábito de doar livros é doar conhecimento, é dividir com o outro o que um dia serviu pra você. Além de promover o encontro físico entre as pessoas num momento em que parte da humanidade só se encontra virtualmente" - Scheila Santiago, jornalista.

"Durante todas as edições, já passaram pela Árvore que dá Livros mais de 15 mil exemplares de livros de literatura, de diferentes temáticas, para diferentes idades e gostos. É um evento de impacto municipal que precisa ser valorizado" - Luisa Machado, jornalista.

"Em tempos digitais, a Árvore que dá Livros traz a magia do livro impresso - seu cheiro, a beleza das ilustrações, os rabiscos nas páginas, aquela declaração de amor disfarçada em dedicatória, o ler, reler e ler de novo quando a história bate forte na mente e no coração. É a celebração da leitura como ferramenta para a ampliação de nossos horizontes, a diversificação de nossas escolhas e a projeção de um mundo, no mínimo, mais livre e prazeroso" - Rosangela Buarque, professora.

SERVIÇO:

A Árvore que dá Livros - 13ª edição

Domingo - 15 de dezembro

Bloco 11 - Espaço Arp - Nova Friburgo/RJ

9h - Montagem da Árvore

10h30 - Música com Murillo Soares

12h - Poesias • Contos • Crônicas

14h30 - Café Literário com Márcia Lobosco

16h - Desmontagem da Árvore 

Montagem • Café Literário • Música • Exposições de arte e literatura • Bate papo • Leituras • Desmontagem

Postos de recolhimento: Genipapo, Usina Energisa, Miosótis, La Benta, João Bazet, Serra Carioca, Sustentarp, CPM.

Contato: Luisa Machado - (22) 99717-9067

https://www.instagram.com/arvorequedalivros

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Expo Mulher de Negócios - 22, 23 e 24 de novembro em Nova Friburgo/RJ


Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o Shopping Friburgo será o palco da primeira edição da Expo Mulher de Negócios, evento promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Acianf em parceria com o  Friburgo Shopping Center. Voltado para destacar o potencial criativo e inovador das mulheres empreendedoras, o evento busca fortalecer e promover o empreendedorismo feminino, oferecendo uma plataforma de visibilidade e networking para empreendedoras de Nova Friburgo e região.

Objetivo do evento

A Expo Mulher de Negócios tem como objetivo central oferecer apoio e visibilidade para mulheres empreendedoras locais, especialmente em um contexto de desafios econômicos, promovendo a cultura de negócios desenvolvidos por mulheres e reforçando o papel do empreendedorismo feminino na economia da cidade. Com um total de 20 stands distribuídos no espaço do shopping, o evento vai abrigar expositores de diversas áreas, como moda, artesanato, gastronomia, estética e outros serviços, permitindo às expositoras um contato direto com a comunidade e com consumidores em potencial.

Atrações e programação

A programação da feira inclui uma série de atrações voltadas para o desenvolvimento profissional e para o entretenimento do público. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar de workshops, mini palestras e consultorias de estilo, além de oficinas infantis e apresentações musicais. Uma das principais atrações será a exposição "Um dia no closet de Marly Pinel", com figurinos de carnaval que refletem a riqueza cultural de Nova Friburgo. Além disso, a feira contará com uma exposição de fotos de fotógrafas locais, celebrando a arte e a criatividade das mulheres friburguenses.

Apoio local e impacto esperado

O evento conta com o apoio de instituições importantes da cidade, como o Sesc e o Casa Friburgo, além de outras parcerias com o Senac e Sebrae, que contribuirão com atividades educativas e de orientação profissional. Realizada em um ponto estratégico da cidade, a Expo Mulher de Negócios espera atrair tanto moradores quanto turistas, aumentando o movimento e promovendo as vendas para o comércio local.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira - 22 de novembro de 2024

18h30 - Abertura Oficial Expo Mulher

19h - Abertura da exposição "Um dia no closet de Marly Pinel" com apresentação dela (Patrocínio possível: Casa Friburgo)

19h30 - Consultoria de estilo com especialistas: Roda de Conversa: Priscila Hovernek, Cris Cunha e Juliana (Local: Sala de Exposições Fotográficas com as fotógrafas convidadas: Daniele Emerick Libertè, Beatriz e Cintia Cunha Revele-se)

