Contato

Assessoria de Comunicação / Produção de Eventos naredecomscheila@gmail.com

terça-feira, 28 de maio de 2024

Atividades gratuitas em Nova Friburgo pelo Dia da Mata Atlântica e Abertura da Temporada de Montanhismo 01 e 02 de junho


Com o objetivo de celebrar e conscientizar a população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e dar início à temporada de montanhismo em Nova Friburgo, acontece nos dias 1 e 2 de junho de 2024, no Espaço Arp, o evento em celebração ao bioma.

A iniciativa é do Organokits, Br4 Branding, Centro Excursionista Friburguense (CEF) e Ponto Sustentável – Moda Upcycling. A programação incluirá palestras, oficinas, rodas de conversa, esportes ao ar livre e apresentações culturais, todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, acontecendo no Bloco 11 e no Arp Garten do empreendimento multiuso.

Dentro do cronograma, a escalada infantil acontecerá no Educandário Miosótis, com ponto de encontro no Espaço Arp. O mesmo acontecerá com as atividades na Pedra da Catarina, em que o local de início será a antiga Fábrica de Rendas Arp. Para esta última atividade citada, é necessária inscrição, que pode ser feita pelo Sympla.

O Dia da Mata Atlântica + Abertura da Temporada de Montanhismo em Nova Friburgo tem o patrocínio da Águas de Nova Friburgo, Espaço Arp, DLK e Rezende Construção. Conta com o apoio da Cerveja Serra Carioca. 

Programação

SÁBADO, 1º de junho

9h – Escalada infantil

9h às 17h – Slackline

10h – Abertura oficial do evento

10h30 – Palestra “Tema de Montanha”, com o Centro Excursionista Friburguense

11h – Tour Histórico Guiado, com Raiz Turismo Receptivo

11h30 – Roda de conversa “Mulheres na Montanha”, com Lelê Costa, Miriam Bustamante, Marnie Freitas e Cris Mussi

13h às 15h – Mutirão de separação de tampinhas, com a Rio Eco Pets

14h – Oficina “A biodiversidade da Mata Atlântica: brincadeiras e reflexões sobre o nosso bioma”, com Iara Borges

16h - Palestra “Boas Práticas e mínimo impacto na montanha”, com Beto Grillo

17h – Show com a banda Dobbra

DOMINGO, 2 de junho

7h30 – Yoga, com Juliana Borges

8h30 – Caminhada, escalada e reflorestamento na Pedra da Catarina (mãe)

9h às 17h – Slackline

9h às 17h – Muro de escalada

11h – Roda de conversa, Arte Contemporânea - Encerramento da Exposição SER TEXTO com Maria Buendía e convidadas.

11h - Roda de Conversa “Mata Atlântica - Preservação do Bioma”, com Rominique Schmit, Bernardo Fuhrer e Luiz Enne Sustentarp

14h – Palestra “História do Montanhismo”, com Waldecir Matias

15h - Exibição do filme “Tepui - Escalada ao Salto Angel”

17h – Exibição do filme “A Natureza em toda sua plenitude”, do Juran Santos - Projeto Aventura Animal

18h – Apresentação do Projeto Aventura Animal

Mata Atlântica - A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, abrigando inúmeras espécies endêmicas de flora e fauna. Além disso, exerce um papel fundamental na regulação do clima, na proteção dos recursos hídricos e no equilíbrio ecológico de diversas regiões. No calendário, tem o dia 27 de maio como data oficial.

O evento tem como objetivo principal educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação deste bioma crucial para o meio ambiente e a qualidade de vida dos seus seres.

Temporada de Montanhismo

ATM é a sigla que denomina a abertura da temporada de montanhismo em todas as regiões montanhosas do país, comemorando a chegada da melhor época do ano para a prática do montanhismo em geral.

O principal objetivo é divulgar e promover, de forma consciente, a prática de esportes ligados à natureza. Em Nova Friburgo, tem também como finalidade ressaltar o potencial friburguense para a prática de tais atividades, visando sempre a interação consciente entre o homem e o meio ambiente.