18h30 às 21h30 - DJ Bruna Petribu

Horário Exposição Empreendedoras: 18h30 às 22h

Sábado - 23 de novembro de 2024

Horário: 10h às 22h

10h30 - Oficina Infantil Chocolarte

14h - Workshop ExpoMulher

14h - Aline Parise - Pense! Decisões que transformam o seu negócio

14h30 - Fabiana Kaiuca - Como ganhar dinheiro na Shopee e Shein em 2025

15h - Bárbara Gouvêa - Do Invisível ao Irresistível: Histórias que vendem

15h30 - Anne Marjie - Comunicação que Converte: Como Falar para Engajar

16h - Sabrina Condack - Empreender Sozinha: Estratégias para Organizar e Empoderar Seu Negócio

16h30 -  Rochele Neves - Como ser a Líder que seu negócio precisa

17h - Ana Paula Lemgruber - Cultura Empreendedora: O valor que gera lucro

17h30 - Josanne Marchon - Atendimento e Relacionamento: Como Encantar Seus Clientes e Criar Fidelidade

18h - Márcia Lobosco - Roda de Conversa: A importância dos Coletivos Femininos

19h - Atração Musical: DJ Viviane Lisboa 

Horário Exposição Empreendedoras: 10h às 22h

Domingo - 24 de novembro de 2024

Horário: 14h às 18h

14h - Rodada de Negócios

15h - Workshop de atividade física

Palestra: Fabricia, Nutricionista especialista em Saúde da Mulher

16h - Bia Watanabe - Defesa Pessoal para Mulheres 

18h - Atração: DJ Viviane Lisboa

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

A Expo Mulher de Negócios promete ser uma oportunidade única para conhecer e apoiar o empreendedorismo feminino em Nova Friburgo, contribuindo para o fortalecimento da economia local e celebrando o talento e a inovação das mulheres empreendedoras da cidade.

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

8º Encontro Friburguense de Danças Orientais - 23 de novembro

VI Encontro Friburguense de Danças Orientais

O 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais será realizado no dia 23 de novembro (sábado), entre 14h e 21h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Praça do Suspiro – Nova Friburgo/RJ), tendo na programação: Concurso com premiação, Show Pocket com a participação das juradas do concurso, Mostra não competitiva e Show de Gala, com dançarinos e professores consagrados no meio artístico.

O público terá a oportunidade de apreciar as apresentações voltadas especificamente à cultura árabe, envolvendo suas particularidades culturais, representativas, musicais, interpretativas e folclóricas. A inclusão e a diversidade serão uma vitrine de inspiração para minorias, novos amantes da dança, desmistificando os limites do corpo e idade, promovendo a democratização do acesso à arte. 

A dança do ventre, no mundo ocidental, é a dança árabe (Oriente Médio e Norte da África) miscigenada e influenciada por várias outras culturas. O único e verdadeiro significado desta dança é o poder de criação incutido nela, a fertilidade, a gestação e a maternidade. Ela é dançada pelas mulheres árabes durante o trabalho de parto, em ocasiões festivas como casamentos, colheitas, aniversários, festas religiosas, bênçãos, curas, afazeres do dia a dia, enfim, tudo que faz parte da vida é comemorado com música e dança por esses povos, cada região, cada tribo, com suas tradições e particularidades, mas sempre honrando a vida.

Concurso, Mostra e Show de Gala

Monara Emerick (Saisha Lis)
O evento, que será apresentado por Bee Chá Eder (drag queen interpretada pelo ator friburguense Eder Ferreira da Silva) e Clara Ventura (mulher negra e influencer), terá o Concurso Regional de Danças Orientais de Nova Friburgo entre 14h e 17h, sendo dividido em cinco categorias: Sênior (para pessoas acima dos 60 anos), Solo Infanto Juvenil, Solo Amador, Duplas ou Trios, e Grupos. Todos os participantes receberão certificados e medalhas e os vencedores, prêmio em dinheiro e troféus. Antes da premiação, que está marcada para as 18h, haverá um Show Poket com apresentação das juradas.

Em seguida serão apresentados os que se inscreveram para a Mostra Não Competitiva, nas modalidades: Solo Amador (idade a partir de 6 anos) e Dupla ou Trio (amador e profissional – categoria mista). Às 20h será o Show de Gala, que contará com a apresentação de bailarinas, professoras e convidados especiais: Samyr Hazid e Mayara Rajal (Embaixadora da Shimmie, do Rio de Janeiro, e madrinha do festival), e das coreografias dos colocados em primeiro lugar de cada categoria do Concurso Regional.

Vale destacar que o 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais terá a cobertura da Shimmie, com vasta experiência em eventos do gênero em nível nacional, e a produção prepara algumas surpresas para o sábado. Ainda como parte do evento, no domingo (24), das 9h às 11h, será realizado no Clube de Xadrez, o “Workshop Mejance”, com o bailarino e coreógrafo de danças árabes Samyr Hazid, que há 24 anos atua no mercado; o primeiro bailarino de Dança do Ventre com o registro do Sindicato de Dança do Rio de Janeiro. Interessados(as) em participar devem entrar em contato pelo número (22)99878-3937.

Ingresso

O valor do ingresso antecipado para acompanhante e público em geral é R$20 (vinte reais) ou (½ R$10) para idosos, estudantes, crianças de até 12 anos e PcD's, para compra até a véspera do evento (22/11 - sexta feira). No dia do evento, o valor será R$30 (trinta reais) ou (½ de R$15) para idosos, estudantes, crianças de até 12 anos e PcD's. Todas as bailarinas inscritas na Mostra e no Concurso terão gratuidade para assistir todo o evento, inclusive o Show de Gala. 

Os ingressos antecipados podem ser adquiridos pelo Sympla ou depósito (entrar em contato com a produção pelo número 22-99878-3937). Os locais para retirada dos mesmos são: Globo Presentes (Av. Alberto Braune, 118 – Centro), Restaurante Beirute (Rua Salusse, 32 - Suspiro), Quintella Café (Av Walther Machado Thedin 795, loja 07 – Mury) ou na bilheteria do Teatro no dia do evento.

O 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais é idealizado pela Escola Petra de Danças Orientais de Nova Friburgo/RJ, que tem como responsável a professora de Dança do Ventre Monara Emerick (Saisha Lis), uma produção em parceria com a Produtora Sempre Eventos, que conta com o fomento do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através do Edital de Fomento ao Setor Criativo 05/2023 - Lei Municipal Paulo Gustavo.

SERVIÇO

VIII Encontro Friburguense de Danças Orientais

Data: 23 de novembro de 2024 (sábado)

Horário: 14h às 21h

Local: Teatro Municipal Laercio R. Ventura (Praça do Suspiro - Nova Friburgo/RJ)

Classificação Livre (menor de idade somente acompanhado por responsável)

Informações: 22 99878-3937 (Monara)

Instagram: @8EFDO_24

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Festival Bossa, Jazz e Blues agita o feriadão da Proclamação da República em Nova Friburgo

 
Caru de Souza - Foto Rebecca Coutinho
O feriado prolongado pelo Dia da Proclamação da República em Nova Friburgo vai ser de puro entretenimento, juntando três estilos musicais consagrados, com o Festival Bossa, Jazz e Blues. O evento acontece do dia 15 a 17 de novembro no Espaço Arp, com entrada gratuita.

Sem o Blues, não existiria o Jazz e, assim, não haveria a Bossa. Os estilos estão correlacionados numa linha do tempo que marca a influência dos gêneros musicais para a criação das canções que até hoje movimentam o cenário musical no mundo. O festival chega a segunda edição, a primeira realizada em novembro de 2023, mostrando todo o talento da região e envolvendo os participantes em um fim de semana de cultura, gastronomia e diversão.

A realização é da Serra Carioca Tap House, Feitoria Cozinha & Cia, Empório Brew, Drink Deli e Coração Pastéis. Os cinco estabelecimentos da Rua do Relógio do empreendimento multiuso se juntam para oferecer três dias de música ao vivo com atrações locais e também de alcance nacional.