O Centro Excursionista Friburguense (CEF) é o segundo clube de montanhismo mais antigo do Brasil, fundado em 20 de julho de 1935. Com a cidade ainda no clima do bicentenário da imigração alemã, a data vem somar com as celebrações já que a fundação do CEF foi incentivada por três alemães. São eles: Julius Arp, Maximilianus Falck e Otto Siems.

SERVIÇO:

Dia da Mata Atlântica + Abertura da Temporada de Montanhismo

Data: 1 e 2 de junho

Horário: 9h às 19h

Local: Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, 80 - Centro)

Entrada gratuita

Crédito das fotos: Divulgação 

segunda-feira, 27 de maio de 2024

2º Festival de Histórias da Companhia Arteira apresentará causos e contos de Mestres e Mestras Populares de Nova Friburgo/RJ - 01 e 02 de junho

 - ‘Objetos de memória’ serão utilizados para conduzir a narrativa biográfica - 


A Companhia Arteira promove nos dias 01 e 02 de junho (sábado e domingo), das 17h às 19h, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo/RJ, o 2º Festival de Histórias da Companhia Arteira. Nove (09) contadores de histórias, entre eles a convidada especial Ilana Pogrebinschi, apresentarão de forma lúdica e sensível, causos e contos de Mestres e Mestras Populares da região, patrimônios imateriais, com o objetivo de preservar seus saberes através da oralidade. O evento, com entrada franca e livre para todos os públicos, contará com duas intérpretes de Libras, visando a inclusão comunicacional do surdo. No domingo, 02, haverá uma breve conversa com o público sobre oralidade e patrimônio imaterial.

O trabalho artístico é uma continuidade ao 1° Festival de Histórias da Companhia Arteira realizado em 2021 de forma online, através do Edital Retomada Cultural. Para este segundo festival, a Companhia Arteira aprofunda sua pesquisa nos ‘objetos de memória’ levando ao palco biografias e causos de rezadeiras(os), erveiros(as), parteiras, brincantes, construtores de brinquedos/presépios, entre outros, que comungam em suas comunidades seus ofícios e suas histórias. “São contos e causos recolhidos e que aguardam as vozes dos contadores de histórias para serem eternizados”, comenta Silvia Araujo, integrante da Cia.

Além das apresentações no teatro, o projeto oferecerá duas (02) oficinas de Recursos para Criação e Contação de Histórias, direcionadas para 48 alunos de 09 a 12 anos da Rede Municipal de Ensino, sendo quatro (04) vagas reservadas para alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais), que serão realizadas na CASA – Companhia Arteira Sede Artística (Nova Friburgo). 

O 2º Festival de Histórias da Companhia Arteira foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Setor Criativo n°05/2023, através da Lei Paulo Gustavo, tendo como realizadores a Companhia Arteira, Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (Secretaria Municipal de Cultura).

Programação: 

01 de junho (sábado) – 17h às 19h – Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

DONA ZEZÉ (Sua avó, rezadeira nascida em São Pedro da Aldeia que veio para Nova Friburgo ainda jovem. Aqui constituiu sua família e viveu até o momento da sua passagem, orientando muitas pessoas com suas rezas, ervas e leituras)

Contadora de história: Catherine Bon (Formada pela Unirio, professora de teatro e integrante da Companhia Arteira)

ALMIR TRINCA FERRO (Agitador cultural e artista popular Almir Tardim. Como um guardião, recebeu a missão de dar continuidade à tradição oral do povo de Salinas, Três Picos, preservar e usar os instrumentos, bandeira e indumentárias herdadas do Sr Hermínio, Mestre das tradições daquele lugar, em apresentações com os grupos de Mineiro-pau e de Folia de Reis)

Contador de história: Jerônimo Nunes (Ator da Companhia Arteira de Nova Friburgo)

 FELIPE GABRIEL DA SILVA KNUPP (Desde os 7 anos, Felipe acompanha folias de Reis, e com 17 anos fundou a própria Folia: A Bandeira de Nossa Senhora de Fátima, que atualmente está sediada em Salinas - Nova Friburgo -RJ. Felipe é um mestre prodígio que desde criança tinha o sonho de montar a própria folia de Reis e este sonho se realizou quando o Mestre Horizonte, (mestre da folia que acompanhava) antes de falecer foi a sua casa e lhe presenteou com a sua atual Bandeira. Desde então, realiza sua jornada com prazer, alegria e muita devoção aos Santos Reis.