Na sexta-feira, 15, um dos destaques é o projeto Roll a Jazz. “Mais do que apenas uma banda; é uma escola e um movimento cultural”, define o líder, o maestro Carlos Emílio "Zébinho". O grupo já passou por diversas formações, mas sempre com uma abordagem jazzística inovadora, incluindo clássicos do cancioneiro popular e standards em releituras únicas para cada formação.

O pianista e produtor brasileiro Marvio Ciribelli sobe a serra e é uma das grandes atrações do sábado, 16. Marvio Ciribelli tem importantes passagens internacionais, como o Montreux Jazz Festival e vem mostrando todo o seu trabalho em torno da renovação da Bossa Nova, do Choro e do Samba-Jazz. Uma belíssima trajetória de quatro décadas.

Neste mesmo dia, a banda Café Bourbon traz seu repertório vasto, que é um verdadeiro passeio pelas décadas. Com uma abordagem que mistura jazz, rock nacional e internacional em uma combinação perfeita composta por Sax Alto, Sax Tenor, Sax Barítono, Trompete, Flugelhorn, Trombone e mais, faz uma performance para ninguém ficar parado.

No domingo, 17, o Bossa, Jazz e Blues recebe Caru de Souza. A artista se consolidou em 2003, moldando sua voz no Classic Rock dos anos 60/70. Ampliando seus horizontes, se influenciou pelas origens do Blues e da Soul Music. Atualmente, é um dos grandes nomes da região.

Mariana Benjamin, Magic Sons, Camila Costa, Claudia Correa, Café Bourbon, Samba na Serra, Nelson Paes, Dj Bispim, Lumiar Jazz e Dj Cris K completam a programação do festival @bossajazzeblues.

SERVIÇO:

Festival Bossa, Jazz e Blues

Data: 15 a 17 de novembro

Horário: A partir das 13h

Local: Rua do Relógio do Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro, Nova Friburgo | RJ)

Entrada gratuita

"Natal na Serra Sustentável e Solidário" estreia em Petrópolis com atrações especiais e encantos natalinos

 Um Natal de magia e consciência ambiental com diversas atividades para o público

De 15 de novembro a 29 de dezembro, o Chalé da Serra, em Petrópolis, RJ, será palco da primeira edição do "Natal na Serra Sustentável e Solidário", um evento que promete levar o espírito natalino para a Serra Fluminense. Funcionando de quinta a domingo, das 10h às 17h, o evento oferece uma experiência encantadora para todas as idades. Os ingressos custam R$20 com pré-reserva, e a entrada é gratuita para creches, orfanatos e asilos. Para participar, basta se inscrever e garantir sua reserva no Sympla.

A inauguração, em 15 de novembro, a partir das 16h, contará com uma programação encantadora. O evento incluirá uma cantata natalina, desfiles de Senhoras Noel e Noel Dog, exposições temáticas, presença de elfos e espírito natalino, além de uma charmosa casa de biscoito. Os visitantes poderão explorar uma delicatessen natalina, a Fábrica de Brinquedos, um Presépio tradicional e o deslumbrante Túnel de Luz. Também haverá oficinas de biscoitos e guirlandas de pipoca, proporcionando momentos mágicos para toda a família.

Dentre as atrações, destaca-se uma exposição de árvores temáticas pintadas à mão. Além disso, o "Natal in Box" oferece cestas natalinas com produtos artesanais, e o buffet especial conta com ceias para reunir a família e celebrar com sabores únicos.

Idealizado por Guilherme Tavares, o "Natal na Serra" é uma celebração que une tradição e inovação. "Este ano, decidi investir toda minha experiência para criar o melhor Natal em Petrópolis. Realizei diversos estudos, assisti a filmes temáticos e viajei por países de três continentes para reunir referências e trazer o melhor Natal para a cidade imperial no Rio de Janeiro, admirada em todos os ângulos", comenta Guilherme.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 98084-4319 e garanta sua reserva para viver momentos inesquecíveis no Chalé da Serra. A programação inclui atividades sustentáveis e solidárias, ideal para todas as idades.

Para se inscrever, basta acessar o Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/natal-na-serra/2717299.

Serviço: Natal na Serra Sustentável e Solidário

Data: de 15 de novembro a 29 de dezembro
Horários: quinta a domingo, das 10h às 17h
Ingresso: R$ 20 com pré-reserva
Informações: (21) 98084-4319

Acesse o Instagram: @chaledaserrapetropolis

O Chalé da Serra fica localizado na BR 040 Km93 – Parque da Serra de Petrópolis - RJ

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Histórias inspiradoras promovem empatia e respeito para celebrar o Dia Mundial da Gentileza

 No próximo dia 13 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Gentileza, uma data que nos lembra da importância dos pequenos gestos e da empatia no nosso dia a dia. Para celebrar a ocasião, a editora Colli Books destaca títulos de seu catálogo que abordam temas como solidariedade, compreensão e respeito ao próximo, incentivando leitores de todas as idades a refletirem sobre o impacto de suas ações.

Entre as obras selecionadas está ‘A Gata Penélope’, uma história cativante que encanta as crianças e reforça valores como amizade e companheirismo. Já ‘Ulisses no Reino das Letras Douradas’ leva o leitor a uma jornada lúdica e educativa, mostrando que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo de maneira gentil. Na fábula, os livros de uma biblioteca se unem em um gesto de amizade para que a personagem Iná escolha Ulisses e não o julgue pela capa, envelhecida.

Outro destaque é ‘Como Música para os Ouvidos’, que transporta os leitores a um universo onde as palavras têm o poder de encantar, reforçando a importância da sensibilidade e da escuta atenta. A amizade entre Nicolas, um menino autista, e Joaquim, transforma o ambiente escolar.

A obra ‘Cadeira de Nayara’, por sua vez, aborda temas de inclusão e respeito às diferenças, uma lição valiosa sobre como a gentileza pode promover a verdadeira inclusão social.

Nesta data especial, a Colli Books reafirma seu compromisso com a promoção de valores essenciais para a convivência em sociedade. Para a escritora Isa Colli, autora de todos os títulos aqui citados, o Dia Mundial da Gentileza é uma oportunidade de reflexão. “A gentileza é um valor essencial que devemos cultivar desde cedo. Com nossos livros, buscamos inspirar crianças e adultos a ver o mundo com mais empatia e a entender que pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença,” afirma.

Para mais informações sobre essas obras e outros lançamentos, acesse o site www.collibooks.com .


 

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Especialista dá dicas para aproveitar as vagas de trabalho de fim do ano

Comércio e serviços impulsionam contratações, e capacitação é diferencial para transformar vagas temporárias em efetivas

Com a chegada do final de ano, o mercado de trabalho ganha novo fôlego com o aumento expressivo das vagas temporárias, principalmente nos setores de comércio e serviços. Esse período pode ser a porta de entrada para muitos profissionais que buscam uma oportunidade de emprego e, em alguns casos, pode resultar em efetivação. No entanto, é essencial que os candidatos estejam bem preparados para concorrer a essas vagas.

Segundo Alessandra Santana, docente dos cursos de gestão da Estácio, o preparo começa com um currículo bem elaborado. “O documento precisa ser claro, organizado e estar livre de erros de português. O candidato deve destacar suas experiências profissionais de forma objetiva, descrevendo as funções que exerceu e o tempo dedicado a cada uma delas”, explica. Ela também reforça a importância de listar cursos e capacitações que possam ser relevantes para o cargo pretendido, uma vez que os recrutadores têm pouco tempo para analisar muitos candidatos e buscam rapidamente identificar as competências de cada um.

Além disso, Alessandra orienta os candidatos a conhecerem a empresa antes de participarem do processo seletivo. “Muitas vezes, o candidato perde a vaga porque não está familiarizado com as atividades e valores da empresa. É fundamental pesquisar e entender o mercado em que a empresa atua”, observa.

A especialista oferece cinco dicas para quem está se preparando para uma entrevista:

1. Pesquise sobre a empresa: Visite o site e as redes sociais para conhecer o histórico, missão, visão e valores da organização.

2. Ajuste o currículo ao cargo: Estruture seu currículo de acordo com o que a vaga pede, destacando atividades relacionadas e, em caso de pouca experiência, mencione trabalhos voluntários ou informais que agreguem valor.

3. Cuide da sua imagem pessoal: Use uma vestimenta adequada, cuide da higiene e mantenha uma apresentação discreta.

4. Atenção às redes sociais: Recrutadores podem conferir seu perfil online, então seja coerente. Pequenos detalhes podem influenciar a seleção.