Contador de história: Patrick Nogueira (Artista circense, músico, narrador de histórias e produtor cultural. Integrante do Circo Viva, é também Gestor Cultural do Centro Cultural Viva e professor na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha/FUNARTE-MINC)

D. BELINHA (Por mais de 50 anos, ajudou muitas pessoas no Cascatinha, com rezas, conselhos, chás, xaropes, carinho e cuidados. Sempre disposta a ajudar, recebia a comunidade em sua casa, de portas e coração abertos, muito querida por todos no bairro, foi e ainda é uma importante referência de sabedoria, conhecimentos populares, generosidade e alegria. "Curou muita gente")

Contadora de história: Gabriela Ribas (Atriz, narradora de histórias, produtora cultural e professora de teatro, integrante da Companhia Arteira de Teatro, gestora da Associação Centro Cultural Viva, professora de teatro da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo)

- SEU HERMÍNIO (Erveiro, mateiro, lavrador, nascido e criado na região dos Três Picos, Mestre das tradições do lugar: Reis, Mineiro Pau e fogueira de São João, ‘Lavrador da Paz e Operário da Poesia, do Amor e da Fé’)

Contador de história: Gero Band (Ator, professor de teatro, dramaturgo, poeta, integrante da Companhia Arteira de Nova Friburgo)

- Intérprete de Libras - Andréa Duarte 

02 de junho (domingo) -17h às 19h – Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

- SEU LÉDIO (Morador do Vale dos Peões, é conhecedor das danças dos bailes, das ervas medicinais e das rezas ancestrais. ‘Homem de Fé’ que vive para servir ao próximo. Ele mesmo diz: “Quem não vive para servir, não serve para viver.”)

Contadora de história: Ilana Pogrebinschi (Atriz, diretora, musicista, contadora de histórias, e este ano lançará seu primeiro livro. Centenas de pessoas participaram das suas oficinas de formação e mentoria).

- BAIXINHA (Grande responsável pela união de duas religiões genuinamente brasileiras, a Umbanda e o Santo Daime. Dedicou toda a sua vida a espiritualidade, tendo, em vida, cativado centenas de admiradores e ‘filhos de santo’, de diversas partes do mundo. Uma ‘Operaria da Fé’, como ela mesma gostava de ser chamada)

Contador de história: Cássio Campos (Formado em Artes Visuais, ator, contador de histórias, focalizador e pesquisador de danças circulares sagradas e co-fundador da Casa Holística de Artes Religare; integra o elenco da Companhia Arteira, atuando como ator e produtor)

- D. HILDA (Hilda Pinto de Aguiar, lá de Lumiar. Mulher rezadeira, erveira, parteira, cantadeira de Benditos e Incelências, dançarina exímia dos bailes e contadora de histórias. Em suas rezas, ela fazia sempre questão de afirmar: “Eu não faço nada, quem cura é Deus”)

Contadora de história: Maria Luiza Borba (Arte-educadora, Contadora de histórias, Dançarina, Pesquisadora dos Folguedos Populares Brasileiros e aprendiz, através dos mestres populares da Medicina das Ervas)

- MARIA DO SOCORRO (Chegou em Lumiar na década de 60 e ficou conhecida na região por seu Xarope Milagroso. Mineira, ‘Dona Socorrinho’ acolhia a todos que precisavam de seu ‘coração aberto como o aroma das ervas’)

Contadora de história: Silvia Araujo (Pedagoga, arte-educadora, contadora de histórias, pesquisadora de danças populares brasileiras e atriz da Companhia Arteira) 

- Intérprete de Libras - Luisa Branco 


SERVIÇO

2º Festival de Histórias da Companhia Arteira

Datas: 01 e 02 de junho (sábado e domingo)

Horário: 17h às 19h

Local: Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura (Praça do Suspiro) - Nova Friburgo/RJ 

Entrada franca

O evento contará com intérpretes de Libras

Companhia Arteira @arteiracompanhiaCompanhia Arteira @arteiracompanhia


quarta-feira, 22 de maio de 2024

Live "Como é que é isso?" Oralidade e Patrimônio Imaterial - Contos e Causos de Mestres e Mestras Populares



Nesta quinta-feira, 23 de maio, às 20 horas, tem live "Na Rede com Scheila" e o tema será "Oralidade e Patrimônio Imaterial - Contos e Causos de Mestres e Mestras Populares". A convidada é Silvia Araujo, pedagoga, arte-educadora, contadora de histórias, pesquisadora de Danças Populares Brasileiras e atriz da Companhia Arteira.