5. Seja autêntico: O mercado valoriza pessoas genuínas, mesmo para vagas temporárias. Mostrar quem você realmente é pode ser um diferencial positivo.

Live "como é que é isso?" Encontro Friburguense de Danças Orientais


A live "Como é que é isso?" Na Rede com Scheila da terça-feira, 12 de novembro, às 20 horas, será sobre o 8º Encontro Friburguense de Danças Orientais. As convidadas são: Priscila Siani (Mahin Hathor), Monara Emerick (Saisha Lis) e Taisa S. da Silva (Anisah Hathor), professoras, bailarinas e coreógrafas da Escola Petra de Danças Orientais, de Nova Friburgo/RJ.

@naredecomscheila

@escolapetranf

@8EFDO_24

#naredecomscheila #comoéqueéisso #movimenteamente #movimenteocorpo #movimenteoolhar #movimenteavida #live #novafriburgorj #culturanf #dançasorientais #encontro #escolapetra #dança #curta #compartilha #siga #instagram #facebook #spotify #yotube #blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

“Dedé Show” dia 16/11 em Nova Friburgo/RJ

 

Quem é que não lembra do Deputado Fortunato, político inescrupuloso de “Tropa de Elite 2” e do Seu Fininho, da “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo), do monarca Dom João VI, da minissérie “O Quinto dos Infernos” (Globo) e Jorge Ochoa de Narcos “Narcos” (Netflix)? Esses e outros personagens marcantes do cinema e da televisão, interpretados pelo ator André Mattos, estão no espetáculo "Dedé Show", que estará em 16 de novembro no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, em Nova Friburgo/RJ.

Com direção de Ricardo Kosovski e direção de arte de José Dias, a peça é a primeira incursão de André Mattos na dramaturgia, uma auto ficção. No espetáculo “Dedé show”, André Mattos revisita esses e tantos outros personagens de destaque do cinema e da televisão, em seus quase 40 anos de carreira. O ator brinda o público com um show de humor e emoção ao apresentar sua trajetória de vida, que se mistura com seus personagens mais conhecidos.  Em cena com André, o músico Lincoln Vargas executa toda trilha sonora e acompanhamento musical ao vivo.

“Conto a minha história, as coisas que vivi que, no fundo, são acontecimentos comuns a todo indivíduo. Falo, com humor e emoção, de amores, desamores, família, trabalho, perdas, júbilos, paixões, casamento... Coisas que todos nós, seres humanos, vivemos”, conta o ator. “O público se identifica e se emociona. É um espetáculo em que você ri até chorar ou chora de tanto rir. A graça vem junto com o drama. O riso acompanha o choro”, adianta André Mattos.

Ator vindo do humor, cria de Chico Anísio, André Mattos é amigo e parceiro de trabalho do diretor Ricardo Kosovski de longa data. Ricardo foi professor de André no Tablado e a dupla já perdeu as contas de quantas vezes trabalhou junta. 

“André é meu parceiro de décadas, um velho amigo. Foi meu aluno, meu assistente. Já trabalhamos juntos no teatro, cinema e televisão e é um prazer dirigi-lo mais uma vez”, comemora Ricardo Kosovski. “É um espetáculo que traz teatralidade, emoção e poesia, que comove ao mesmo tempo em que faz rir. André tem um sólido trabalho no teatro e no cinema. Na TV, é um ator bastante popular, um comediante incrível. Veio da Escolinha do Professor Raimundo, foi para a Record e em breve para o SBT, as três principais emissoras, sempre fazendo personagens marcantes e de grande reconhecimento do público”, completa Kosovski.  

SERVIÇO

“Dedé Show”

Data: 16 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura - Praça do Suspiro / Nova Friburgo / RJ
Ingressos: R$25 (meia-entrada) e R$50 (inteira)
Duração: 70 min.
Classificação indicativa: 12 anos.
Ingressos pela Sympla: https://www.sympla.com.br/dedE-show__2684537

FICHA TÉCNICA

Roteiro e atuação: André Mattos

Direção: Ricardo Kosovski

Direção de arte: José Dias

Trilha Sonora: Ary Sperling

Música ao vivo: Lincoln Vargas