Em junho, a Companhia Arteira realizará seu 2º Festival de Histórias, dessa vez sobre causos e contos de Mestres e Mestras Populares de Nova Friburgo/RJ, levando ao palco biografias de rezadeiras(os), erveiros(as), parteiras, brincantes, construtores de brinquedos/presépios, entre outros, que comungam em suas comunidades seus ofícios e suas histórias.

Circoola oferece coleta de resíduos eletrônicos em Nova Friburgo neste sábado - 25 de maio

No sábado, 25 de maio, moradores, alunos e empresas de Nova Friburgo poderão descartar seus resíduos eletrônicos gratuitamente com a Circoola no Espaço Arp, localizado na Av. Conselheiro Július Arp, 80, Centro, em frente à Chaminé Histórica. A ação acontece das 9h às 16h, em parceria com o Ecoeduca 2024.

Alguns dos materiais coletados pela Circoola no Espaço Arp são: pilhas, baterias, celulares, notebooks, computadores, tvs, impressoras, microondas e VHS, fornos, liquidificadores e basicamente tudo o que precisa de uma fonte de energia para funcionar. A empresa também vai oferecer brindes sustentáveis para quem descartar.

"Essa é a primeira de muitas ações que vamos fazer em Friburgo para incentivar a população a descartar seus eletrônicos de forma ambientalmente correta. Com a adesão do público neste sábado, queremos trazer o serviço para a cidade de forma permanente e contamos com a parceria com o Ecoeduca para levar mais pessoas ao Espaço Arp", explicou Lucas Palazzo, diretor de operações da Circoola.

Como descartar seus eletrônicos corretamente

Dúvidas sobre a forma correta de descartar os resíduos eletrônicos ainda fazem muitas pessoas acumularem esses equipamentos quebrados ou sem uso, ocupando espaço em casa. Na cidade do Rio de Janeiro e Região Metropolitana, o serviço da Circoola é oferecido de forma domiciliar e gratuita mediante agendamento no site www.circoola.com.br.

Ao chegarem no galpão da Circoola, os eletroeletrônicos que são coletados passam por triagem, etapa de recondicionamento e seus componentes sem uso são encaminhados para a reciclagem. Assim, em pouco mais de dois anos, a empresa reciclou mais de 220 toneladas de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos.

Para empresas, a Circoola também oferece serviços como conclusão do Manifesto de Transporte de Resíduos, coletas de grandes volumes de resíduos e serviços ambientais licenciados pelo Inea, além de palestras e educação ambiental. Para saber mais, acesse www.circoola.com.br/empresas.

Serviço

Coleta de eletrônicos

Local: Espaço Arp

Horário: 9h às 16h

Materiais coletados pela Circoola: pilhas, baterias, celulares, notebooks, computadores, tvs, impressoras, microondas e VHS, fornos, liquidificadores e basicamente tudo o que precisa de uma fonte de energia para A empresa também vai oferecer brindes sustentáveis para quem descartar.


terça-feira, 21 de maio de 2024

Rock 80 Festival promove edição na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro - 25 e 26 de maio

A Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, receberá muita música nos dias 25 e 26 maio, a partir das 10 horas, com uma nova edição do Rock 80 Festival. Durante os dois dias de evento, o público amante do rock irá curtir 10 bandas dos anos 80, com uma programação para toda a família. A entrada é gratuita, porém convida todos a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão entregues a instituições do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser conferida no Instagram @rock80festival.

A cada edição, o evento busca oferecer atrações para todas as idades, e diversas opções de gastronomia. O festival Cerveja Rio de Janeiro é quem assina a curadoria das cervejarias artesanais, que apresentam 20 tipos diferenciados, para todos os paladares.

No sábado, a programação musical conta com o DJ Tony Di Carlo e as Bandas Atlanta Rocks, Del Rei e Os Belinas, Biometrio, em um tributo aos Titãs, e Park Nacional. Já no domingo, apresenta o DJ Cobra, além das bandas Helena de Tróia, Quadrikilha Surf Rock, Sonora 6 e Dinucci.

A meninada também irá aproveitar a Cidade da Criança, que oferecerá atividades e brinquedos infláveis, com preços acessíveis, incluindo um serviço de Foto na Cabine (grátis), para guardar os momentos do evento.

Fernando Fernandes, celebra a alegria de conquistar um público animado que faz questão de estar em todas as edições. Para ele, a formação de público engajado é sempre importante, e ele é muito grato a todos, que fazem junto com ele, o Rock 80 Festival. E, revela que já está a todo vapor com seu circuito junino com rock, que promoverá entre junho e julho.

“Nosso público é amante de rock, e recebemos sempre amigos reunidos, assim como famílias que vão com seus filhos curtir um som. Vem muitos shows por aí. Não percam”, comenta.

Programação Musical deste final de semana:

25 de maio – sábado

11h – DJ Tony Di Carlo – Instagram @djtonnydicarlo

13h30 – Banda Atlanta Rocks – Instagram @bandaatlantarocks ( Repertório - Cazuza, Ira, The Clash, Audioslave, Stone Temple Pilots);

15h30 – Del Rei e os Belinas - Instagram @delreieosbelinas (Repertório - BonJovi, Simple Minds, Red Hot Chili Peppers, Lulu Santos, Raimundos )

17h30 -  Banda Biometrio -  Instagram @biometriorock (Especial Titãs )

19h30 - @bandaparknacional (Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude, Alice in Chains, Foo Fighters)

21h- DJ Tony Di Carlo – Instagram @djtonnydicarlo

26 de maio – domingo

11h00 – Dj Cobra – Instagram - @djjoaocobra

13h30 – Banda Helena de Troia – Instagram @helenadetroia.rock (Repertório - Skid Row, ACDC, Guns N Roses, Bon Jovi, Linkin Park, Pitty )

15h30 – Banda Quadrikilha – Instagram @quadrikilha (Repertório - Surf Rock , Midnight Oil, Men at Work, Spy vs Spy, Hoodoo Gurus )

17h30 – Banda Sonora 6 – Instagram @sonorasix (Repertório - Nenhum De Nós, Jota Quest ,The Rolling Stones, Van Halen, Simple Minds, Neil Young )

19h30 – Banda Dinucci – Instagram - @bandadinucci (Repertório - Creed, Guns N Roses, Audioslave, Deep Purple, Green Day)

21h – Dj Cobra – Instagram - @djjoaocobra


Serviço:

Rock 80 Festival

Data: 25 e 26 de maio (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 23h

Local: Praia do Flamengo – Posto 3

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Nova Friburgo recebe o festival de dança O Corpo Negro - 21 a 25 de maio

Debandada_@SANTOS_GB

O festival de dança O Corpo Negro está chegando a Nova Friburgo. O evento, realizado pelo Sesc RJ, é um dos maiores do gênero no país, e chega à sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas negros e negras, selecionados por um edital afirmativo. As performances serão apresentadas na unidade do Sesc no município e na Rodoviária Urbana, no Centro. A programação, que vai acontecer de 21 a 25 de maio, ainda inclui mostra audiovisual e oficinas de dança. As atrações são gratuitas.

Os espetáculos de dança vão iniciar na Rodoviária Urbana, na Praça Getúlio Vargas, na quarta-feira (22/5), partir das 14h, com a performance “Debandada”, do grupo carioca DeBonde, uma intervenção que atravessa e é atravessada pela rua. Seis dançarinos com suas potencialidades e diferenças passam, arrastam, sustentam, rabiscam e ocupam os espaços urbanos, convidando o público a dançar.

O espaço vai receber, na sequência, o espetáculo Kuntè, da Laborative Dance Company, companhia profissional de danças urbanas do município. A coreografia, criada por Douglas Felizardo, é a junção das experiências sociais e cênicas de cada intérprete. Nele três corpos contam histórias sobre lutas e conquistas através de movimentos que transcendem barreiras raciais e sociais nos conduzindo a enxergar um mundo do ponto de vista de um homem negro vivente.

Em seguida, será a vez da performance “Arte e Ginga”, do grupo Ginga Brasil, que vai mostrar ramificações do samba, desde a sua origem afro, a técnica minuciosa e encantadora do casal de mestre-sala e porta-bandeira, a beleza deslumbrante do samba das passistas e da gafieira. É a celebração desse ritmo, patrimônio cultural imaterial brasileiro.

No teatro Sesc Nova Friburgo, as apresentações vão iniciar na quinta-feira (23/5), às 19h, com o espetáculo “Originais do Charme na Área”, que faz uma viagem pela trilha sonora e pelos passinhos clássicos dos bailes de charme dos anos 1980 e 1990. Os dançarinos, todos entre 40 e 60 anos, são os conhecidos cascudos. Eles trazem ao palco as pistas de dança e os sentimentos aflorados no embalo do suingue: sedução, romance, ciúme, raiva, amizade, tudo em meio às coreografias da época de ouro do charme. Algumas surpresas estão reservadas ao público, que deve se preparar para muita emoção.

No sábado (25/5), será a vez dos espetáculos Kuntè e Arte e Ginga, que se apresentaram na Rodoviária Urbana. As apresentações vão iniciar na unidade às 19h.   

Encerrando as performances de dança no Sesc, no domingo (26/5), tem a Cia de Aruanda, com o espetáculo de dança infantojuvenil “Brincantes”, às 16h. Com dança, música ao vivo e contação de história que permeia o folclore e a temática negra, a performance apresenta um misto das manifestações culturais do Brasil, através de seus ritmos, suas histórias e lendas. É uma grande festa, um feliz encontro para todas as idades, que celebra a cultura popular.

Mostra audiovisual tem filmes para todas as idades

 O Sesc Nova Friburgo também vai exibir filmes da mostra audiovisual do festival. As sessões iniciam já nesta terça-feira (21/5), às 15h, com a exibição das animações em curta-metragem “Idu – O Astronauta Masaai”, que estreia na mostra do evento e narra as aventuras do personagem por mundos a partir de uma favela do Rio, e “Geração Alpha”, que apresenta Rebeca, uma menina apaixonada pela leitura que tenta convencer o vizinho e melhor amigo, Marcelo, a ler um livro.

 Na quinta-feira (23/5), às 18h30, o público poderá conferir o documentário Dionísio, um mestre, que narra a história de Mestre Manoel Dionísio, criador da primeira e única Escola de Mestres-salas, Porta-bandeiras e Porta-estandartes do Rio de Janeiro, que forma novos bailarinos e preserva os repertórios da dança e do carnaval há mais de 30 anos.

 Na sexta (24/5), às 19h, será exibido Black Rio! Black Power!, outro documentário que aborda a influência do movimento Black Rio na cultura, na sociedade e nos processos de luta por justiça racial no Rio de Janeiro e no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. O filme apresenta o impacto do movimento na música e nos rumos da política e do movimento negro no período de redemocratização, influenciando gêneros como o hip hop e o funk, e a postura afirmativa das mais novas gerações, que perpetuam o orgulho negro e a valorização estética difundidos pelo Black Rio há 50 anos.

Oficina gratuita de danças urbanas

O público também poderá participar de uma oficina de danças urbanas com Douglas Felizardo e os dançarinos do Laborative Dance Company. Com 3 horas de duração, o workshop vai abordar técnicas de street dance e hip hop dance através de um trabalho de base, técnicas, variações coreográficas, exercícios e dinâmicas em conjunto. As oficinas gratuitas serão oferecidas nos dias 21 de maio, das 18h às 21h, e no dia 25 de maio, das 10h às 13h. As inscrições podem ser feitas pelo link encurtador.com.br/jsuwD.

O Corpo Negro acontece em outras 7 cidades do estado

O festival de dança O Corpo Negro iniciou no dia 28 de abril no Rio de Janeiro e está acontecendo em outras 8 cidades do estado. A programação se estenderá até 31 de maio em unidades do Sesc RJ, escolas e universidades e espaços públicos, que vão receber obras de 32 grupos, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e São Paulo. Todas as atividades são gratuitas, com a retirada dos ingressos nos espaços com lotação limitada. Confira a programação detalhada no site www.ocorponegro.com.br.

“Nesta quarta edição, o projeto apresenta vogue, funk, afro, hip hop, samba, charme e outros gêneros. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a pluralidade e com o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões, diversidade e repertórios. Procuramos garantir políticas culturais com continuidade e consistência, visando possibilitar o crescimento de uma sociedade consciente e atuante, que busque relações étnico-raciais em bases justas e equânimes”, afirma André Gracindo, analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ.

SERVIÇO

Festival de dança O Corpo Negro em Nova Friburgo

Data: 21 a 24 de maio

Sesc Nova Friburgo – Avenida Presidente Costa e Silva, 231, Centro

Rodoviária Urbana – Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro

Programação completa em www.ocorponegro.com.br

Oficinas de dança: encurtador.com.br/jsuwD  

Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião - Nova Friburgo RJ - 24 a 26 de maio

A terceira edição do Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião terá bate-papos, atrações artísticas, exposições, concursos para jovens da região e muito mais. Unindo artistas, agricultores, produtores, comerciantes e toda a comunidade local, em prol do desenvolvimento cultural de Lumiar e Biorregião, o evento será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio em Lumiar, distrito de Nova Friburgo/RJ. Todas as atividades do Fórum serão gratuitas e abertas ao público. 

O Fórum Popular de Cultura, como coletivo disseminador e potencializador de movimentos e talentos de Lumiar e Biorregião, busca através da terceira edição, dar mais espaço aos artistas locais e estabelecer um diálogo com a comunidade, de modo a valorizar as riquezas da cultura, levantar necessidades e propor soluções para os desafios da região, pensando no futuro.

Como forma de desenvolver setores e criar mais oportunidades na região, o 3º Fórum abrange sete Grupos de Trabalho Setoriais: Artes Visuais, Artes do Espetáculo, Audiovisual, Saúde e Medicina Popular, Agroecologia, Literatura e Oralidade e Esporte. Os GT's são rodas de conversa conduzidas por mediadores onde pessoas interessadas ou que atuam nas áreas específicas compartilham ideias, projetos e sugestões. Os encontros dos Grupos de Trabalho acontecem no segundo dia, 25 de maio.

Concurso "Imaginando Futuros" 

O Concurso Imaginando Futuros é voltado para estudantes de escolas da região e o concurso busca engajar e incluir os jovens nas temáticas abrangidas pelo Fórum. Para participar, basta gravar um vídeo de até 1 minuto, no lugar favorito de Lumiar ou Biorregião e postar no Instagram até 23 de maio, marcando o perfil do Fórum e enviando uma mensagem direta com o link do vídeo, nome, telefone, idade, bairro e escola. Todos os vídeos inscritos serão exibidos e votados na abertura do 3º Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião, na noite de 24 de maio, na Praça da Euterpe Lumiarense. Os três mais votados receberão prêmios de estabelecimentos locais.

Confira a Programação no Instagram @forum_cultural_lumiar

Forum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião - Trata-se de um coletivo de interesse público, que integra a cultura local, disseminando e potencializando movimentos e talentos de toda a região de Lumiar, São Pedro da Serra e região, de Nova Friburgo/RJ. O objetivo do Fórum é desenvolver um programa de projetos articulados por uma metodologia de governança coletiva e humanizada, mapeando, sensibilizando e mobilizando ativamente os coletivos culturais, o comércio local, organizações da sociedade civil, realizadores culturais, produtores agrícolas, gestores públicos e demais atuantes da cadeia cultural, ambiental e produtiva, buscando a integração em prol de ações regenerativas.


quinta-feira, 2 de maio de 2024

Espaço Arp, em Nova Friburgo/RJ, comemora os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil


O Espaço Arp se uniu a Nova Friburgo nessa comemoração especial: o Bicentenário da Imigração Alemã, em que a cidade traz em seu nome o marco da primeira cidade do Brasil a receber oficialmente esses imigrantes, em 3 de maio de 1824.

O complexo multiuso inicia sua programação com o hasteamento das bandeiras, seguido do zerar do cronometro na sexta-feira, 3 de maio, às 10h. A primeira cerimônia é organizada pela Prefeitura e a segunda pelo empreendimento.

Essa será a grande abertura de um final de semana cheio de homenagens, atrações e novidades para o público com os temas Nova Friburgo, em seu mês de aniversário, e Alemanha por esse ano especial festivo.

Nos dias 4 e 5 de maio acontece a edição especial do Arp de Portas Abertas. No sábado, o APA começa às 10h e segue até às 23h. No domingo, das 9h às 22h. Essa primeira edição de 2024 do projeto, além da temática especial, vem repleta de novidades em um evento que já entrou para o calendário da cidade em sua 15ª edição.

“Para o Espaço Arp é um grande orgulho oferecer um evento que a população adora participar. É um evento plural pensado com muito carinho pela organização e com o apoio de nossos parceiros, os 180 estabelecimentos do empreendimento. Os desafios são grandes em inovar e surpreender, esperamos que o público possa receber essas mudanças de forma positiva.” Pedro Arp Bueno, Diretor Geral do Espaço Arp.

Novas atrações e parceiros, e mais opções em diversos pontos do complexo. O evento conta agora com dois palcos musicais, nas ruas do Relógio e Chaminé. Já a Rua das Rendas traz novas atrações voltadas para o público infantil e espera receber toda a família. Por lá mais de 10 estabelecimentos prepararam ações especiais para receber o público, além dos microempreendedores locais que expõem seus produtos 100% friburguenses junto ao Mercado Local da Rede Asta.

Mais uma novidade deste fim de semana é o lançamento do “auto tour”, uma nova iniciativa voltada à história e cultura. Cada visitante poderá fazer a qualquer momento a visitação guiada e conhecer os mais de 30 pontos históricos e culturais do Espaço Arp.

Atrações como o Tour Guiado e Tour Cervejeiro fazem parte do cronograma que inclui ainda diversas oficinas, em sua maioria voltada para o público infantil, dentre delas a preparação artesanal para homenagear e presentear pelo Dia das Mães.

Na gastronomia, os restaurantes do empreendimento prepararam pratos típicos alemães e releituras que serão acompanhados pelos mais de 30 rótulos de cerveja artesanais presentes no empreendimento, com destaque especial para a Arp Bier, a cerveja do Espaço Arp, que nesse ano está em edição comemorativa pelo Bicentenário Alemão.

O Centro Cultural Teuto Friburguense estará presente com seu grupo de dança “Tanze Im Takt”. Outra instituição de raiz alemã que marcará presença é a Humédica Brasil que, além de preparar uma apresentação de dança dos seus assistidos, realiza sua ação social arrecadando alimentos não perecíveis, em especial o leite, para seguir com os trabalhos de ajuda humanitária e apoio a crianças em situação de risco social em Nova Friburgo.

O evento recebe mais uma edição do Encontro de Brechós, das 10h às 19h, no corredor do Bloco 11, com o flashday de tatuagem do Estúdio Rodrigo Catuaba.

Parte das oficinas ofertadas necessita de inscrição prévia por meio do site Sympla. O link está disponível nas redes sociais da Arp (Instagram | Facebook). Para confirmar a presença na atividade desejada basta comparecer com antecedência ao local da atividade.

A programação completa está disponível no site do Espaço Arp e também nas redes sociais do empreendimento, no @espacoarp. O evento é aberto à população.

SERVIÇO:

Arp de Portas Abertas #1 de 2024 – edição especial pelo Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Dias: 4 e 5 de maio

Horário: Sábado – das 10h às 23h | Domingo – das 9h às 22h

Local: Avenida Conselheiro Julius Arp, 80 – Centro

Entrada e atividades gratuitas. Apenas é necessário fazer inscrição prévia para as oficinas.

Crédito da foto: Thalles Kadett (outubro/2023)